Eh pá... eu já disse isto noutro tópico... o Sôr Gimbras é o maior da Conversa da Treta.
Eu proponho o MGMCT: Movimento Gimbras a Moderador da Conversa da Treta.
Um gajo aqui a tentar trabalhar, mantendo uma cara séria e ele sai-se com aquela dos anéis e do rabilu LOL
mais on-topic: o JRR Tolkien criou primeiro as línguas e só depois o Universo da Middle-Earth. O Sindarin e o Quenya têm algumas semelhanças com o Suomi (a língua oficial da Finlândia), que supostamente será de origem mongol. O Quenya, acima de tudo, tem bastantes semelhanças com o Suomi.
Além disso, o fascínio pela mitologia nórdica, e a falta de uma tradição mitológica da mesma grandeza em Inglaterra, fizeram com que ele desenvolvesse o tal Universo tolkieniano, como muito bem disse o Sôr Gimbras.
Para quem ainda não leu, e tem interesse nisso, a parte inicial da mitologia tolkieniana, o Silmarillion, tem a Genésis do Universo da Middle-Earth: Ainulindalë (tradução muito livre, a Canção dos Ainur), que relata como foi criado o Universo em algumas das páginas mais geniais que já li em toda a minha vida. Aliás, todo o Silmarillion é lindíssimo, mas essa parte destaca-se mesmo.
A minha personagem preferida desse Universo inteiro aparece nesse livro... Qual Aragorn, Gandalf ou Froda-se... Curto mesmo é o Fëanor (o gajo tem mau-feitio, como eu).
http://www.glyphweb.com/arda/f/feanor.html