Tamanho do monitor vs resolução

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Tamanho do monitor vs resolução

Mensagempor jcosta » Segunda Dez 08, 2003 22:55

Tenho consultado assiduamente este forum para tentar de não me “espetar” na comprar do meu primeiro portátil. Gostaria de retomar a questão do tamanho do monitor versus a sua resolução, aflorada em alguns tópicos.

Não será ilusório o aumento de 15” para 15.4” quando a resolução não acompanha este crescimento? Concretizando, os Acer 800 têm 15” com 1400x1050 enquanto o 2003 tem 15.4” mas só 1280x800.

Gostaria de saber a opinião dos membros sobre o que será preferível para mim quanto a esta questão. O portátil é para uma aspirante a designer gráfico que deverá levá-lo regularmente para o politécnico. Os programas que mais utiliza são o AutoCAD e derivados (Mechanical desktop e Inventor), FreeHand e Photoshop.

Obrigado.
jcosta
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 08, 2003 20:40

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Dez 10, 2003 11:11

Bem...pense assim: Ao aumentarmos o tamanho, não acompanhando com a resolução, 1 das coisas más que pode acontecer é o dot pitch aumentar, o que dará a sensação de ter um agrelha à frente da imagem, porque o espaço entre os pixeis ao aumentar, é agora visivel.

Numa base de teoria, se tomarmos em conta que a grande maioria dos TFT de 15" tem como resolução nativa 1024x768, e nunca se percfebi de se queixaram do dot pitch, 1280x800 serão suficientes num TFT de portátil.

Não há nada como ver para crer, porque resolução e dot pitch não são sinónimos de qualide, são apenas numeros. Experimentando logo saberá se é bom ou não.

Já agora, se o portátil é para trabalho, certifique-se que a "aspirante " se adapta a trabalhar em Cad e afins num formato 16:10, porque ha quem tenha dificuldades. lá está...experimentar!
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor jcosta » Quarta Dez 10, 2003 23:59

Dark_Angel, Obrigado pela resposta.
Realmente devo estar a ser demasiado exigente, ou receoso. (Influência das verbas envolvidas?)

Também lhe dou razão quanto a experimentar antes de decidir. Na Vobis, deixaram-nos teclar meia dúzia de caracteres e visualizar as imagens existentes no disco de um Acer 2003, que de resto me pareceu óptimo. A minha designer, quanto a ela, ficou encantada com o... design! Mas para saber como é trabalhar nele com as aplicações de que ela precisa, só se outros membros emitirem opiniões.

Obrigado de novo.
jcosta
Novato
Novato

Mensagempor carlov_sky » Quinta Dez 11, 2003 7:56

bem, sou designer tambem, de Industrial, e trabalho muito com programas de cad e modelação 3d, para alem de freehand, photoshop, e afins. Estou tambem a procura de um portátil, e não compro outro senão tiver um ecra wide. Já estive a ver alguns, e parecem-me optimos, e o espaço para trabalho em programas graficos é extremamente valioso, por isso compre o que maior resolução lhe permitir, seja wide ou normal. De momento estou com um desktop com 2 monitores, e algumas vezes o espaço é pouco. Uma boa placa grafica tambem é essencial e muita memoria ram [1gb no minimo para mim, mas 512mb já dá para estes tempos, no futuro uma necessidade] Um disco rápido é importante, mais que espaço [claro que deve ser acompanhado por um gravador de dvd ou cd's] De resto, é aquele que lhe apelar mais.

Boas compras.
carlov_sky
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Dez 05, 2003 4:12

Mensagempor trabalhador » Quinta Dez 11, 2003 9:17

Eu cá prefiro resoluções superiores a ecrãs maiores com resoluções inferiores. Numa simples sentença: "cabe muito mais apesar de vermos mais pequeno".
Nos ecrãs wide só vejo vantagens em relação ao XGA (1024x768) e não em relação ao SXGA+. E as únicas que julgo relevantes são:
- visualização de filmes
- algumas tarefas, como paginação, escrever código em linhas muito longas, e todas as outras onde se faça um uso intensivo do scroll horizontal
trabalhador
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 19, 2003 11:23

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Dez 11, 2003 9:58

carlov_sky Escreveu: Estou tambem a procura de um portátil, e não compro outro senão tiver um ecra wide. Já estive a ver alguns, e parecem-me optimos, e o espaço para trabalho em programas graficos é extremamente valioso, por isso compre o que maior resolução lhe permitir, seja wide ou normal.

Depois de ler esta parte ainda não percebi :roll: ....

1º diz que quando comprar compra um wide...suponho que por achar que é melhor em termos de espaço. Mas depois recomenda um com a maior resolução, independentemente de ser wide ou não.

Bem, é minha impressão que ainda não há ecras wide em portateis com resoluções superiores aos "normais", logo ao escolher o com a maior resolução possivel como recomenda teria de escolher sempre o 4:3....mas recomendou os wide antes :wink: !!por isso é que não percebo :? .

É minha opinião, comparando os dois tipos de ecrã usados nos portateis "da moda", 1440*1050 contra 1280*800, que num 4:3 "se vê mais" por ter mais resolução, e que num 16:10 "se vê um pouco maior" por ter uma diagonal maior.

Um exemplo pratico:

Num ecra com maior resolução meto carradas e carradas de paletes e barras de ferramentas, e ainda fico com um "viewport" gigante, ainda que tudo fique minusculo.

Num ecrã maior, que daria a ilusão de caber mais coisas, se a resolução for inferior, ponho menos coisas, vejo-as é maiores!

O ideal é grande e com grande resolução :lol: :lol: ....mas para quem trabalha nesta area, para "trambolho" já chega o CRT de 19" ou 21" que normalmente habita em casa, e não queriamos um portatil assim pois não :twisted: ??

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Phoenix » Quinta Dez 11, 2003 11:56

Exacto, mas onde é que vais arranjar um portátil de 19''? :wink:

Pelo que sei, existe o formato 4:3, que varia entre os 1024x768 e os 1600x1200.

Os melhores ecrãs de portátil são os da Toshiba, especialmente o equipado no Satellite 5200-902. É um ecrã CASV (Clear Advanced SuperView) a 1600x1200, e quem experimentou não quer outra coisa...

Agora, no mercado wide (16:10), temos resoluções entre os 1280x800 (que equivale aos 1024x768) e 1440x1050.

Só que também há um problema: até que ponto estão dispostos a forçar a vista? É que não é só altas resoluções! Se o tamanho do ecrã não for adequado, podem estar a agravar seriamente a saúde dos vossos olhos a observar aqueles pixeis minúsculos...

É pior do que com o problema dos refrescamentos: O limite mínimo de taxa de refrescamento que não afecta os olhos é 75Hz, sendo recomendado 85Hz pra cima. Muitas vezes na faculdade, mesmo com pessoas informadas e tudo, vejo-os a trabalhar a 60Hz, quando o monitor aguenta à vontade 85Hz... Depois queixam-se que dos olhos e coisas do género!

Mas em relação às altas resoluções, existem maneiras de contornar o assunto: Ao colocar uma resolução elevada, porque não aumentar o DPI Setting? :!: Está acessível a partir da tab Settings->Advanced das propriedades do ecrã e permite aumentar o nº de pixeis por polegada. Significa que podem muito mais definição na imagem! Experimentem, pode ser que até seja útil no vosso caso...
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Dez 11, 2003 14:55

Tenho a séri a impressão que 1440*1050 não é wide....

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Duke » Quinta Dez 11, 2003 15:46

Dark_Angel Escreveu:Tenho a séri a impressão que 1440*1050 não é wide....

1440/1050=1.37
1024/768=4/3= 1.33
1280/800=16/10= 1.6

Percebeste?
Duke
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 18, 2003 14:39

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Dez 11, 2003 19:26

Percebi...e tu?Será que percebeste?

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Phoenix » Quinta Dez 11, 2003 22:45

1440/1050=1.37

1.37 = 48/35 :wink:

De facto, parece um formato do outro mundo... Se calhar a resolução não é esta, não sei...
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dark_Angel » Sexta Dez 12, 2003 2:39

Oh meus amigos :) ....lá por tal a dividir por tal não dar tal, não quer dizer que o AR do ecra em questão não seja 4:3 ou qq outra coisa 8O !!!

Ainda há pouco vi um plasma (entenda-se que era 16:9) com 1280x1024 de resolução!! E por acaso é a resolução que uso no meu CRT de 17", que é 4:3...

E agora :roll: ? 1280/1024 dá 1.25. Isso é 4:3, 16/9, 16/10, ou o quê :) ?? Se calhar é anamorfico :lol:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Phoenix » Sexta Dez 12, 2003 13:11

Dark_Angel Escreveu:Oh meus amigos :) ....lá por tal a dividir por tal não dar tal, não quer dizer que o AR do ecra em questão não seja 4:3 ou qq outra coisa 8O !!!

Ainda há pouco vi um plasma (entenda-se que era 16:9) com 1280x1024 de resolução!! E por acaso é a resolução que uso no meu CRT de 17", que é 4:3...

E agora :roll: ? 1280/1024 dá 1.25. Isso é 4:3, 16/9, 16/10, ou o quê :) ?? Se calhar é anamorfico :lol:

1280/1024 = 1.25 = 5/4 :wink:

Será que não existem normas standard para resoluções e "aspect ratio"? :lol:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jcosta » Quinta Dez 18, 2003 1:17

Já tenho máquina!
Afinal fui para o Toshiba M30-204. Praticamente ainda não a usei, nem sequer instalei nenhuma aplicação, pelo que apenas posso descrever a “tomada em mão” que até aqui me deixou satisfeito.

Embora fique talvez ou pouco aquém da do Acer 2003, a estética parece-me conseguida.

A caixa suporta ser revirada para observar todos os ângulos, sem emitir nenhum ranger nem evidenciar folgas. A tampa tem um toque frio, a parecer metálica, assenta certinha na parte do teclado. Chamou-me a atenção o facto de não trazer nenhuma protecção para colocar entre o monitor e o teclado, que tenho visto noutros portáteis. Como pormenor engraçado, tem duas ranhuras por cima dos altifalantes que deduzi destinadas a evitar abafar o som quando está fechada.

Tem um funcionamento muito silencioso, embora seja provável que o uso a que foi sujeito não terá provocado grande aquecimento, nem certamente a activação de alguma ventoinha. O teclado é suave mas conforme as teclas são premidas, nota-se que todo ele treme, mesmo não fazendo força. Não sei se todos os portáteis serão assim.

Quanto ao monitor, a minha grande dúvida, repetindo a experiência de visualizar as imagens existentes no disco, também fiquei satisfeito. Mas ainda não foi submetido ao juízo duma turma de alunos de Design que certamente não deixarão de fazer comparações entre eles...

Resta-me agradecer as respostas de todos e disponibilizar-me para responder a alguma pergunta que esta descrição desperte.
jcosta
Novato
Novato

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Dez 18, 2003 11:59

Phoenix Escreveu:1280/1024 = 1.25 = 5/4 :wink:

Será que não existem normas standard para resoluções e "aspect ratio"? :lol:

Existem, mas uma coisa não impede a outra, logo uma mesmo resolução standart poder ter varios aspect ratios...e vice versa.

Jcosta, parabens pela sua maquina, vá dando novidades no forum dos portateis. e qq coisa referente ao ecrã diga aqui :wink: .

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes