amd xp e pentium 4

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

amd xp e pentium 4

Mensagempor unleash_it » Segunda Nov 24, 2003 17:28

pronto , eu tenho uma grande duvida. o amd xp 3000+ fuciona a 2.2 ghz axo eu , ou anda la perto e tem 512 kb de cache L2. Um pentium 4 a 2.4 ghz (velocidade relogio mais elevada ) tem tambem 512 de cache , entao porque que o amd 3000+ eh melhor que o p4 2.4 ? ainda por cima eh sempre comparado ao p4 3.0 alguem me pode explicar qual eh a differenca entre os amds e os pentiums ?
unleash_it
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:59

Mensagempor Kaipyra » Segunda Nov 24, 2003 18:58

Quando comparas 2 processadores, não podes olhar só para a frequência (velocidade de relógio), cache ou FSB. Toda a arquitectura do processador é relevante. Por exemplo, um processador Athlon XP que funcione a 2.2GHz tem melhor performance que um P4 à mesma frequência. Mas por outro lado, Os Athlon XP não conseguem atingir frequências de 3GHz (pelo menos com air cooling...).

Agora outra coisa é o sistema de numeração da AMD que não reflecte directamente a frequência do processador mas sim a "performance esperada". Portanto, é normal que se comparem esses processadores com os P4 que tenham uma frequência igual à esperada. Geralmente, os Athlon XP perdem...

Para mim, quando se fazem testes frente a frente entre apenas 2 processadores, acho que o mais justo seria escolher dois CPU's com o mesmo preço, mas enfim...
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor metralha761 » Segunda Nov 24, 2003 19:00

Incialmente os P4 tinham velucidade bruta, enquanto k os AMD tinham muito desempenho a velocidades inferiores.
E para não se deixar para trás, criou essa referência, mas hoje em dia a Intel melhorou bastantes os seus P4 levando desempenhos superiores aos seua anteriores, juntando o HT com os 800 Mhz de FSB.

Tamos á espera do os AMD64 ficarem maduros para saber a verdade :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Neptuno » Segunda Nov 24, 2003 19:36

Se não estou em erro e segundo certos benchmarks um AMD a 2.8 GHz equivale a aproximadamente a um Pentium a 2.4 GHz... uma vez que o Pentium 2.6 GHz (Bus 800 MHz) já mostra um desempenho superior ao AMD 2.8 GHz.

Corrigem se por acaso estiver enganado :roll:

Saudações cibernaúticas
Neptuno
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 17, 2003 21:59

Mensagempor unleash_it » Segunda Nov 24, 2003 21:40

mas entao quais sao os factores que fazem que o amd com frequencias + baixas tenha o mesmo desempenho que 1 p4 com mais frequencia ? alguem me pode explicar o que eh isso da arquitetura do chip ?
unleash_it
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:59

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Nov 24, 2003 21:49

Arquitectura do chip, é o modo como ele foi desenhado. O que tamos a ver é que n é so os GHz k contam ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Nov 24, 2003 22:56

o k entra aki é o modo em como cada ciclo de relogio é utilizado..... ktas mais vezes um ciclo for utilzado, maior o desempenho das diversas partes do cpu. a algum tempo li num site informativo qqr que dizia ke devido a sua arkitectura, o amd opteron utilizava um ciclo de relogio cerca de 21 vezes contra as 9 do amd xp e contra as 4 do p4.... portanto é logico que os cpus da amd sejam relativamente mais rapidos do k os cpu's da intel á mma frequencia (em alguns benchmaks, caso suportem claramente a estrutura de encriptacao dos dados dentro da makina)...
o unico problema da amd com este facto é de ate a pco tempo estar algo atrasada relativamente a intel (130nm) a amd gerava mto mais calor com os seus processadores em full load devido ao seu processo de fabrico ser ainda de 180nm.....
hasta, ocn
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes