O pessoal aqui parece que gosta muito do Voipbuster, sem dúvida pelo facto de os gajos terem aquela campanha de lançamento em que as chamadas para as redes fixas de 25 países (incluíndo Portugal) são grátis. Eu já experimentei o Voipbuster e achei tanto o software como o serviço muito medíocres, acho que há por aí soluções bem melhores. Acho que quando os gajos do Voipbuster acabarem a promoção das chamadas grátis (que mais cedo ou mais tarde vão ter que fazer), vão perder a maioria da clientela, a menos que até lá consigam melhorar bastante o serviço.
Eu usei durante muito tempo o
Skype, mas rápidamente me apercebi das limitações do serviço e comecei a procurar alternativas. Em termos de fiabilidade o serviço é bastante bom, raramente tive dificuldades em realizar chamadas e a qualidade das chamadas tb era aceitável. O leque de serviços oferecidos é dos mais completos, com o SkypeOut, SkypeIn, Voicemail, etc. e os preços não são dos piores. Acho que de momento têm as chamadas a 0,017€/min para as redes fixas de mais de 20 países, incluíndo Portugal.
Em relação ao
Gizmo que tb foi aqui mencionado, é neste momento a minha primeira escolha no que respeita a softphones, e é aquele que utilizo actualmente enquanto espero que chegue o meu adaptador telefónico. A aplicação ainda está em beta, mas dá para o gasto e no que respeita às chamadas, ainda não me falhou. Os novos utilizadores do Gizmo estão de momento a receber $0,25 de crédito só por efectuar o registo.
O fornecedor de serviço que está por detrás do Gizmo é o
SIPphone que é uma operadora que utiliza o protocolo SIP que é um protocolo aberto e é talvez o mais utilizado neste momento pela maioria dos serviços de VoIP. A vantagem da utilização de um protocolo como o SIP é que existe uma vasta escolha de software e equipamentos compatíveis que podem ser utilizados em conjunto com o serviço. O leque de serviços oferecidos pelo SIPphone não fica atrás do Skype e em termos de preços, são um pouco mais baratos para a América e um pouco mais caros para a Europa, em relação ao Skype.
O que me levou a mudar do Skype para o SIPphone é que posso utilizar um adaptador telefónico para ligar um telefone sem fios normal ao router e fazer chamadas com ele sem precisar de estar sentado em frente ao PC. No entanto ainda estou à espera que chegue o adaptador que encomendei e enquanto espero posso continuar a utilizar um softphone para fazer as chamadas apartir do PC, para tal basta utilizar um dos vários softphones compatíveis com o SIPphone, como o Gizmo, o PhoneGaim, o X-Lite, etc.
O PhoneGaim, já alguém o tinha mencionado e como acabei de referir, é outro dos softphones compatíveis com o serviço da SIPphone. Este foi desenvolvido inicialmente para o sistema operativo Linspire, mas também já existe uma versão para Windows. O objectivo do PhoneGaim é integrar softphone e instant messenger numa só aplicação, mas quando o experimentei achei-o fraquinho, talvez venha a evoluír mais tarde, mas para já prefiro o Gizmo.
Tal como o MetalFatigue já tinha descoberto, a SIPphone tem agora uma campanha promocional na qual oferece 5 minutos grátis por dia para 30 países, incluíndo Portugal. Essa campanha funciona com qualquer softphone, quer seja o Gizmo, o PhoneGaim, etc. e também com utilizadores de hardware, mas tem algumas condicionantes que estão explicadas
nesta página.
Há muitos fornecedores de serviços de VoIP disponíveis na net para quem se der ao trabalho de procurar um bocadinho (
este é um bom sítio para começar), e há também muitos softphones para download. Alguns softphones só funcionam com o fornecedor de serviço ao qual pertencem, outros são genéricos, baseados em protocolos open source e funcionam com qualquer operadora que seja compatível com esse protocolo, é só configurá-los. Passa-se o mesmo com as operadoras, algumas obrigam à utilização de um software específico, ao passo que outras permitem ao utilizador escolher o softphone que quer utilizar e muitas permitem mesmo utilizar hardware específico para fazer chamadas apartir de um telefone normal sem ser preciso usar software nenhum.
No que respeita às operadoras, o leque de serviços disponíveis varia bastante de umas para as outras, assim como as condições do serviço e os preços praticados para os vários destinos, aconselho-vos a pesquisar um bocado e encontrarem o serviço que mais vos apela. Tenham em mente que qualquer que seja a operadora e/ou softphone que escolherem, as chamadas entre clientes são sempre grátis, as únicas chamadas que são pagas são aquelas efectuadas para as redes fixas e móveis "normais".
Todos os serviços de VoIP que conheço compensam bastante para quem (como eu) faz chamadas internacionais, no entanto convém pesquisar um pouco e encontrar aquele que compensa mais de acordo com os destinos e as características que se pretendem. Para quem só faz chamadas nacionais, nem sempre compensa, por exemplo, com o tarifário actual da PT, as chamadas são a 1 cêntimo/min para qualquer destino dentro da rede PT em horário económico, o que acaba por ser menos do que a maioria dos serviços de VoIP. No que respeita a chamadas para telemóveis em Portugal, os serviços de VoIP que experimentei até agora têm preços na ordem dos 25-30 cêntimos/min o que também nem sempre compensa face aos tarifários das operadoras móveis, é uma questão de pensar um bocadinho e fazer as contas.
Resta apenas dizer que se escolherem um serviço de VoIP para utilizar, façam-no baseado nas características do serviço em si e não nas promoções, porque essas já se sabe que mais cedo ou mais tarde acabam, ao passo que um serviço que é bom, é sempre bom
EDIT: Já cá tenho o adaptador telefónico a bombar, chamadas por software acabaram, agora é só telefone sem fios

Mais info em
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=19812