Como faço um jogito 2D?

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor banido » Sábado Jul 16, 2005 11:46

Mais um site, com tutoriais de muitas linguagens, em Português, e em formato pdf. Tens que te registar.

http://www.apostilando.com

P.S. - Este site, é quase uma base de dados, de tutoriais, de linguagens de programação.
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor Triple » Sábado Jul 16, 2005 12:12

Eu abro o compilador converto o ficheiro pa Oem e depois faz um ficheiro BAK e eu n sei pa k serve akilo
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor capricorn » Domingo Jul 17, 2005 3:32

Triple Escreveu:Eu abro o compilador converto o ficheiro pa Oem e depois faz um ficheiro BAK e eu n sei pa k serve akilo

realmente andas completamente perdido. estás a receber informação de muitas fontes diferentes e cada uma encaminha-te para um caminho diferente.

se estiveres interessado no caminho que eu te mostrei diz-me se conseguiste pôr o "hello world" a funcionar (na linha de comandos).

quando conseguires eu posso indicar-te por onde deves seguir, embora também compreenda que queiras seguir outros caminhos.

PS: para te convecer a seguires o meu caminho digo-te que sou licenciado em matemática e ciências de computação, e que em portugal não existe nenhum curso superior mais vocacionado para jogos do que este ;)
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 20, 2004 13:03

Mensagempor Helldisplay » Domingo Jul 17, 2005 9:57

Não, não.Eu estou a tirar a licenciatura de Ciencia de Computadores (Faculdade de Ciencia Da Universidade do Porto) e esse sim é o melhor curso, quer seja para jogos ou qualquer tipo de trabalho a nivel de programação de computadores.
LOL
Agora mais a serio: devias seguir o conselho capricorn. Arranja um compilador de C escreve o Hello World e experimenta (tens de executar o programa na linha de comandos. Se não o fizeres vais ver uma janela com a linha de comandos aparecer e desparacer logo a seguir). Depois lê alguns livros sobre C (recomendo o livro Linguagem C de Luis Damas, editado pela FCA, apesar de ter alguns erros).
Helldisplay
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 05, 2005 6:58

Mensagempor Mr_coelho » Domingo Jul 17, 2005 10:14

NAO NAO, melhor ainda é a Lic. em Eng. Informatica na Fac. Ciencias e Tecnogia (Un. Nova de Lx) este sim é o melhor... que por acaso foi o 1º curso de informatica em PT :P

agora ontoppic:

nao quero passar do 8 para o 80 nao tenham vergonha de começar apenas a fazer programas como o helloworld senao o melhor é arrajares um daqueles programas k ja fazem td e tu so tens de inserir la a imagem..
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor xlogic » Domingo Jul 17, 2005 12:56

Não sabia que os cursos superiores aqui em PT já eram vocacionados para desenvolvimento de jogos lol. Eu por acaso tou a tirar uma licenciatura em engenharia informática, e de certeza que não é o curso que tou a tirar em comparação com outros que me vocaciona mais para desenvolvimento de jogos ou não, a não ser que vá aos States tirar um curso especializado como eles lá fazem, isso sim já é outro assunto!! Ja agora, para alguem especializado em desenvolvimento de jogos em C recomendar o livro do luis damas, da FCA, é um must :P !! Bem que podes ler o livro todo, que não consegues fazer mais nada que um simples jogo do galo em plena linha de comandos sem ambiente gráfico. Para quem não tem qq experiencia em programação, mandar-se à maluco para tentar criar um jogo 2D não é muito lógico. Acho que o melhor mesmo é começar a ter algumas noções de programação e com calma ir aprendendo as coisas de raiz e desenvolvendo um pouco de raciocinio logico e procedimental para depois qdo se tiver conhecimentos suficientes se fazer as coisas direitas, visto que não é dum dia para o outro que se programa um joguito por muito basico que ele seja.
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 10, 2003 19:01

Mensagempor xlogic » Domingo Jul 17, 2005 12:57

Mr_Coelho, 1º curso de informatica em PT ?? Na universidade nova de lx ?? OK ... :roll:
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 10, 2003 19:01

Mensagempor Mr_coelho » Domingo Jul 17, 2005 13:36

xlogic Escreveu:Mr_Coelho, 1º curso de informatica em PT ?? Na universidade nova de lx ?? OK ... :roll:

nao sabias? ou pensavas que tinha sido no tecnico? e ja foi à 30 anos

http://di.fct.unl.pt/
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Triple » Domingo Jul 17, 2005 17:45

Eu abri o o bcc32 na linha de comandos (é para abrir esse?) depois aparecem escritas umas cenas mas n sei o que é pa fazer. :P
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor capricorn » Domingo Jul 17, 2005 21:46

Triple Escreveu:Eu abri o o bcc32 na linha de comandos (é para abrir esse?) depois aparecem escritas umas cenas mas n sei o que é pa fazer. :P

eu atras introduzi todos os passos que tinhas de fazer até aparecer na linha de comados a frase "Hello World", conseguiste fazer isso?

para alguém que se está a iniciar na informática pode parecer um pouco estranho fazer um programa destes, mas digo-te que como programador profissional que ainda escrevo muitas vezes no google "hello world" para procurar tutoriais de várias linguagens de programação
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Triple » Segunda Jul 18, 2005 10:06

Boas,

N disseste todos os passos disseste que eu tinha de abrir o NotePad e escrever:
Código: Seleccionar todos
#include <stdio.h>

main() {
   printf("hello world");
}

E depois disseste que pa por a funcionar percisava de um compilador o que se passa é que eu n sei trabalhar com isso. Eu saquei e instalei o Borland mas eu n sei mexer naquilo. I need help

Fikem :wink:
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mr_coelho » Segunda Jul 18, 2005 10:11

#include <stdio.h>

main() {
   printf("hello world");
}

nao devia ser antes:

#include <stdio.h>

main() {
   printf(%s,"hello world");
}
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Triple » Segunda Jul 18, 2005 10:16

isso ja n sei foi o k o capricorn me disse pa escrever :?
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor capricorn » Segunda Jul 18, 2005 10:35

capricorn Escreveu:Já agora aproveito e ponho mais um pouco do meu tutorial :D
Notas:
  • ^Z significa Ctrl + Z
  • A instalação do Borland C++ Compiler foi feita em C:\Borland\BCC55 (como está definido por defeito)

C:\>mkdir teste

C:\>cd teste

C:\teste>copy con helloworld.cpp
#include<stdio.h>
main(){
printf("Hello World\n");
}
^Z
        1 file(s) copied.

C:\teste>copy con compila.bat
echo off
path = C:\Borland\BCC55\Bin;%PATH%
C:\Borland\BCC55\Bin\bcc32 -IC:\Borland\BCC55\Include -LC:\Borland\BCC55\Lib helloworld.cpp
^Z
        1 file(s) copied.

C:\teste>compila

C:\teste>echo off
Borland C++ 5.5.1 for Win32 Copyright (c) 1993, 2000 Borland
helloworld.cpp:
Turbo Incremental Link 5.00 Copyright (c) 1997, 2000 Borland

C:\teste>dir
Volume in drive C is VAIO
Volume Serial Number is 38FF-1A22

Directory of C:\teste

08-07-2005  17:41    <DIR>          .
08-07-2005  17:41    <DIR>          ..
08-07-2005  17:41               129 compila.bat
08-07-2005  17:39                57 helloworld.cpp
08-07-2005  17:41            52.224 helloworld.exe
08-07-2005  17:41               492 helloworld.obj
08-07-2005  17:41           393.216 helloworld.tds
               5 File(s)        446.118 bytes
               2 Dir(s)   8.941.604.864 bytes free

C:\teste>helloworld
Hello World

C:\teste>

Como vêem nem sequer é necessário um editor de texto (ou o copy´pode ser considerado um editor de texto?)

referia-me a este post
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Triple » Segunda Jul 18, 2005 10:37

explica-me só como ponho isso a funcionar :?: :?:
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo