por badboi » Sexta Dez 05, 2003 1:33
Vamos la entao criticar o sistema ponto por ponto... Para ver se percebes um pouco mais do meu ponto de vista e dos outros para perceberes que não é muito boa compra... Isto vai ser um pouco longo mas espero que completo...
O processador:
-Intel® Pentium® 4 3,00GHz 512k Cache bus 800Mhz c/ technologia
Hyper-Threading em caixa
Ao colocares este processador, estas a colocar um processador topo de gama e para estar em equilibrio com o resto do sistema tens de ir para um sistema topo de gama. Ate ai não ha problema, porque todos gostamos ter algo topo de gama, mas por 1400€ é simplesmente impossivel. A melhor opção é poupar aqui uns trocos que vao ser necessarios noutro lado e como tal a melhor opção é:
- Intel Pentium 4 2800 MHz 478/800 BOX - 220€
O cooler...
-Cooler para intel PENTIUM IV socket 423/478
Todas as versões dos p4 a FSB 800mhz trazem este cooler de origem, por isso isto não é mais um produto para dares guito mas é um produto que vem juntamente com o P4.
A caixa...
-Caixa MidiTower ATx c/ fonte:300W VÁRIAS
Para o sistema que queres criar, acho que ja era bom um sistema com uma fonte de alimentação mais potente. Pois são muitos os componentes que esta aqui a colocar e a diferença de preço nem se nota quase. Mais vale jogar pelo seguro. Claro que te aconselhava um sistema dual fan, muito mais silencioso, mas se quiseres poupar e se não é para estar todo o dia ligado podes ir para uma caixa com um fonte normal de 350W.
O custo vamos jogar pelo seguro, e será certamente abaixo de 50€
A motherboard...
-ASUS - P4S800 - SIS 648FX; FSB800/533; 3DDR 333 ; ATA 133, AGP 8X; AUDIO 6CH; REDE, 5PCI; até 6USB ATXé uma motherboard em fim de vida, com um chipset sis648fx complemente desactualizado em relação as diversas opções existentes no mercado. Não inclui ainda um sistema de SATA que certamente queres escolher pelo disco escolhido. A melhor opção tendo em conta que não vais pensar em fazer overclock é uma:
Asus P4P800 FSB 800 i865PE P4 - 132€
Passando agora para o disco..
-HDD Seagate 120GB 7200RPM Serial - ATA **
Existia aqui uma falha neste sistema, a motherboard escolhida não suporta SATA e esta aqui presente um sistema SATA, logo teria de ser feito por uma controlador que não vem referido no referido orçamento. Não sei ate que ponto os dois ** presentes no nome queria avisar para a necessidade de incluir uma controlador no sistema. Tendo em conta que os discos WD Sata ainda n se encontram disponivel em todo o lado, cairei para os maxtor mais baratos e presentes em qualquer loja.
Disco 120 Gb Maxtor 7200 SATA 8 Mb CACHE - 121€
A grafica...
-Chaintech NVIDIA FX5200 128MB 64bits AGP 8X TV-OUT-DDR 512MB PC333
Se queres um sistema para jogar esta certamente não é a melhor escolha e para um sistema destes depois de poupar um pouco no processador arrisco-me a ir para uma valor mais alto, mas algo mais aceitavel para um sistema para jogos tambem.
ATI Radeon 9600 XT - 190€ (Preço + Provavel)
A drive de disquetes...
-Drive de disquetes - FDD 3.5" 1.44
Isto é tão barato que vem incluido no preço da caixa, não é por este preço que o orçamento sairam muito do limite.
Isto ainda existe? Lol, idem aspas aspas, igual à drives de disquetes...
-NPG - Modem interno 56K V92 CONEXANT PCI BULK
Gravadores e Leitores Opticos...
-LG - GRAVADOR DVD SUPERMULTI: DVD-R e DVD+R:4X;DVD+RW2,4X;DVD-RW2X;DVD-RAM3X;DVD12X, CDR24X, CD-RW16X,CDROM32X BULK C/SW
-LG - DVD-ROM 16X/48X BULK S/ SW (cabo audio+manuais)
Para que ja um gravador de DVD? Hoje em dia os gravadores existentes tem apenas 2 Mb de Buffer o que é muito pouco para dar aquela relativa confiança de uma excelente compra. Existe muito poucos gravadores de DVD's com 8Mb de Buffer e perdem ou nos formatos gravados ou mesmo nos preços deles, para ja não é uma boa compra... Esperar mais uns tempos e dps comprar, tambem não custa assim tanto montar uma drive optica destas. Podendo assim aumentar o orçamento e tendo em conta uma futura compra de um gravador de DVD's, podemos pensar ja na compra de um CD-RW para fazeres as tuas copias agora e dps logo as fazes com o gravadores de DVD se quiseres. Tendo em conta o limite do uso ser so ate comprar o gravador de DVD's, não precisas nada de muito bom, apenas algo barato e que seja bom.
LG 52x32x52x Bulk - 40€
O rato e o teclado é uma questão de gosto, por isso prefiro não comentar...
-GENIUS - NETSCROLL+ TRAVELER USB+PS2 - Rato óptico cinza 800dpi
-GENIUS - KB-21e - Teclado multimédia com scroll , 21 teclas especiais, PS2 cinza + preto
Tendo em conta o que é, não consigo imaginar isso a custar mais de 50€
O monitor...
-LG - TFT-LCD 17" TCO 99 Cinza ; 1.280x1.024 75 Hz; 250 cd; 450:1
o monitor é algo que mais uma vez não quero escolher, pois cabe a cada um escolher o que gosta mais... Mas a escolha de um tft de 17" é algo completamente irreal para um orçamento de 1400€. Acho que 400€ são mais que suficientes para um monitor tft de 15"...
O sistema de som...
-GENIUS - SP-Q2.1 SLIM 320W; 2 satélite+Subwoofer
Pode ficar este, que não quero entrar por ai, e dando 50€ para um sistema de som 2.1...
Esse teu sistema não tem memorias?!? Como funciona sem memorias?? Não sei se fui eu que saltei e para não estar a abrir uma nova janela para ir reler, fica aqui a minha sugestão de memorias para um sistema deste tipo sem qualquer pretenção de oc
- 2 x 256 DDR 400 MHz Kingston - 112€ Sempre tem 10 anos de garantia e estao quase ao preço das OEM.
O total do orçamento fica em 1365€, sem a compra do gravador de DVD, que a comprar seria mais 150€ o que varia algo em termos arrendondados o valor exacto de 1500€, tendo um sistema muito superior ao indicado por ti.
Esta é a minha sugestão para um sistema equilibrado tendo como base o teu, que me parece um sistema muito desiquilibrado onde ha componentes mal aproveitados sem qualquer logica.
Espero ter ajudado...
[[]]'s