asus a4k - duvidas - bateria,wireless, etc

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

asus a4k - duvidas - bateria,wireless, etc

Mensagempor max » Domingo Jul 31, 2005 15:54

Eu adquiri à dias o asus a4k, e tenho algumas duvidas:

:arrow: O que é a bateria do portátil? É algo que está cá dentro ou é aquela coisa que fica na ficha da corrente e que eu pensava ser o transformador?
É que eu ontem estive toda a noite com o portatil ligado à corrente... e hoje tentei ligar sem o ligar à ficha e ele n acendeu. Isto n fica a carregar qd está ligado?

:arrow: Eu tenho netcabo ligada ao meu outro pc - Desktop.
Qual a menlhor solução para ter net no portatil(sem ser com cabocrossover) ?
É comprando aqueles equipamentos com router-wireless?

:arrow: Como desligo o rato do portatil(touchpad) qd tenho outro rato ligado por usb?

:arrow: Como é que eu posso saber quantos megas tem a minha placa grafica? Nas properties só diz que é ati randeon 9700.

Obrigado,
Max
max
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 15:28

Re: asus a4k - duvidas - bateria,wireless, etc

Mensagempor Mac_barreira » Domingo Jul 31, 2005 21:25

max Escreveu:Eu adquiri à dias o asus a4k, e tenho algumas duvidas:

:arrow: O que é a bateria do portátil? É algo que está cá dentro ou é aquela coisa que fica na ficha da corrente e que eu pensava ser o transformador?
É que eu ontem estive toda a noite com o portatil ligado à corrente... e hoje tentei ligar sem o ligar à ficha e ele n acendeu. Isto n fica a carregar qd está ligado?

:arrow: Eu tenho netcabo ligada ao meu outro pc - Desktop.
Qual a menlhor solução para ter net no portatil(sem ser com cabocrossover) ?
É comprando aqueles equipamentos com router-wireless?

:arrow: Como desligo o rato do portatil(touchpad) qd tenho outro rato ligado por usb?

:arrow: Como é que eu posso saber quantos megas tem a minha placa grafica? Nas properties só diz que é ati randeon 9700.

Obrigado,
Max

Bem ... tantas duvidas!!

:arrow: Quanto à bateria do portatil acho k é logico k a bateria esta "lá dentro", o k da jeito para trabalhar fora d casa ;) .Sim ele carrega quando estas com o portatil ligado à corrente (pelo menos é suposto), se reparares nexas alturas tens em baixo do lado direito um simbolo tipo ficha, e se la fores com o mouse diz "a carregar" !!!Quanto ao portatil não funcionar sem ser luigado à corrente n t sei dizer pk mas é possível k a bateria n funcione.....n tou a ver outra explicação :? ... (caso estranho)

:arrow: Quanto à netcabo podes ir a uma loja (da netcabo ou n) k eles têm la isso td pa poders adaptar ao teu modem um sistema wireless, é mt facil, n tem nd k saber!!

:arrow: "Como desligo o rato do portatil(touchpad) qd tenho outro rato ligado por usb?" .... Pk o keres fazer ?!?!??! Ligas o rato usb e pronto!! (n vejo qual o interesse, mas s ixo é possivel n sei como fazer)

:arrow: Bem n sei s é isto q fazes mas ca vai!!!
1º no desktop carrega no botao direito do rato e vai a properties.
2º vai a definições (la em cima à direita junto ao cabeçalho) e dps vai a avançadas la em baixo à direita!!
3º em cima tens la "placa" e nexa pagina tens as informaçoes sobre a placa!!

That's it!!
N poxo deixar d referir k as tuas duvidas sao um pouco estranhas!!!! :roll:
De klk forma espero ter ajudado :wink:

Abx...
Mac_barreira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jun 07, 2005 12:36

Mensagempor max » Segunda Ago 01, 2005 3:54

Obrigado Mac!

Sobre a bateria:
Eu tb deduzi que não poderia ser o transformador, mas fiz a pergunta porque não tenho nenhum icon da bateria no systray, e ele n liga sem ser ligado á corrente!! Daí ter vindo ao forum asus na esperança que alguém que tivesse este portatil me dizesse para fazer algum procedimento que eu não tivesse feito ainda.

Sobre o wireless:
Eu sei os produtios que a netcabo fornece, mas perguntei se havia outra maneira de ter net. Podia ser que a netcabo tivesse espalhado em alguns pontos alguns hotspots e eu n tivesse de comprar um router...

Sobre o desligar o touchpad, eu explico. Trabalho em design. Mão direita no rato, e mão esquerda a navegar no teclado. Com o touchpad ligado, a mão toca sem querer no touchpad, e desvia-me o foco do rato. acredita q é incomodativo....

Sobre a memoria grafica:
Eu tinha ido procurar só no system, esqueci-me de ir onde disseste :oops:

Obrigado!

Se alguém me conseguir dar uma dicas sobre a bateria eu agradeço imenso,
Max
max
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Twin350P » Segunda Ago 01, 2005 13:44

Boas,

quanto ao touchpad, penso que a asus tem um aplicativo que permite fazer isso.
Quanto à bateria, tenta desencaixá-la do portátil e verifica se tem alguma protecção nas ligações da bateria que seja preciso remover antes de começar a utilizar, tipo um papel ou autocolante plástico, ou verifica se estava bem encaixada.

Cumprimentos.
- Toshiba M30X-128
- Clevo D900T >> P4@3.6ghz, 2gb ddr2 533mhz, Ati X800 256mb ddr3; 2*60GB 7200rpm 8mb cache (raid 0), DVD rw+/- DL 8.5gb, 17" S.Clear View 1680*1050 12ms
Twin350P
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 30, 2004 14:25

Mensagempor trabalhador » Segunda Ago 01, 2005 17:01

max Escreveu:Se alguém me conseguir dar uma dicas sobre a bateria eu agradeço imenso,

E já leste o manual? Ou foi mais fácil vir aqui perguntar?
Eu acho que até sei qual é o problema, mas só "ajudo" depois de me garantires que leste o manual de trás para a frente... :D
E nesse altura já não precisas da minha ajuda! :lol:
trabalhador
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 19, 2003 11:23

Mensagempor Mac_barreira » Segunda Ago 01, 2005 17:27

trabalhador Escreveu:
max Escreveu:Se alguém me conseguir dar uma dicas sobre a bateria eu agradeço imenso,

E já leste o manual? Ou foi mais fácil vir aqui perguntar?
Eu acho que até sei qual é o problema, mas só "ajudo" depois de me garantires que leste o manual de trás para a frente... :D
E nesse altura já não precisas da minha ajuda! :lol:

Pah a tua ideia até faz sentido mas exa tua atitude n m parece apropriada a um forum ond o o bjectivo é ajudar o ppl!!Se achas q sabes qual o prob bem k podias dizer .... mas pronto cada um faz o k entende!!!

Abx...
Mac_barreira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jun 07, 2005 12:36

Mensagempor max » Terça Ago 02, 2005 13:24

Voces são todos desconfiados... eu n sou daqueles que vem fazer perguntas para poupar tempo de ler o manual.

Já li o manual sim. Não tem a informação que procuro. Diga-se de passagem que o manual é mto incompleto, e justamente na informação que busco...

Existe uma botão de "protecção de bateria" e no manual diz :

"deslize esse botão"...
"desloque esse botão"

Mas é tão riodiculo que não diz se é para desocar para a direita ou para a esquerda.

Eu já desloquei o botão para ambos os lados. E em nenhum deles ele carrega a bateria a mais de 31% :(

Será que se eu abrir a tampa (desaparafusando) para verificar se a bateria tem algum papel protector não perco a garantia do portatil?

Obrigado,
max
max
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor trabalhador » Terça Ago 02, 2005 14:00

E "Battery Calibration" diz-te alguma coisa?
trabalhador
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]_JMCV » Terça Ago 02, 2005 14:04

Isso supostamente, digo eu, como todos os portáteis, tem uma patilha que serve para desprender a bateria e tirá-la...

Se não sabes para que lado deves deslocar esse botão, experimenta para os dois lados, mas para um de cada vez até conseguires.

O facto de não conseguires carregar a bateria a mais de 31% já deve ser outro problema, talvez bateria avariada.

Quanto ao touchpad, penso que se fores ao gestor de dispositivos que deve dar para o desactivares por lá.

Percebo o porque das respostas dos outros users quando falam no manual, porque a começar pelo teu primeiro post e pelas tuas perguntas, seguindo depois pela continuação nos posts seguintes, não se encontra uma dúvida que tivesse bem colocada e que parecesse uma coisa do outro mundo. Pareceram-me sempre coisas demasiado básicas.

Ahh, ainda acerca do teu problema em teres net no portátil, penso que o teu problema seja partilhares a ligação à net com o outro pc que tenhas em casa e isso faz-se com um router, na qual tens uma ligação directa, ou com cabo crossover, com partilha da ligação pelo outro pc, ou comprando uma placa wireless e metendo no outro pc, ficando também com partilha da net pelo outro pc.

Tenta explicar melhor todos os teus problemas!
[PT]_JMCV
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 24, 2005 14:28

Mensagempor max » Terça Ago 02, 2005 18:31

trabalhador Escreveu:E "Battery Calibration" diz-te alguma coisa?

Por favor, não me respondas por meias frases. Eu não entendo muito de portateis e este é o meu primeiro como disse em cima. Fizeste esta pergunta porque? Para eu responder que não sei o que é "battery calibration" e tu amanhã me explicares o que é?

É que eu gostava mm de resolver este problema, com alguma urgencia.

Não sei o que é battery valibration, isso não vem no manual, e já desloquei a patilha para os dois lados.
Curiosamente, o portatil só liga sem ter o cabo AC, com a patilha no lado OFF. e é nessa patilha que no maual diz para abrir o pc e voltar a colocar em "on" depois de fechar a tampa.
(mas em on nãome liga sem o cabo da corrente... é estranho)

Se alguém me puder realmente ajudar SOBRE ABATERIA, eu agradeço.
O touchpad, é secundário.

[PT]_JMCV - Se lesses totalmente o meu primeiro post, verias que eu perguntei informações sobre ligação wirless.
Porque de crossover eu já sei. Já tenho o pc com ligação à net atraves de cabo crossover. A minha curiosidade, como disse posteriormente, era se a netcabo tinha hotsopots wirless, que nos privasse de ter um router...

Max
max
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor [PT]_JMCV » Terça Ago 02, 2005 22:11

Ainda não percebi qual é o teu problema com a bateria... no 1º post dizes que não consegues ligar o portátil se este não estiver ligado a AC e agora dizes que ele só liga sem ter o cabo AC! Explica-te melhor. Que patilha é essa que metes em ON e depois em OFF. A bateria deve ser possível de retirar, por isso procura a patilha que a desprende, deve estar perto da bateria, e tira-a (isto tudo na parte inferior da máquina). Agora tenta ligá-lo sem a bateria. Funciona ou não? Mete a bateria de novo no lugar (tem de ficar bem fixa - deve-se ouvir um som plástico tipo mola quando a encaixas). Não ligues à corrente AC. Liga-o. Funciona ou não? Agora com a bateria ainda colocada, liga-o à corrente AC. Liga-o. Funciona ou não?

Quanto ao acesso à net por wireless, queres fazê-lo dentro ou fora de casa? Se fôr dentro, lé o meu post anterior. Se fôr fora, precisas de contratar esse serviço à netcabo. Mais uma coisa: o quintal ou jardim que se possa ter englobam-se no dentro de casa.
[PT]_JMCV
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 24, 2005 14:28

Mensagempor Lusitano » Terça Ago 02, 2005 22:20

Liga pró suporte da Asus, eles que te resolvam isso.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor max » Terça Ago 02, 2005 23:43

[PT]_JMCV

foi malentendido.
Qd disse que :

Curiosamente, o portatil só liga sem ter o cabo AC, com a patilha no lado OFF

quis dizer que o portatil só liga (com/sem alimentação de corrente AC) se tiver a patilha no OFF(cadeado aberto).
Se tiver a patilha ON(cadeado fechado) só liga com a ficha da corrente.

Desculpa, expressei-me mal, faltou um virgula, ou os parentisis.

o modelo do meu asus não deve ser igual ao modelo asus que te estás a basear.

a patilha de segurança, não está por baixo... está na superficie lateral, no lado oposto ao do dvd. No manual diz on/off mas o simbolo aqui no portatil é um cadeado aberto e fechado.(OFF->ABERTO / ON->FECHADO)
E para remover a bateria tenho de tirar 4 parafusos... deve ser uma forma da asus dificultar que o pessoal tire as baterias para as poupar... assim vendem mais baterias... (mas já tirei e voltei a colocar, não tem selo de segurança que impedisse o contacto)

quando liguei o pc, depois de ler o manual, deduzi que o cadeado fechado era com a patilha fechada, e que deve ser o modo normal.
Só se deve abrir a patilha, qd se abre a tampa, e se quer remover a bateria.
E era assim que tinha isto sempre (cadeado fechado)

Mas reparei numa coisa estranha. A luz de "carregar bateria" só acendia com o portatil ligado, e no manual diz que essa luz deve acender quando o portatil está (ligado ou deligado) com a bateria a carregar. Só apaga com a bateria cheia.

E isso nunca me aconteceu - essa luz exterior (e pc desligado) só acendia com o cadeado aberto

só ontem, depois de ler estes post's é que testei pondo o cadeado aberto(isso nunca me passou pela cabeça porque eu não ía tirar a bateria)

Mas com o cadeado aberto, o pc já me liga sem alimentação AC, MAS... não passa dos 31%.

Receio n me ter expressado da melhor forma, mas...
chego à conclusão que deve ser mesmo problema de hardware.
Terei de levar o pc à loja... o que eu andava a evitar, porque da loja segue para a asus, etc etc... e são tempos que passo sem o PC.

Sobre o ligação à net, é como te referi:
Já tenho aqui ligação à net, atraves de cabo crossover. Mas já percebi que a netcabo ainda n tem hotspots para trabalhar em casa.
Ou seja, terem várias antenas wireless que abrangessem várias zonas, e bastar darem-te login e password para tu acederes directamente.
Mas já vi que isso ainda n existe (na netcabo).

Bem, desculpem o testamento, e obrigado pelo tempo que dispensaram em ler/responder nesta thread...

P.S. Se nós fossemos a ver, para todas as duvidas aqui colocadas, existem paginas na www que responderiam a todas as nossas perguntas. Mas optamos sempre por colocar algumas delas nos foruns, por ser mais rapido, por ser mais pessoal, e personalizado.
Nem sempre significa preguiça.

+ uma vez obrigado!!
Depois darei noticias se era falha de hardware ou azelhice minha![/quote]
max
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor trabalhador » Quarta Ago 03, 2005 10:07

Bem eu hoje estou bem disposto...

Mas antes queria dizer uma coisa: onde é que compraste? Não deveria ser lá que te deviam ajudar? :wink:

Adiante...

A Asus lançou a serie A4 para ser um substituto do desktop. Como tal, quis que se parecesse o mais possível com um desktop: o cliente Asus (de desktop) abre a caixa e mexe em tudo o que quer.
E a Asus disse que também seria assim para este portátil.
Ora bem, como reparaste, a parte inferior do portátil só tem quatro parafusos. É para ser fácil de tirar e teres acesso a *todos* os componentes, para que possas fazer as alterações que quiseres.
Ok, no caso dos desktops, desliga-se da corrente e não há riscos de curto circuito. E nos portáteis? É que há uma bateria! Fácil, coloca-se um switch e o pessoal *antes de abrir o portátil* desliga a bateria. Get it?
Ou seja, o switch (interruptor) serve para ligar e desligar a bateria.

Só carrega até 31%? Precisa de ser calibrada. Quando aparece o logo da Asus no arranque carregas na tecla F2. Acedes à BIOS e algures nos últimos menus há-de aparecer algo como "Battery Calibration". Selecionas e segues os passos indicados. Em princípio resolves o problema.

Agora diz-me lá, quem é que te devia estar a dizer isto tudo?

Ficas-me a dever uma bejeca...
trabalhador
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor max » Quarta Ago 03, 2005 17:35

Trabalhador, super obrigado, ainda bem que hoje estas mais bem disposto... :)

Eu não pedi ajuda à loja pelo seguinte:

[Offtopic]
A loja não vende portateis. Este asus foi encomendado, através de um conhecimento da loja.
Eu fiz essa opção pq sei que a embalagem vinha selada. e qualquer reclamação eu poderia fazer junto à asus.
Além de que a loja é em lisboa, e eu moro em cascais. Estou a tentar perceber as coisas por mim. Excepto se for falha de hardware.
[/offtopic]

Já fiz o que disseste. Não sei é se a patilha de segurança está correcta.
Está no modo (on) que no portatil tem o simbolo de cadeado fechado.

MAS... já fiz isso à 4 horas e continua com o mesmo ecran:
Fundo azul, com o texto: Battery is being calibrated and charched...
Espero que não tenha bloqueado, vamos lá ver...

Não sabia que estes portateis tinham sido concebidos para ser mais facil fazer upgrades... Ainda bem!

Super obrigado pela tua ajuda, tens que estar bem disposto mais vezes :) N me esqueci da bejeca.
Max
Jusque IcI TouT va BieN
max
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante