Passar programa em Qbasic para outro formato

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Passar programa em Qbasic para outro formato

Mensagempor filipe_dias » Segunda Jul 18, 2005 9:13

Boas,

Não sei se me podem ajudar, mas o caso é seguinte:

tive que fazer um prog em Qbasic (sim, aquele mt antigo do DOS) , por recomendação de uma norma ISO. é um programa simples de um calculo um pouco elaborado. este cálculo possui uma referência circular, a qual não consigo resolver em excel (primeira tentativa de resolver o cálculo). de modo que a norma indicava direitinho o prog em basic e foi copiar e com as iterações adequadas funciona bem.

ora bem, eu nao percebo nada de programação, e tendo presente esta realidade, gostava de saber se posso passar a "linguagem" Qbasic, para outra forma mais simpatica de trabalhar (e mais actual), por exemplo para o visual basic do excel, era a forma ideal uma vez que irei efectuar varios calculos (qs diários com o programa).

qualquer contribuição é benvinda.

obrigado desde já a todos
filipe_dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 05, 2004 21:09

Mensagempor xirix » Segunda Jul 18, 2005 10:14

Bom,

do ponto de vista de prático, o mais fácil seria mesmo usares um Basic tipo Visual Basic 6.0 ou o Visual Basic for Applications (o que se usa nos progs do Office, word, excel, etc).

Para Visual Basic 6.0 precisas do Visual Studio 97, o VBA basta teres o Office com o VBA instalado.

A nível de compatibilidade das linguagens, é possivél que tenhas que modificar algumas coisas devido a mudanças da sintax do qBasic para o VB6 ou VBA.

De qualquer forma, depende do que pretendes com esse código. Se o código deve ser executado 1 vez por dia. Com o VBA, essa execução deve ser manual, enquanto no VB6 podes fazer um exe e montar um schedule num pc para a executar (acho que no VBA tb podes fazer isso, mas fica mais "elegante" no VB6). Como alternativa tb podes fazer em VB.NET (o que implica uma curva maior de aprendizado na linguagem) e montares um Windows Service para realizar essa execução diária.

Enfim, depende do que esse código fa especificamente.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor filipe_dias » Segunda Jul 18, 2005 11:17

obrigado Xirix,

o codigo é, essencialmmente, para fazer uma conta. nao consigo fazer em excel, pq uma variavel depende de si mesma numa potencia à quarta. ou seja gerava uma referencia circular, que o excel nao calculava. daí no basic estar direitinho a forma de efectuar a iteração.
essa conta é efectuava com a introdução manual de uns valores especificos, para obter um resultado final.
o ideal era passar p o VBA do excel de modo a ser efectuada a introdução dos parametros manuais no excel, que é mais pratico. ou seja, gostava de saber se é possivel ir ao editor de VBA do excel e "colar" lá o código do Qbasic, com pequenas alterções de modo a ser possivel introduzir os dados manuais em celulas especificas. obvio q serão necessarias alterações, mas p quem nao percebe nada, gostavd e saber se serao mtas ou poucas e simples. :)
obrigado pela ajuda
filipe_dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xirix » Segunda Jul 18, 2005 11:30

Boas,

Bom as modificações não devem ser muito grandes, mas isso é subjectivo, depende do teu código e se usas ou não coisas especificas do qBasic ou não.

A modificação maior entre as duas, é que o VBA é orientado a eventos. Ou seja, tem que acontecer alguma coisa para que o teu código seja executado. Seja o file de excel ser carregado, ou um butão pressionado. Alguma coisa tem que acontecer para que o código seja executado.

Por isso, recomendo que o teu cálculo seja uma função à parte e que seja chamada de dentro de um desses eventos. Assim se quiseres mudar o local onde o código vai ser chamado, é mais fácil.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor filipe_dias » Segunda Jul 18, 2005 18:43

boas xixrix,

é exactamente isso. eu queria uma folha de excel em que o codigo, que é um cálculo, fosse executado numa celula, por exemplo.
do tipo, introduzias as variaveis em celulas especificas, e ele apresentava o resultado numa celula so, por exemplo. essa celula era o codigo e efectuava a iteração.
achas que é simples de fazer?
abraço
filipe_dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LuisFilipe » Terça Out 18, 2005 21:11

Embora este tópico já seja antigo...
xirix Escreveu:A modificação maior entre as duas, é que o VBA é orientado a eventos. Ou seja, tem que acontecer alguma coisa para que o teu código seja executado. Seja o file de excel ser carregado, ou um botão pressionado. Alguma coisa tem que acontecer para que o código seja executado.
Para meu grande espanto no office XP (não sei se no 2000 ou 97 já acontecia, pelo menos no 97 julgo que não)
as funções de VBA podem ser directamente evocadas de uma célula.
Tipo
Célula A1= 1.00
Célula A2=extenco(A1)
VBA Module1
Extenso (v1)
...

O que para este caso era o ideal. No entanto é sempre bom saber. :D
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Voltar para Programação