Partição WD 200 Gb

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partição WD 200 Gb

Mensagempor Judoca » Terça Ago 09, 2005 11:40

Amigos tou com uma duvida.

Tenho um wd 200 gb sata, sem partições, mas agora ando a pensar instalar o so de novo e tou a pensar criar umas partições.

O q aconselham?

Uma p o SO + jogos + programas - 40 gb
e o resto p files ( video + musica + etc)

Aceito sujestões. Uma questão se eu trabalhar ficheiros de uma partição diferente da do SO será q o processo é mais lento?

E se comprar um disco de 10000 rpm e deixar este p backups?

cumps
Judoca
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 16, 2005 10:58

Mensagempor Newton » Terça Ago 09, 2005 15:44

C: para SO e programas /40 GB
D: Backup (2 GB)
E: Download internet (depende)
F: resto
Newton
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 27, 2004 23:44

Mensagempor Barbatana » Terça Ago 09, 2005 18:39

200 GB podes bem dividir assim:

C: Sistema Operativo - 50 GB
D: Backup - 10 GB
E: Downloads - 60€
F: Gravações de CD´s e DVD´s - resto

O disco é grande por isso existem muitas possibilidades. Agora depende muito se fazes muitos downloads ou não e do tamanho deles.
A ultima partição que te indiquei também depende se graves muita coisa. Outra das vantagens desta partição é poderes guardar as imagens de cd's (jogos,programas, etc) para não teres de andar sempre a colocar os cd's na drive
Barbatana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 13, 2004 22:17

Mensagempor SammySam » Quinta Ago 11, 2005 4:13

Só não concordo com os 50GB para o SOperativo.
Acho que uns 35 cgegam e sobram.
É uma opinião.

Fiquem bem. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Hatebreeder » Quinta Ago 11, 2005 10:23

As dicas que damos são as que consideramos as mais gerais. Cada um deve tentar saber a que melhor se adapta a si próprio.

Bem, se o SO engloba os jogos sim, uns 40 gb. Se só tiver o Windows e Programas chegam 10GB (até pode ser demais) para não se fragmentar em demasia. Aconselho a seguinte configuraçao:

1) SO+Progs = 10 GB
2) Jogos = 40GB ou mais (sim, são enormes hoje em dia e convém estarem separados do SO para o risco de fragmentaçao dos ficheiros ser inferior)
3) Resto (mas aqui já depende dos ficheiros que tenhas, se muitos se poucos...)

Uma questão se eu trabalhar ficheiros de uma partição diferente da do SO será q o processo é mais lento?

Não, até pode ser + rápido.

E se comprar um disco de 10000 rpm e deixar este p backups?

10.000rpm para...?
Hatebreeder
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 02, 2004 1:47

Mensagempor Barbatana » Quinta Ago 11, 2005 11:03

Propos 50 Gb mas isso depende muito se vais instalar muitos jogos ou não. É claro que se instalares so 3 ou 4 jogos podes muito bem diminuir esta partição e aumentar outra que aches que vais usar mais.

Quanto ao disco de 10000 rpm ainda não justificam muito o investimento porque a capacidade ainda é pequeno (36 Gb ou 74 Gb) e ainda são caros.

Como trabalhas no mesmo disco não há problemas no processo de transferência de ficheiros.
Barbatana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LionGreen » Segunda Ago 22, 2005 20:47

Boas ppl :)
Também ando na duvida como é que hei-de particionar o meu novo disco de 250Gb...
Estava a pensar na seguinte configuração:

SO + drivers - 10Gb
Programas - 30Gb
Jogos - 30Gb
Documentos e outros ficheiros (Musicas, fotos, documentos) - 40Gb
Downloads - 50Gb

O resto seria para backups :wink:
AMD Athlon XP 2800+ Barton @ 2300Mhz
Abit NF7-S v2.0 Ultra400
Leadtek Winfast A400 GT @ Ultra @ 445 / 1215
Twinmos 2 x 512Mb @ 400Mhz
WD SataII 16Mb cache 250Gb
Seagate Ata100 120Gb
LionGreen
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mai 15, 2005 16:24

Mensagempor Barbatana » Segunda Ago 22, 2005 21:08

Não entendo a ideia de separar o SO dos programas e principalmente dos jogos. Caso instalem de novo o SO vão ter de instalar os jogos outra vez por causa da informação que fica no registo. Quando proponho uma partição pra SO já engloba jogos e programas, uma vez que são aplicações inseparaveis.

Por exemplo, eu tenho uma partição só pra ter imagens de jogos ou cd's que posso precisar a qualquer altura (nunca se sabe quando é que por qualquer motivo temos de voltar a instalar o jogo).

Um backup feito no mesmo disco onde temos a restante informação não é o mais indicado, nunca se sabe se por qualquer motivo (virus, spyware, etc) o disco possa ficar com problemas e depois a informação foi-se, backup deve ser feito num disco à parte.
Barbatana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Sábado Set 03, 2005 3:19

Concordo inteiramente com o a teoria de os backup´s serem feitos em discos (sempre que possível) á parte.
Aí sim termos um backup.

:wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Emaster » Domingo Set 04, 2005 6:31

A ideia de separar os Programas do SO é uma ideia certa... experimenta instalar o Photoshop... se fôr no C: manda-te logo uma mensagem a dizer q está instalado na mm partiçao do windows e n é recomendado bla bla... e se instalares o Photoshop na mm partiçao onde meteste o ficheiro de paginaçao levas com outra mensagem :P
O ficheiro de paginaçao... o ideal é ter um disco separado para ele... quanto aos progs em partiçoes diferentes das da do windows... ganhas em desempenho para alem de poderes meter uma partiçao mais pequena que, como ja foi dito, nao fragmenta tanto.
Bem, quanto a backup, sem dúvida :) o ideal é ter 2 discos em Raid1.
Imagem
Emaster
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Ago 18, 2005 20:45

Mensagempor Barbatana » Domingo Set 04, 2005 8:28

Emaster Escreveu:A ideia de separar os Programas do SO é uma ideia certa... experimenta instalar o Photoshop... se fôr no C: manda-te logo uma mensagem a dizer q está instalado na mm partiçao do windows e n é recomendado bla bla... e se instalares o Photoshop na mm partiçao onde meteste o ficheiro de paginaçao levas com outra mensagem :P
O ficheiro de paginaçao... o ideal é ter um disco separado para ele... quanto aos progs em partiçoes diferentes das da do windows... ganhas em desempenho para alem de poderes meter uma partiçao mais pequena que, como ja foi dito, nao fragmenta tanto.
Bem, quanto a backup, sem dúvida :) o ideal é ter 2 discos em Raid1.

Instalas o Photoshop numa partição separada do Windows mas se tiveres de formatar o Windows vais ter de voltar a instalar o Photoshop, esse é o grande problema. Acontece o mesmo com os jogos, office e todo o tipo de software. Se fossemos a liagr a todo o tipo de mensagens que os programas dizem sobre não deve fazer isto ou aquilo, não podias instalar nada. Na minha opinião instalar software numa partição diferente da do Windows é um erro, mas isso é pra mim cada qual faz como entender.
Barbatana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xXx... » Domingo Set 04, 2005 10:07

usem o acronis true image ou o ghost e nunca mais na vida tem de reinstalar nada são 5 min e volta td ao sitio sem chatices .... a q ser practico ...
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor Barbatana » Domingo Set 04, 2005 15:34

Como é k um dvd por exemplo leva uma imagem do ghost com n cenas? Tudo bem podes por a imagem numa partição separada ou mesmo num disco à parte e se pifa? O ghost é um programa muito util mas há certas situações que não é o ideal. A imagem ocupa bastante o espaço depois fica inutilizavel. Eu prefiro instalar tudo de novo, mas cada um sabe de si.
Barbatana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Emaster » Domingo Set 04, 2005 17:34

Instalas o Photoshop numa partição separada do Windows mas se tiveres de formatar o Windows vais ter de voltar a instalar o Photoshop, esse é o grande problema. Acontece o mesmo com os jogos, office e todo o tipo de software. Se fossemos a liagr a todo o tipo de mensagens que os programas dizem sobre não deve fazer isto ou aquilo, não podias instalar nada. Na minha opinião instalar software numa partição diferente da do Windows é um erro, mas isso é pra mim cada qual faz como entender.

Desculpa lá... se instalares na mesma partiçao do windows nao vais ter de instalar o photoshop à mesma? :? Eu o que disse nao foi para poupar esse trabalho (embora seja possivel não ter de instalar os programas de novo) O que eu falei foi no desempenho... e se não ligas às mensagens... bem.. concerteza as mensagens têm um sentido de ser.. e olha q não falo só no Photoshop, refiro-me a todos os programas, principalmente os mais pesados, Photoshop foi um exemplo.
Imagem
Emaster
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Ago 18, 2005 20:45

Mensagempor Barbatana » Segunda Set 05, 2005 8:01

Quando me referi as mensagens muitas vezes é o anti-virus e esse tipo de aplicações. Num tive problemas ao instalar tudo na mesma partição e sempre que formato o disco volto a fazer tudo igual. Mas como já referi cada qual faz como achar melhor e estamos aqui pra dar opiniões.

Já dei a minha opinião pra particionar o disco por isso não vale a pena estarmos pra aqui a discutir se se deve instalar tudo junto ou separado, ok?
Barbatana
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante