Tenho notado que ás vezes a leitura/escrita do meu HDD n é das melhores. Fui ver o que se passa e reparei que o canal IDE onde o disco se encontra está em PIO no XP (Gestor de dispositivos).
Mas n está sempre, depois de ligar o pc/reboot está em UDMA 5, alguam horas depois é que passa para PIO.
Fui ver o que provocava isto e depareime com o facto do XP diminuir a velocidade do canal IDE a cada 6 erros de CRC. Portanto, alguma coisa está a criar os ditos erros e a meter-me o disco em PIO depois de algum tempo.
Queria ver se resolvia isto pk em PIO os loadings de certos games demoram muito e gravações de DVD's só a 2x.
O disco é um SATA Samsung SP1213C 120G. É o unico disco SATA que tenho no sistema, só tenho mais um disco mas é IDE.
Na Bios até já forcei o disco a tar a UDMA5 mas o prob é mesmo com o XP, ou então alguma config na Bios que provoca isto, n sei. Penso que o disco tá bom pk n faz barulhos estranhos nem acusa nada no scandisk. Tb já substitui o cabo SATA mas ficou na mesma.
Já agora, fica aqui a configuração SATA/IDE que aparece no Gestor de dispositivos.
//Controladores IDE ATA/ATAPI
- Canal IDE primário (Master:CD-RW em MWDMA2 Slave:DVD-RW em UDMA2)
- Canal IDE primário (Disco SATA 120G em UDMA5, no inico claro)
- Canal IDE secundário (Master: Disco 40G em UDMA5 Slave: ---)
- Canal IDE secundário (---)
- Intel(R) 82801EB Ultra Ata Storage Controlers
- Intel(R) 82801EB Ultra Ata Storage Controlers
Meti isto aqui pk penso que deveria haver um canal IDE terceário, em vez disso, os primários e secundários estão repetidos, terá alguma coisa a ver?
Fikem bem...