Visto este ser um fórum que há algum tempo sigo e onde tenho aprendido bastante sobre o mundo da informática e dos portáteis em particular, aqui fica a minha contribuição com a review da minha máquina, o Asus W2VC.
Ao contrário do que costuma acontecer, este foi um produto disponibilizado em Portugal antes de o ser nos Estados Unidos. É um produto bastante recente e, pelo que tenho conhecimento, sem reviews na net, em fóruns ou sites especializados (excepto uma do site xbitlabs, mas que se refere a um modelo com especificações algo diferentes das do produto final, nomeadamente na placa gráfica). Posto isto, vamos à review! Preparem-se que é uma análise extensa e detalhada: julguei melhor ser assim, visto que não encontrei ainda nenhum fórum onde o W2 fosse analisado.
Motivo da escolha:
Surgiu a oportunidade de vender o meu HP Pavilion ZX5051EA (P4 mobile, 512 MB RAM, ATI 9600 64 MB...) por um bom preço e comprar algo novo. Não que estivesse descontente com o HP, antes pelo contrário: de facto, apesar de pormenores já debatidos neste fórum como a limitação do AGP aperture size a 32 MB e, como é óbvio, do peso elevado para um modelo de 15,4”, o HP foi o meu portátil/desktop durante mais de um ano, servindo para tudo um pouco (e bem!), como Office/Internet, filmes/música, jogos e aplicações 3D.
No entanto, os modelos da série W (W1, W3 e este W2) da Asus andavam já à algum tempo a encher-me o olho. O W3V, a 1ª opção que considerei, apesar de ter especificações bastante interessantes para o tamanho, tinha de facto esse “problema”: um ecrã de 14,1” é pouco para mim, no sentido que uso o PC ao longo de todo o dia, quer no trabalho, quer em casa, e para algum trabalho gráfico faz-me falta um ecrã maior.
O modelo que estava ansiosamente à espera era o W1V (15,4”, PM 2.0 Sonoma, 1 GB RAM DDRII, ATI X700, TV Tuner...), que parece só esta semana ter sido confirmado pela Asus. No entanto, até há pouco tempo, haviam várias notícias de que o seu lançamento iria ser cancelado, visto que as diferenças marginais de peso e preço em relação ao então lançado W2 não justificavam a sua comercialização.
Surgiu pois este Asus W2, modelo que à partida saía fora das minhas opções, quer pelo tamanho (17”), quer pelo preço. Contudo, depois de ver bem as especificações e as fotos disponíveis pela Internet, não consegui ver + qualquer outro modelo, tinha que ser este! Além disso, se optasse por fazer a pré-encomenda em Portugal, o preço que conseguia não justificava a diferença de mandar vir da Alemanha (aliás, ficou-me + barato cá!). Por tudo isso resolvi correr o risco, fazer a pré-encomenda, e esperar não ter feito um erro enorme ao investir cerca de 2500 euros em algo sem reviews disponíveis, desconhecendo factores tão importantes para mim como a qualidade do ecrã e de construção, além, como é óbvio, do desempenho. A minha esperança, visto estarmos a falar de um portátil de preço elevado, era que a Asus fizesse um bom trabalho no caso do W2... Depois de 3 semanas de intensa utilização, só tenho 1 coisa a dizer: apesar de caro, na minha opinião vale cada cêntimo que custou!
Encomenda:
Para poder usufruir do preço especial, tive que efectuar a pré-encomenda numa conhecida loja do Porto, já várias vezes aqui referida (para o bem e para o mal...). No meu caso, nada podia ter corrido melhor: as 2 ou 3 conversas telefónicas foram elucidativas e demonstraram um bom atendimento da loja. Além disso, o PC chegou à loja 1 dia antes do previsto. Como oferta (não sei se exclusiva em Portugal ou não, pelo menos nos sites alemães não vejo referência a isso) veio um disco de 2,5” 80GB 5400 rpm com uma caixa externa wireless da Asus. Chegou tudo às minhas mãos em perfeitas condições, e telefonaram-me inclusive da loja no dia da entrega a perguntar se tinha chegado tudo bem e se estava tudo a funcionar. De facto, 5 estrelas para o atendimento, um exemplo a seguir!
Especificações:
(retiradas do site da Asus, adaptadas por mim ao caso particular do modelo W2VC-U002P):
Processor & Cache Memory:
Intel® Pentium® M processor 760, 2.00 GHz, FSB 533MHz, 2MB L2 Cache
Chipset:
Mobile Intel® 915PM Express Chipset
Main Memory:
1024 MB DDRII 533 MHz SDRAM (2x512 MB) expandable to 2GB
Display:
17" WSXGA+ TFT LCD (1680x1050), Zero Bight Dot, Crystal Shine LCD (high brightness), Color Shine LCD (glare type)
Video Graphics & Memory:
ATI Mobility™ Radeon™ X700, 128MB VRAM
Hard Drive:
2.5” IDE HDD DMA 100, 100 GB 5400 rpm (FUJITSU MHV2100AH)
Card Reader:
SD/MMC/MS/MS PRO (apesar de não dizer aqui, também lê XD perfeitamente)
Optical Drive:
DVD-Dual Double Layer (DVD-R/RW: 4X/2X, DVD+R/RW: 4X/2.4X, CD-R/RW: 16X/10x, DVD: 8X, CD:24X) – Toshiba TS-L532A
Fax/Modem/LAN/WLAN:
Intel High Definition Audio integrated Fax/Modem
10/100/ 1000 Base T PCI LAN on board
802.11a/b/g
Bluetooth™
Interface:
1 x Infrared port support SIR-115.2Kbps IrDA V1.1
1 x Video & Audio in Jack
1 x Headphone-out & SPDIF combo jack
1 x Microphone-in
1 x Line-in jack
1 x CIR for remote controller
1 x mini RF connector
1 x VGA port/Mini D-sub 15-pin for external monitor
1 x RJ11 Modem jack for phone line
1 x RJ45 LAN Jack for LAN insert
1 x TV-Out
1 x Card Reader
1 x Type II PCMCIA Slot
4 x USB 2.0 ports, 1 x IEEE 1394A port
Audio:
Intel High Definition Audio
Built-in 5 stereo speakers (julgo que o que querem dizer é 4.1, 4col+subwoofer, o W2 não é 5.1)
Built-in Subwoofer
Battery Pack & Life:
Li-Ion 8 cells, 4800mAh, 71Whr battery pack
Charging time, 2.5 hrs Quick charge 95% (Power off) / 4hrs (Power on)
Dimension & Weight:
395 x 288.6 x 27~33.8mm (WxDxH)
3.25-3.4 KG
TV Tuner:
Hybrid TV tuner
Support Analog/DVB-T
Software encoding
Analog TV tuner
Support MPEG2 encoding
Support WW Analog TV standards such as NTSC, PAL, SECAM
Multimedia Software
Aspecto exterior:
Bem, a primeira reacção ao ver o PC é, sem dúvida, ficar sem palavras! Sinceramente, em visual julgo não perder rigorosamente nada para os Apple, antes pelo contrário, acho que a cor escura dá-lhe um aspecto ainda melhor! A “tampa” ou o topo (como lhe quiserem chamar) integralmente em “brushed aluminum” como no W3V confere-lhe um aspecto fantástico. Depois, não há fechos para abrir o PC: a zona do monitor segura-se magneticamente à zona do teclado, basta levantar com uma ligeira força e eis que surge novamente o “brushed aluminum” cobrindo todo a área em redor do teclado. O resultado é mesmo (e desculpem repetir mas é verdade) fabuloso, tudo muito bem montado, respira-se qualidade, acreditem! A integração dos botões do Touchpad e dos botões de atalho no próprio corpo do portátil (isto é, os botões parecem apenas pequenos rasgos na placa de alumínio) resulta muito bem, tal como os vários leds azuis.
Na parte de baixo do PC encontra-se acesso fácil ao disco rígido, a um slot de memória, à placa TV tuner e ao conjunto processador+dissipador. Uma questão que se tem levantado é se a X700 incluída vem num módulo AXIOM (supostamente substituível). Apesar de já ter encontrado fóruns (em França, acho) onde se afirmava que a Asus afirmava que isso era verdade, não posso confirmar ou desmentir. Fico à espera da opinião de outros utilizadores que possuam este PC, mas pelo menos a mim parece-me que o módulo da gráfica não é facilmente substituível.
Um aspecto que à partida pareceu preocupante foi o facto de existir apenas uma pequena entrada de ar em baixo, na zona do TV tuner, e uma saída na zona lateral direita do PC. Apesar de pensar que isso iria trazer problemas a nível de aquecimento (problema sobejamente conhecido pelos utilizadores do W3V), parece que não é bem assim, como referirei mais à frente. Na parte de baixo encontra-se ainda um pequeno subwoofer, que apesar da dimensão, ainda se faz sentir, em conjunto com as 4 colunas do portátil (2 na zona da frente e as outras junto do monitor).
Quanto a dimensões, é óbvio que não se trata de um portátil pequeno, sempre são 17”. No entanto, não parece (nem é) muito maior que qualquer modelo de 15,4”, a diferença são cerca de 3 cm de largura. Para este aspecto um pouco mais “compacto” contribui bastante a reduzida espessura, que se fica +- pelos 3 cm mesmo com o monitor fechado. Isso também se reflecte no peso, que com bateria não ultrapassa os 3,4 Kg, o que para um PC 17” com tudo e + alguma coisa julgo ser muito bom. Muitos modelos de 15,4” pesam isso ou +.
Ligações/Acessórios fornecidos e software:
Atrás não existem quaisquer ligações, apenas o espaço para a bateria.
No lado direito, além da já referida saída de ar, existem 3 portas USB, 1 firewire, o leitor de cartões, slot PCMCIA, porta de infravermelhos e saída VGA para monitor externo.
No lado esquerdo, existe 1 porta USB, o gravador de DVD (que ao contrário das fotos que circulam na net NÃO é slot-in, é o sistema tradicional de gaveta, apesar de no manual referir que outros modelos poderão ser slot-in, o que para mim é irrelevante), a ligação à corrente, a entrada do cadeado Kensington e uma pequena porta magnética, que quando aberta revela a ligação para modem (RJ11), LAN (RJ45), TV-OUT (S-Video), e ligação para antena TV (analógica ou digital, tendo que se usar os adaptadores fornecidos com o PC).
Finalmente, à frente existe uma entrada AV, o receptor IR para o controlo remoto da TV e 3 saídas/entradas multifunções: tanto servem para ligar um sistema de colunas 5.1, como para ligar headphones, microfone, SPDIF ou line-in. Ou seja, em comparação com um desktop todo apetrechado, julgo não faltar mesmo nada (excepto portas paralelas e série, que hoje em dia são cada vez mais raras, e também não me fazem qualquer falta). A única coisa que acho que poderia vir incluída seria um pequeno microfone embutido no corpo do portátil, nada de muito complexo, pelo menos para permitir usar programas tipo Skype sem necessitar de ligar microfone externo.
Relativamente a acessórios e extras fornecidos temos:
- Adaptador AV – para ligar à entrada AV, convertendo o jack 3.5mm em 3 RCAs, uma amarela para vídeo, uma vermelha e outra branca para os canais stereo de som;
- Adaptadores para ligação de antena TV digital/analógica;
- Adaptador S-Video para Composite;
- Antena analógica – uma pequena antena para permitir a recepção de TV p.e. em sítios sem TV Cabo. Evidentemente, a qualidade de imagem com esta antena é bastante pior, mas dependendo da zona, até se consegue ver qualquer coisita e sempre dá para desenrascar;
- Controlo remoto “grande” – um comando basicamente com tudo o que é necessário para controlar TV, DVD e som. Semelhante a um comando de TV normal, mas, pelo tamanho, bom para ficar em casa”!
- Controlo remoto PCMCIA – como o nome indica, este comando pode ser guardado no slot PCMCIA e faz basicamente tudo o que o anterior faz;
- Cabo RJ11 para ligação de modem analógico;
- Rato óptico Logitech Mouseman Traveler – rato a condizer com o portátil, com o look “brushed aluminum” e scroll. Não é certamente o melhor rato do mundo, mas é pequeno, leve e preciso q.b.;
- Headphones Asus – auscultadores com uma qualidade média mas com um look interessante. Prefiro usar os meus da Logitech, com melhor qualidade de som;
- Mala de transporte – cinzenta escura e preta, incluindo uma bolsa para guardar os cabos e diversos espaços para arrumação. Cabe lá tudo o que é preciso e não é do tamanho de uma mala de viagem. Em minha opinião, de excelente qualidade!
- Disco de 2,5”, 80GB, 5400rpm + caixa externa wireless Asus WL-HDD 2.5 – ainda não tive muito tempo para experimentar, mas basicamente funciona como um disco de rede + AP, que se pode ligar a um router “wired” por LAN para formar uma rede sem fios. As taxas de transferência é que deixam muito a desejar em comparação com soluções USB ou firewire.
Quanto ao software, além do Windows XP Professional em recovery disks (existe também uma partição escondida no disco com ~2 GB para recuperação) e do CD de drivers vem:
- Asus Mobile Theather V2 – o programa que controla as capacidades multimédia do PC, para ouvir música, ver fotos, TV, DVD, DIVX, gravar vídeo digital...
- Nero v6.3.xxxx;
- 3 CDs com jogos;
- Asus DVD, PowerDirector e MediaShow.
Em funcionamento: monitor, som, ruído, aquecimento e bateria
O monitor era talvez o meu maior receio neste PC. No entanto, basta carregar no botão “power” para nos apercebermos que de facto a Asus fez também aqui um bom trabalho. Não é o ecrã LCD melhor que já vi, é certo, mas acreditem que a qualidade de imagem é mesmo muito boa! Os reflexos, apesar de serem notórios em fundos escuros quando a luz ambiente é intensa (mas isso até nos Sony se nota), nada têm a ver com o que vi, por exemplo, no Acer 1692 WLMi ou no Toshiba M30X de amigos, os quais, na minha opinião, eram espelhos autênticos! Quanto à gama de brilho possível, posso dizer que se adequa perfeitamente às condições que até agora usei, desde salas com pouca luz até ambientes com muita luz a entrar pelas janelas. Relativamente à resolução, 1680x1050, outro receio por ser muito elevada, assenta que nem uma luva às 17 polegadas: nos primeiros minutos o texto pode parecer pequeno, mas não foi preciso sequer ½ hora para me habituar. Além disso, a área útil de trabalho parece não ter fim, o que para ter várias aplicações abertas simultaneamente ou para trabalhar em CAD ou 3D é sempre bem-vindo! Quanto a ângulos de visão, os horizontais são muito bons, podendo-se ir quase até aos 180º e continuar a ver todas as cores apresentadas; os verticais são bastante inferiores (aliás, como em todos os ecrãs LCDs), mas não são pequenos ao ponto de haver apenas uma única posição do ecrã com a qual se consiga ver alguma coisa (um aspecto que vários utilizadores do W3V se queixaram).
Quer pela qualidade de imagem, quer pelo som (o subwoofer, apesar de pequeno, nota-se que está lá), os filmes em DVD resultam aqui de uma maneira incrível: ok, não é um sistema de projecção+tela, com colunas e amplificadores topo-de-gama, mas como solução portátil, é seguramente das melhores soluções que tenho visto, principalmente pela imagem. Para um bom som é mesmo preferível ligar umas colunas externas, mas mesmo usando as colunas do W2 o som até é bastante razoável.
Relativamente a ruído e aquecimento, a única ventoinha existente está sempre ligada (excepto aquando do arranque, até que o PC atinja ~45 ºC), a diferentes rpm consoante a carga no sistema. Quando ligado à corrente uso o PC em modo “Game”, isto é, mantém o processador +- a 800-1200 MHz quando se está em aplicações Office e net e vai aumentando até aos 2 GHz quando é preciso. Neste modo, com o Firefox aberto, a escrever no Word e com o MediaMonkey a reproduzir música em FLAC, o CPU mantém-se nos 51ºC com a ventoinha a ~2000 rpm. Tenho que dizer que não é propriamente um portátil muito silencioso, o meu HP Pavilion neste tipo de trabalho era talvez um pouco mais silencioso, mas acho que o ruído não é nada por aí além, e não me incomoda a trabalhar. Talvez num futuro próximo saia um update da BIOS que permite que a ventoinha trabalhe a menos rpm, a exemplo do que já aconteceu noutras marcas (p.e., HP e a própria Asus).
Se passarmos para aplicações mais pesadas ou jogos, a ventoinha chega a atingir ~4600rpm, o que se traduz num maior ruído, nada do outro mundo mas nota-se bem. Para ver qual o patamar de temperatura que o W2 atingia a trabalhar em “full load”, deixei um render de 3DS a correr durante + de 4 horas, sempre controlando a temperatura, que não passou dos 78-80 ºC, isto durante uma tarde onde os termómetros marcavam mais de 32 ºC. Pelo que tenho visto, julgo serem temperaturas normais para um Pentium Mobile. Quanto ao aquecimento do disco (outro dos problemas postos no W3V) aqui, mesmo depois de intenso acesso (p.e., scan de antivírus ou desfragmentação), a temperatura quase nunca passa os 40 ºC. Outro ponto importante: mesmo em “full load”, o teclado ou as áreas circundantes nunca se tornam desconfortáveis devido a aquecimento.
Apesar de não haver entradas de ar em baixo (excepto a pequena junto do TV tuner) não recomendo trabalhar com o PC ao colo, pq isto por baixo aquece bem (nunca achei muita lógica a isso de ter o portátil no colo em casa – se o objectivo é trabalhar no sofá façam como eu, cortem uma madeira jeitosa à medida do portátil+rato e aí está uma base para portátil toda xpto por 1 pechincha...e que não queima as pernas – o nosso corpo e o PC agradecem!).
Quanto à bateria, a trabalhar no modo Office/net dura-me cerca de 3 horas com wireless ligado, o que contando que temos de alimentar 17 polegadas de ecrã não é nada mau. A correr jogos ou programas pesados não experimentei ainda, mas para esses casos é sempre melhor usar a tomada!
Não experimentei fazer ainda qualquer “undervolting”, mas pelos resultados que se têm obtido noutros portáteis centrino, deve-se conseguir maior tempo de bateria, menores temperaturas e menor ruído – quando tiver tempo faço o teste!
Outros aspectos do hardware (HDD, DVD e TV Tuner):
Depois de ligar pela 1ª vez o portátil e ver se estava tudo a funcionar ok, sem dead pixéis, etc,etc, o passo seguinte foi formatar o PC e particionar o disco a meu gosto: tal como todos os portáteis com SO pré-instalado, este traz mais coisas a correr em background que não interessam para nada que eu sei lá... Aproveitando para aceder à BIOS, reparo que também o W2 não traz praticamente quaisquer opções sem ser as mais básicas (nada que se compare à quantidade de opções disponível na BIOS de um PC desktop), mas isso é também comum nos portáteis. Na BIOS reparo no 1º ponto que desilude: o HDD e o DVD estão ligados ao mesmo canal IDE. Já vi vários modelos em que isso acontece mas é sempre preferível tê-los em canais separados, visto que quando estão os 2 dispositivos a funcionar simultaneamente, ficamos sempre limitados à velocidade do + lento (o DVD). Na prática, é algo que não me incomoda muito, visto que as únicas vezes que uso HDD+DVD é quando instalo qualquer coisa de um DVD ou gravo CDs/DVDs, mas acho que era um ponto a rever pela Asus.
Quanto à placa de TV, ainda não tive muito tempo para testar, mas o scan do programa Mobile Theather apanha sem problemas os canais da TV-Cabo ou da antena exterior. A qualidade de imagem depende (obviamente) do sinal que temos, mas usando a TV-Cabo e em comparação com a TV Sony 16:9 100Hz lá de casa não noto grande diferença. O software tem a possibilidade de gravar quer a TV quer outra fonte de AV para MPEG2. O Mobile Theather, apesar de não ter grandes opções de configuração, faz o seu trabalho.
Desempenho:
Passando finalmente ao desempenho, devo dizer que é o portátil mais rápido com que alguma vez trabalhei! Certamente não tão rápido como o Clevo D900T ou o Dell XPS2, mas vejamos:
Clocks da ATI X700 128 MB (mem/core): 330.8 MHz / 344.3 MHz.
Acho que são cerca de 10 MHz abaixo do que tem o novo Acer Ferrari 4005 (tb com a X700), mas os resultados dos benchmarks não são inferiores, antes pelo contrário (pelo menos no 3dmark).
Todos os resultados obtidos com os drivers fornecidos com o W2, sem qualquer overclock:
3D Mark 2003: 6038
3D Mark 2005: 2402
Aquamark3: 45 275
Comparando com outros sistemas com a mesma gráfica os resultados não desiludem, se bem que estes resultados por si só não me dizem nada (se bem que há pessoas que vivem para ter + 5 ou 10 pontos nisto...). Para mim é bom para ter uma ideia do desempenho em relação a outras máquinas. Só para terem uma ideia do desempenho real do W2, posso-vos dizer que jogo Half-Life 2 na resolução nativa (1680x1050) com tudo no máximo, excepto AA e AF (desligados), e o jogo fica perfeitamente fluido. Impecável! Com o Brothers in Arms exactamente a mesma situação. Ainda não tive tempo de testar mais nenhum jogo, mas se corre estes assim, julgo que os restantes não levantarão grandes problemas...
Mais alguns testes:
Sandra – File System
Sandra – Memory Bandwidth
Conclusão:
Depois de tudo isto, só posso dizer que não me arrependo absolutamente nada da compra do W2, antes pelo contrário, acho que é realmente uma máquina muito, muito boa e perfeitamente adequada a todas as tarefas que se possam exigir a um PC, portátil ou desktop. Uso-o para trabalho Office, para desenho 2D, 3D, como centro multimédia e como máquina de jogos perfeitamente. OK, podemos comprar um portátil exactamente com o mesmo processador, memória, gráfica e disco por um valor consideravelmente inferior a este, e talvez até ter melhor desempenho nessa outra máquina. Mas e se tivermos em consideração os outros factores, como o factor estético, a atenção aos detalhes, a qualidade de construção, a qualidade de imagem, a quantidade de entradas/saídas, os acessórios fornecidos, etc,etc? Se considerarmos tudo isto, julgo não haver para já rival à altura, só mesmo talvez o Toshiba Qosmio, do qual esteticamente não gosto muito (mas é apenas uma opinião), além de ser maior, mais pesado e mais caro, ou modelos como o Dell XPS2 (desempenho fulgurante mas preço a condizer, além de parecer uma nave espacial com aquelas luzes todas) ou o Clevo D900T já analisado aqui no fórum, que tem sem dúvida um desempenho um bom degrau acima do W2, tem também ligações para tudo e mais alguma coisa, mas que certamente não poderá ser considerada uma solução com alguma portabilidade (tem quase o dobro do peso), faltando-lhe também aquele look sóbrio e estilizado do W2 (mas é uma máquina com desempenho excelente, sem dúvida). O Clevo acho que se destina a um público alvo algo diferente do Asus W2.
Portanto, em jeito de conclusão, se o que se procura é:
- apenas o máximo desempenho sem olhar a mais nada, o W2 é para esquecer, não vale o investimento, ou então gastando o mesmo compra-se algo ainda + rápido;
- um desempenho muito equilibrado aliado a qualidade e estética de excepção, um portátil que quer ligado quer desligado não deixa ninguém indiferente, um autêntico centro multimédia, tudo isto num peso até inferior a alguns modelos de 15,4”, o W2 é, na minha opinião, uma excelente opção. Só é pena mesmo o preço...
Grande máquina mesmo! Parabéns Asus!
Só uma nota final: apesar do preço ser de facto algo elevado, a Asus já lançou um W2 com um PM 1.8, 512 RAM e 80 GB disco (acho que o resto é +- igual), que na Alemanha já se encontra por +- 2000 euros. Ainda não vi em Portugal. O desempenho sofre mas para quem não quiser passar sem o look do W2, é uma opção + em conta...
Quaisquer perguntas, críticas ou comentários estejam à vontade! E desculpem + 1 vez o tamanho enorme da review, mas queria que a review respondesse ao maior número de questões desde logo!
Algumas fotos:
1 abraço!
--
Apollo