Adam Jones dos Tool é um guitarrista que eu admiro bastante. Não é considerado dos melhores do mundo porque não faz solos de meio quilómetro, e é relativamente discreto (mesmo em termos do desempenho dele). A parte de guitarra dos Tool faz parte do todo e encaixa nela. Por mais que eu reconheça o mérito de gajos como o Slash, que é um guitarrista prodigioso, nos Tool não vemos secções de músicas dedicadas a um solo, não faz sentido. A construção dos temas faz-se de forma evolutiva e através da criação de dinâmicas, progressivamente.
Para quem gosta de prestar atenção aos detalhes. Tocar guitarra não é só ser prodigioso e ter dedos ágeis: em termos de envolvência e dinâmica (exemplo: Reflection, do Lateralus) não há melhor no mundo inteiro.
É incrível como nos álbuns de Tool se descobrem sempre pormenores novos, de cada vez que se ouvem as músicas. Pequenos riffs, muitas "camadas" de som, uma secção rítmica que encaixa perfeitamente com a melódica... Em termos de construção musical, para mim, são intocáveis.