Boas tardes,
Como prometido, venho dizer de minha justiça quanto às minhas novas aquisições: E1000 e 6680
Para facilitar um bocado a leitura vou tentar por aqui uns tópicos do que me agrada (e não) em cada um deles, e em alguns casos, fazer mesmo uma comparação.
-> tanto um como outro são esteticamente muito bonitos e acho que quanto a isso poucos devem discordar. Mas devo dizer que simpatizo bastante com o
design do E1000
-> a
qualidade de imagem de ambos é muito acima da média, mas parece-me que a do Motorola é mais nítida e brilhante. Mas são ambas muito boas para estar a dizer que um leva vantagem sobre o outro. Aliás, em termos de nitidez e brilho, como disse, tanto o moto como o nokia dão para regular a luminosidade/brilho/contraste. O Moto tem um ecrã brutalmente grande! lol
-> o
som. Bem o nokia tem um som muito bom, tem uma coluna na parte superior. O som do motorola é qualquer coisa de espectacular. Este tem 2 colunas, ou pelo menos, 2 saídas de som de ambos os lados, que dá um efeito surround impecável. Por o mesmo toque em ambos os telemóveis a tocar em simultâneo chega bem para ver que o E1000, no que toca ao som, é claramente superior.
-> a
câmera (traseira). Não conheço a qualidade das câmeras de muitos telemóveis para dizer que as destes são muito boas, mas para mim são bastante aceitáveis. Comparativamente, parece-me que a do Nokia 6680 é ligeiramente melhor. Ainda em relação à câmera traseira, para quem não sabe, o E1000 tem uma lanterna atrás, e o 6680 tem flash. Prefiro o 2º.
-> o
Sistema Operativo. Eis uma das dores de cabeça que tive quando andava a escolher. Ouvia dizer que o E1000 ficava a perder por não ter SO Symbian mas um Synergie (ou algo do género, não sei bem como se escreve), e que se tornava muito complicado arranjar software para ele. Pois até agora já rodei sei lá quantos programas no Nokia e no Motorola acho que a única coisa que lhe pus foi mesmo mp3 (é obvio que não podia deixar de aproveitar aquele som!!

). Em relação ao SO do Nokia, é prático e fácil de dominar, contudo é lentoooo! Quero com isto dizer que nem sempre responde imediatamente ao pedido. É um delay em certas ocasiões. O SO do E1000 também é muito agradável e simples, as coisas são fáceis de encontrar, ainda assim no geral não tem tantas funcionalidades como o do Nokia. E é claramente mais rápido que o Symbian. Em relação a funcionalidades (acrescidas) para o Nokia posso dizer que não foi nada difícil arranjar packs com centenas de programas, centenas de Temas, outros tantos jogos....enfim...
-> há um pormenor que para muitos pode ser pouco importante mas que eu não acho assim tão insignificante, que é a
funcionalidade do teclado. O teclado do Nokia tem teclas numéricas muito pequenas em relação ao Motorola, tornando-se às vezes complicado usá-las, porque carregar numa às vezes calha a duas. O Motorola nisso não tem problema. Depois o botão direccional ou "joystick" como lhe queiram chamar. No caso do Nokia é bastante prático e funcional, mas o do E1000 nem sempre é fácil de usar.
-> outra coisa que porventura não tem grande importância mas que gostaria de falar é a
imagem/foto do chamador. Quando o Moto toca, a imagem que atribuímos ao contacto aparece quase com a largura do ecrã, enquanto que no caso do Nokia aparece o nome (obvio) e ao lado uma miniatura da imagem que por si só é já uma miniatura...é pena porque curto ver a imagem em grande e o nome em 2º plano, e não o contrário. Mariquices insignificantes...
->
Memória. O Nokia traz 10Mb de memória interna e um cartão de memória de 64Mb. O Moto trazia uns miseráveis 16Mb no total. Duas ou três músicas em mp3 e o motorola já pede socorro. Na verdade o que ambos trazem chega para pouco, mas com o motorola, quase que nos vemos obrigados a comprar um cartão de memória no imediato.
->
Sincronização com PC. O software fornecido por ambas as marcas equivale-se. Pelo menos no que toca ao básico: enviar SMS, sincronização com Outlook, gerir contactos, mails... Talvez dê preferência ao da Nokia pela facilidade de uso e por ser completo.
Quanto ao tempo que leva a transferir dados entre PC e telemóvel. Não sei por que razão mas por exemplo para enviar uma MP3 para o Motorola, demora tempo suficiente para enviar na boa 7 ou 8 para o Nokia. É um mistério que ainda vou descobrir!
->
Bluetooth: Tanto um como outro bem que podiam ter um botão ou atalho de origem para as opções de conectividade. Não é bem um problema porque no Nokia podemos definir as funções de alguns dos botões e no Motorola podemos definir atalhos de teclado (uns 99). Gosto particularmente desta funcionalidade do motorola.
Quanto ao bluetooth em si, com o Nokia consigo tê-lo activado permanentemente mas com o Motorola, sempre que preciso de usar o BT, tenho que o ir ligar. Não tenho a certeza se terá que ser assim ou existe alguma opção para o manter activo. Fico à espera de sugestões.
-> 3 Marcações rápidas no Motorola, umas 9 no Nokia
->
Autonomia. Pois infelizmente este é o calcanhar de Aquiles destes telemóveis (acho que os 3G são todos assim). O Nokia ainda assim safa-se melhor que o Motorola. Ainda não fiz a experiência para ver quanto tempo dura cada um consoante o tipo de utilização, mas posso dizer que em qualquer um deles, 1 dia inteiro a usá-los quase permanentemente (MP3, jogos, navegação pelo menu e outras coisitas) é suficiente para os deixar de rastos. Também outra coisa não seria de esperar. Acredito que com um uso dito normal eles dêem +/- conta do recado.
-> com baterias completamente descarregadas, o motorola tem levado 2h10 a carregar, e por sua vez o nokia tem demorado +/- 1h50. Fica mais um pormenor, de certa forma irrelevante, até porque não estou a ver ninguém deixar de comprar um telemóvel por demorar mais 10 ou 20 mn que outro a carregar. lol Ainda assim, pode ser importante saber quanto tempo leva a carregar telemóveis cuja bateria não aguenta nada e em que os carregamentos são frequentes!
Assim de repente só me lembro destes pontos. (Excedi-me foi um bocadito com as explicações dos pormenores). Quando me lembrar de mais aspectos importantes para quem está interessado em algum destes telemóveis, virei cá. Estou ao dispor para tirar alguma dúvida sobre eles.
Desculpem lá o tamanho do post. O pior é que fiquei com a sensação de que não disse muito que o pessoal já não saiba, mas pronto.lol Estão a escapar-me muitos pormenores que de repente não vêm à memória.
Até breve.
coolmind