Aprendendo Flash

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Aprendendo Flash

Mensagempor Metzger » Segunda Jun 27, 2005 20:31

A linguagem flash sempre me fascinou, mas talvez por falta de tempo e também por causa de alguma preguiça :lol: nunca me "atrevi" a dedicar muito a ela...

Agora como estou de férias decidi aprender um pouco sobre flash, pois eu só sei o básico, (ás vezes fazia trabalhos ke os profs pediam, em flash, e nada mais) e muitas coisas básicas tb n sei 8) . Posso dizer que percebo de outras linguagens: C, Pascal, Delphi, Visual Basic mas Flash nc me dediquei mt...

O que vos peço é que me facultem alguns sites, livros ou outras coisas do género para aprender mais acerca desta linguagem e também alguns aspectos básicos: a versão que aconselham, coisas interessantes a fazer e por aí fora..

Abraços
Metzger
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mar 28, 2005 10:24

Mensagempor gimbras » Terça Jun 28, 2005 11:19

Sites: Fórum Flash e Web Developer (sempre a fazer pub, lol) --> http://forum.redcodestudio.com

www.redcodestudio.com para breve com tutoriais e explicações várias. Isto em Português.

www.kirupa.com
www.flashkit.com

Versão aconselhada (a última): Macromedia Flash MX 2004, que necessita do plug-in para o browser Flash Player 7.0 para ler o novo ActionScritp 2.0

Livros: editados pela Macromedia ou pela Savvy (SIBEX) Macromedia Flash Mx 2004 (Professional) olha por acaso tenho-o aqui ao lado do teclado, trouxe-o hoje para o work para fazer uma animação.

Coisas a fazer: um mundo delas, animações, vídeos, formulários, sites inteiros, scripts de news, foruns em flash, lojas de e-comerce, integração FLASH-PHP, base de dados, jogos, enfim tudo...
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor Speed Dragon » Terça Jun 28, 2005 21:41

+ um bom site, www.pontoflash.com.br ;)

De resto aprendes tudo sosinho e ve no Help do flash ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor johnzz » Terça Jun 28, 2005 21:43

Flash é uma linguagem????? 8O

Chamarem linguagem de programação ao flash é uma ofensa pra outras linguagens de programação. :lol:
... And Justice For All
johnzz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 27, 2004 23:10

Mensagempor Speed Dragon » Terça Jun 28, 2005 21:59

Flash não, mas o Action Script é :D
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor johnzz » Terça Jun 28, 2005 22:13

Tens toda a razão :D Mas nao era isso q ta ali escrito em cima.
O flash é uma tool pra criar web sites animados e interactivos.

O action script ja é a coisa (Linguagem de script estilo JavaScript) q controla a animação flash.

Eu n sou mto adepto do flash, apenas o acho util para animações, agora fazer um site todo em flash....ui.. tem muitas desvantagens em relação aos outros. Mas claro q para mta gente sem conhecimentos em programação a coisa se torna mto interessante. Mas isso é outra conversa.

Mas isto é apenas a minha opinião, e cada um tem a sua :lol:
... And Justice For All
johnzz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Terça Jun 28, 2005 22:52

Conheço imensos sites feitos só em flash, ou seja Flash + Base de Dados, e digo-te aquilo é LINDO, simplesmente lindo!

http://www.site06.com/

Fiquem com este ;)
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor johnzz » Terça Jun 28, 2005 23:19

Nesse aspecto tb te dou razão, a UNICA coisa q um site em flash tem de melhor ....é so isso, é APENAS lindo!! :lol:
... And Justice For All
johnzz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor gimbras » Quinta Jun 30, 2005 11:37

oh johnzz então os sites em Flash são só lindos mais nada?

Porquê, dá para fazer tudo o que fazem os outros: ligação a BD, PHP, etc, ou seja tudo. E dps ainda por cima fica com 1 aspecto mais fixe do q apenas letras e imagens do sites non-flash

Sei dum portal completamente feito em flash
O action script ja é a coisa (Linguagem de script estilo JavaScript) q controla a animação flash.

Xiii tens de conhecer mais o ActionScript, controla sim a animação, mas faz de longe muito mas mesmo muito mais que isso. Controlar a animação, serve apenas para ficar mais leve o .swf, agora o actionscript não foi construído (ou pelo menos agora não serve só pa isso) apenas pa isso, faz tudo: interacção com BD, PHP, ASP... jogos, programação mesmo

Eu n sou mto adepto do flash, apenas o acho util para animações, agora fazer um site todo em flash....ui.. tem muitas desvantagens em relação aos outros. Mas claro q para mta gente sem conhecimentos em programação a coisa se torna mto interessante. Mas isso é outra conversa.
Quais desvantagens?
Apenas se torna interessante para gente que desconhece programação? Acho que se torna é mais interessante para quem CONHECE programação.

é ofensivo para as linguagens de programação chamar linguagem de programação ao actionscript???
n concordo nada, é é elevador.
Jazzus se te aparecesse aqui um flashdeveloper ficavas assim 8O
fica bem ;)
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor johnzz » Quinta Jun 30, 2005 12:07

gimbras Escreveu:oh johnzz então os sites em Flash são só lindos mais nada?
Porquê, dá para fazer tudo o que fazem os outros: ligação a BD, PHP, etc, ou seja tudo. E dps ainda por cima fica com 1 aspecto mais fixe do q apenas letras e imagens do sites non-flash.

interpretaste mal as coisas, se nao desse pra fazer isso, servia pq que???

gimbras Escreveu:é ofensivo para as linguagens de programação chamar linguagem de programação ao actionscript???

Mais uma vez leste mal o q escrevi!!! Eu disse q o ActionScript é uma linguagem de script!! E disse e digo que o flash nao é nenhuma linguagem de programação!!

Queres desvantagens, achei aqui algumas num livro mas ha mto mais, como nao me apetece traduzir, ficam aqui em inglês....

# There are a variety of reasons why Flash content may be inaccessible. First, Flash files require a plug-in called the Flash Player.
# The "Back" button does not work. If you navigate within a Flash object, the standard backtracking method takes you out of the multimedia object and not, as expected, to the previous state.
# Link colors don't work. Given this, you cannot easily see where you've been and which links you've yet to visit. This lack of orientation creates navigational confusion.
# The "Make text bigger/smaller" button does not work.
# Flash reduces accessibility for users with disabilities. (Although the latest version "Flash MX" supposedly addresses many of these issues.)
# The "Find in page" feature does not work. In general, Flash integrates poorly with search.
#Internationalization and localization is complicated. Text that moves is harder to read for users who lack fluency in the language.
# The .swf files it makes aren't secure. There are several commercial programs out there that can allow someone to extract graphics, sounds, etc. from a .swf file and also view its ActionScript. There's even an open source program called flasm that allows someone to extract ActionScript from a .swf file as "bytecode", edit it, and then reinsert it into the file. However, the swf obfuscation makes the extraction not feasible in most cases.
# Flash does not respect browser settings which prevent animation from displaying, one reason why it is commonly used for animated ads.
# Though the flash file format is ostensibly "open", it is still controlled by Macromedia and not based upon a truly open standard such as SVG, which reduces the incentive for non-commercial software to support it. The Macromedia player can not be shipped as part of a pure open source, or completely free operating system.

Ha mtas mais desvantagens, podes ainda ver em http://en.wikipedia.org/wiki/Macromedia_Flash.

Qq pessoa que programa noutras linguagens percebe bem todas estas desvantagens. Acho q as desvantagens se sobrepôem ás vantagens.

Na MINHA opinião apenas é bom para fazer a introdução a um site, uma animação ao inicio.
... And Justice For All
johnzz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor gimbras » Quinta Jun 30, 2005 14:22

johnzz Escreveu:
gimbras Escreveu:oh johnzz então os sites em Flash são só lindos mais nada?
Porquê, dá para fazer tudo o que fazem os outros: ligação a BD, PHP, etc, ou seja tudo. E dps ainda por cima fica com 1 aspecto mais fixe do q apenas letras e imagens do sites non-flash.

interpretaste mal as coisas, se nao desse pra fazer isso, servia pq que???

isso o quê? n percebi, animações?
Eu disse que não era só animações. Era mais que isso. Lê melhor

johnzz Escreveu:
gimbras Escreveu:é ofensivo para as linguagens de programação chamar linguagem de programação ao actionscript???

Mais uma vez leste mal o q escrevi!!! Eu disse q o ActionScript é uma linguagem de script!! E disse e digo que o flash nao é nenhuma linguagem de programação!!

Tu é que leste mal, man!!!!! :) Eu falei de ACTIONSCRIPT n disse FLASH. Aonde é que eu disse que o FLASH um programa, um software é uma linguagem?

Queres desvantagens, achei aqui algumas num livro mas ha mto mais, como nao me apetece traduzir, ficam aqui em inglês....

Ha mtas mais desvantagens, podes ainda ver em http://en.wikipedia.org/wiki/Macromedia_Flash.

Qq pessoa que programa noutras linguagens percebe bem todas estas desvantagens. Acho q as desvantagens se sobrepôem ás vantagens.

Na MINHA opinião apenas é bom para fazer a introdução a um site, uma animação ao inicio.

Parece-me que não conheces profundamente o Flash, nem tu (sem ofensa) nem as pessoas que escreveram esse texto. O que está para aí de errado e de pontapés na "gramática" e de coisas do passado.

Vou responder a elas:

# There are a variety of reasons why Flash content may be inaccessible. First, Flash files require a plug-in called the Flash Player.

O Flash é um ActiveX, como os filmes em quicktime, por exemplo. Sacar um plug-in para o quicktime por exemplo dá assim tanto trabalho?
O Flash Player saca-se mto rapidamente, instala-se e fica a funcionar. Os browsers só vêm com ele de raiz, para serem menos pesados e porque há gente que não precisa / quer esse plug-in.
O IE nem vê bem os .PNGs por exemplo, etc.

# The "Back" button does not work. If you navigate within a Flash object, the standard backtracking method takes you out of the multimedia object and not, as expected, to the previous state.

Que erro crasso. Como poderia funcionar? Noutro exemplo:
Alguém no seu juízo perfeito está a ver uma animação GIF e carrega em Retroceder para ver o princípio da animação? quando muito F5 na página.
Alguém carrega em retroceder para ver o princípio dum vídeo AVI?
Please. Além disso o Flash é programável, pode perfeitamente levar uns botões para regressar à página anterior, ou ao princípio, meio, qualquer lugar da animação.
E dps existe o clique no botão direito do rato para aceder ao menu de voltar ao início.

# Link colors don't work. Given this, you cannot easily see where you've been and which links you've yet to visit. This lack of orientation creates navigational confusion.

Há quanto tempo foi isto escrito? E quantos sites ainda usam, esse esquema de cores horrível? Carregar num link e este ficar a roxo? Que lindo! Mais uma vez ainda assim basta programar o Flash para os links visitados mudarem de cor. Inclusivé os botões em FLASH tem 4 estados: up (sem rato por cima), down (mouse over), down (qdo se clica), hit (zona de impacto. Pode-se perfeitamente programar um estado visitado.
Inclusivé o Flash aceita CSS (cascade style sheets)

# The "Make text bigger/smaller" button does not work.
Por favor!!!! pleaseeeeeeeeee, dá vontade de rir. O texto está embebido num swf como pode ser influenciado por essa função? Num GIF animado se fores a esse botão vê-se maior as letras?

# Flash reduces accessibility for users with disabilities. (Although the latest version "Flash MX" supposedly addresses many of these issues.)

Mentira clamorosa, é a maior mentira. Existem capítulos dedicados à acessibilidade preocupação expressa da Macromedia. Repara estão a falar do flash MX já inclusive saiu o MX 2004 e prepara-se para sair o MX 2006. Texto e críticas ultrapassadas.

# The "Find in page" feature does not work. In general, Flash integrates poorly with search.

Mais uma vez como se pode pedir ao browser para pesquisar dentro de um activeX component? Consegues pesquisar num video AVI? Consegues pesquisar texto em banners GIF? Eu não consigo.
Pode-se incluir um motor de pesquisa que funciona perfeitamente integrado com PHP.

#Internationalization and localization is complicated. Text that moves is harder to read for users who lack fluency in the language.

Conversa da treta. Quem nao sabe falar um lingua vai ter mais dificuldades em ler texto em movimento? O flash pode ter o texto parado se isso ajudar, e podemos ser nós a pará-lo. Se nao ajudar vao para a escola aprender. Além disso texto em movimento é mais em animações, num formulário de envio de mails em flash, num fórum em flash, num motor de pesquisa em flash, o texto está parado.

# The .swf files it makes aren't secure. There are several commercial programs out there that can allow someone to extract graphics, sounds, etc. from a .swf file and also view its ActionScript. There's even an open source program called flasm that allows someone to extract ActionScript from a .swf file as "bytecode", edit it, and then reinsert it into the file. However, the swf obfuscation makes the extraction not feasible in most cases.

E então? grande desvantagem... são programas q atentam contra os direitos de autor usados por gente preguiçosa q em vez de aprender a programar em actionscript prefere roubar o código.
Outra mentira, esses programas dificilmente constroiem todos os passos e todos os actionscripts necessários para copiar a informação. Imagens e sons, printscreen e gravador de aúdio do windows tmb fazem a copia das de imagens e dos sons.

# Flash does not respect browser settings which prevent animation from displaying, one reason why it is commonly used for animated ads.

Disparate, é usado pq .SWF quer dizer small web file, ou seja pouco peso, menos pesado e mto mais capaz do que animações em GIF.
Os browsers settings tmb podem bloquear conteudo activeX

# Though the flash file format is ostensibly "open", it is still controlled by Macromedia and not based upon a truly open standard such as SVG, which reduces the incentive for non-commercial software to support it. The Macromedia player can not be shipped as part of a pure open source, or completely free operating system.

Jazzus!!! O java é controlado por quem? Sun. E há mais exemplos. ASP - microsoft, etc

Esse texto foi escrito por alguém q n sabe do fala, que fala de coisas do passado, e n s quer modernizar, atira areia para os próprios olhos, e não quer ver o inevitável. É um anti-Flash completo, deve ter sido pago para dizer mal, nem percebe o que diz.

Queres acreditar nisso acredita, esta é a minha opinião.
Mas francamente respondi assim, se calhar até fui brusco (se o fui peço desculpa a ti, n quero ofender a ti), mas para mim dizer isto do FLASH é que é ofensivo para a minha pessoa, e para as pessoas que trabalham em FLASH.

E dps o rapaz q abriu o tópico perguntou como se faz para aprender FLASH, n peguntou nem pediu para virmos aqui discutir se o Flash era melhor ou pior.
Tal como em outros tópicos começa-se de novo a falar do que não tem nada a ver com o tópico. Estritamente contra as regras do fórum, peço desculpa mas tive de responder. :roll:
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor johnzz » Quinta Jun 30, 2005 14:42

Fizeste mto bem em responder ó gimbras, ja tou mais esclarecido, sim, nao sei mto de flash, mas continuo a nao ter uma grande opiniao sobre o flash, mas ja me esclareceste nuns pontos.... qd tiver mais tempo vou olhar pra coisa com mais atenção, mas continuo a dizer q nao o acho mto bom pra fazer sites inteiros.

É bem possivel q muita coisa nesse texto q eu meti esteja corrigida.

Agora ando metido em Prolog, espero q por pouco tempo 8O olha la o ponto onde isto chegou.. LOL

johnzz Escreveu:O flash é uma tool pra criar web sites animados e interactivos.
O action script é uma linguagem de script.

Nao entendeste o q eu keria dizer sobre o ActionScript e o flash, mas acho q esta tudo esclarecido.
Eu so corrigi o rapaz q abriu o topico pq ele disse "o flash é uma linguagem".... o que é uma barbaridade.

Sorry, os offtopic!
... And Justice For All
johnzz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xirix » Quinta Jun 30, 2005 15:09

Bom, antes dos flames, isto é apenas a minha modesta opinião.

Antes de mais nada um background meu, trabalho com Web à cerca de 7/8 anos. Durante esse tempo já me passou de tudo pela mão.

Opinião sobre o Flash:

Apesar de falarem nesses "contras" em relação ao flash, também sou da opinião que quem escreveu isso devia estar calado.

Primeiro, o plugin do flash pesa 684kb (não vejo o autor falar por exemplo da JVM que pesa alguns megas e é necessária para ver applets em java)
    Segundo, vem instalado default em todos os Windows XP ( a não ser que tires)
    Em relações a padrões, o SWF já é aberto. Acho que não é open-souce mas a estrutura de um swf foi divulgada pela própria Macromedia, por isso a Adobe tinha uma tool que "rivalizava" com o Flash
    A desculpa "The .swf files it makes aren't secure." é mesmo da treta. Ele que me mostre applets JAVA ou DLLs .NET em que ele não faça reverse engineering e saque o código fonte (até com os comentários)
    Quem escreveu essas razões, com certeza não conhece o conceito RIA (Rich Internet Application), em que um site Flash, deixa de ser site e passa a ser um sistema/aplicação, em que a UI é FLASH, o tráfego de informação entre client e servidor é feito por XML, por exemplo. A grande vantagem deste conceito é que em vez de teres aquele refresh da treta que tens nas páginas normais (com conceitos como AJAX e JRS isso ná não acontece) tens a informação a actualizar-se perante os teus olhos, sem o som do click do IE nem refresh da página toda, quando querias apenas o refresh de alguns dados. Outra vantagem, que parece ser insignificante, é a diminuição do tráfego de dados. Em vez de uma página de 60Kb de HTML + imagens, passas a ter alguns poucos Kb de XML. Com isto passas a ter tempos de refresh mais curtos e informação actualizada quase em real-time (que o diga a NYSE "New York Stock Exchange", que tem toda a UI de negociação de acções montada em cima deste conceito)

E isto são só alguns pontos porque tenho um deadline para cumprir hoje.

Sobre o actionscript ser uma linguagem de programação ou não. Assim bem rápido, o ActionScript deriva de EcmaScript, possui algumas features de OOP, e com o software adequado é possivél ter .EXE programados em ActionScript. Por isto acho que se classifica como uma linguagem de programação.

Só vejo três pontos negativos no Flash:

O primeiro é a fraca IDE para desenvolvimento. O Macromedia Flash MX (inclusivé o MX PRO) são muito fraquitos para quem é programador. Toda a IDE está voltada para design e pouca programação. No entanto já existem algumas alternativas para programar o código (arquivos de sintaxe para o Editplus por exemplo). Mas devido à execução ser dentro do Flash, a coisa fica muito complicada.
    O segundo, é fraca documentação existente sobre o ActionScript no próprio site da Macromedia.
    O terceiro, é a facilidade que se tem para fazer alguma coisa em flash. O que contribui para termos "sites" em que cada butão é um swf separado. Estes "sites" é que contribuem para a má ideia que normalmente o mercado tem do Flash.

Enfim, espero que com este post, tenha esclarecido a ideia que algumas pessoas têem do Flash.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor Creative Byte » Quinta Jun 30, 2005 15:29

Boas,

Oi Gimbras,
gimbras Escreveu:... faz tudo: interacção com BD, PHP, ASP... jogos, programação mesmo...

Pelo que eu li o acesso a BD's por parte do flash/actionscript é através de PHP/ASP e não directamente.

Mas o que eu penso é que a melhor solução seria algo do genero:

Flash <------> PHP/ASP <---------> Servidor DB

UI <------> Logic <----------> Data

Assim aproveita-se o que existe de melhor. :)
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor xirix » Quinta Jun 30, 2005 15:32

Creative Byte Escreveu:Pelo que eu li o acesso a BD's por parte do flash/actionscript é através de PHP/ASP e não directamente.

Exacto.

O Flash é só client-side. A parte de BD tem que ser alguma linguagem server side (PHP, ASP, JSP, ASP.NET, CF, etc).

Já a parte de lógica, depende da arquitetura da aplicação, já que pode ser implementada no flash, ou estar server-side.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Próximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes