Linux: uma (des)ilusão?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux: uma (des)ilusão?

Mensagempor Tonux » Terça Ago 02, 2005 22:13

Em tempos estive muito entusiasmado em usar o Linux. Contudo, embora achando este SO muito interessante, tive que lutar contra obstáculos que não consegui vencer. O modem cinzento Speed Touch 330 nunca funcionou, não obstante os vários drivers que eu fui colhendo e as muitas tentativas que fiz. Relativamente a segurança acho o Linux manco. Que saiba, não há firewalls ou antivirus, dignos de nota, para este SO aberto. É pena pois este SO tem muitas potencialidades. Quando vir estas brechas tapadas, talvez volte a usá-lo. Enfim, peço a vossa opinião.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor jamper » Terça Ago 02, 2005 22:34

começo por dizer que sou noob em linux

quanto ao modem, eu tinha o speedtouch 330 roxo. consegui instala-lo no fedora core 3 e mandrake 10.1
mas entretanto comprei um gateway adsl que liga por RJ45 e acabou-se o problema do modem usb
firewalls ha sim, ó se há...e são de graça. alias, o linux tem firewall integrado. só é preciso configura-lo
antivirus tb há, mas para que? :?
começa por usar um suse ou mandrake (ainda nao fui para o lado debian) e vais ver que o linux é diferente do q pensas.
jamper
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 23, 2005 15:29

Mensagempor Helldisplay » Terça Ago 02, 2005 22:36

Existem antivirus e firewalls para linux (alias, as distribuiçoes costumam vir com uma). Mas mesmo que não tivesse, não seria de surpreender: praticamente não existem virus para Linux e se não usares a conta root para ires a net, dificilmente o teu sistema esta sistema esta em risco. A segurança do linux é tudo menos frouxa(dize-lo é quase uma anedota).Linux, freeBSD e Solaris (tudo SO Unix-like) são os SOs mais seguros que conheço.
Por o SpeedTouch 330 a funcionar não deve ser tão dificil porque conheço gente que o tenha e use Linux.Eu tenho o SpeedTouch 580 e não tenho problemas.
Helldisplay
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 05, 2005 6:58

Mensagempor aeon » Quarta Ago 03, 2005 0:13

Tonux: basta saberes configurar o iptables para teres o sistema bem protegido. A maioria dos firewalls (comerciais e não só) que existem para Linux não são mais do que GUI's bonitos para o iptables. Começa por fazer "man iptables" na consola... :P

E depois, dá um salto a este site: http://maracuja.homeip.net/software/firewall. Tem um script bastante porreiro para newbies (Partilha de Internet e firewall em Linux usando Netfilter/iptables).
aeon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 16, 2005 11:38

Mensagempor Tonux » Quarta Ago 03, 2005 12:40

Mais duas questões:

1. Considerando vários SO's em partições FAT, NTFS e Linux e estando a usar o Linux na net, poderá haver contaminação por vírus das outras partições não linux?

2. Quem é que já conseguiu instalar o modem Speed Touch 330 cinzento? Onde poderei encontrar os drivers certos para linux?

Obrigado
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Rguedes » Quarta Ago 03, 2005 16:40

Eu uso o linux, mas nao tenho esse moderm, mas o processo deve ser o mesmo, e so ligares o moderm a placa de rede e configurares como dhcp, e já consegues aceder a net. Ja agora tenho o fedora 3
Rguedes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 13, 2005 10:47

Mensagempor Red_Beret » Quarta Ago 03, 2005 16:42

Rguedes Escreveu:Eu uso o linux, mas nao tenho esse moderm, mas o processo deve ser o mesmo, e so ligares o moderm a placa de rede e configurares como dhcp, e já consegues aceder a net. Ja agora tenho o fedora 3

Lol, se fosse so isso, estava toda a gente feliz.

O problema crucial, é qu o modem é USB, e como tal, da grandes dores de cabeça em Linux.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor aeon » Quarta Ago 03, 2005 19:48

Tonux: Experimenta ir a http://www.startux.org. É um fórum português sobre Linux. Sobre o Speedtouch 330 cinzento, encontrei este post: http://www.startux.org/index.php?article=10174&visual=1. Mas deve haver muitos mais sobre este assunto.

Relativamente à "contaminação de outras partições" via Linux, não deves ter problemas. Mesmo estando como root(!!), não creio que exista algum vírus capaz de afectar outras partições. No entanto, para ficares mais descansado, basta "desmontares" o acesso ao Windows. Na consola (e como root), escreves "umount /mnt/windows" e pronto. Quando precisares de aceder à partição do Windows, voltas a montar escrevendo "mount /dev/hda1 /mnt/windows" (presupondo que o nome é "windows"...). Creio que também podes aceder e montar/desmontar como "user". Mas aí, já mete as famigeradas permissões e, sinceramente, já não me lembro... :( Mas é uma questão de procurares no Google.
aeon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 16, 2005 11:38

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Ago 03, 2005 19:55

Eu uso Ubuntu e cada vez gosto mais.
Tenho um cablemodem já com algum tempo (um USRobotics preto) e aquilo foi só activar a ligação de rede e net a bombar :D
E por wireless a bombar foi igualmente fácil.

Recomendo ;)
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes