Vírus Zotob Espalha-se Através das Falhas do Windows

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Vírus Zotob Espalha-se Através das Falhas do Windows

Mensagempor NePTeR » Terça Ago 16, 2005 11:02

Poucos dias após a Microsoft divulgar correcções para uma falha no sistema Plug & Play do Windows, surgem na internet duas variantes do vírus Zotob, que explora a falha de segurança e que se espalha automaticamente entre os computadores vulneráveis.

Segundo a britânica Sophos, que anunciou a descoberta do Zotob.A e Zotob.B nesta Segunda-Feira (15/08), as pragas propagam-se de maneira similar ao Sasser - ou seja, não é necessária nenhuma acção do utilizador para que ele seja infectado.

As variantes A e B do Zotob não atacam através de mensagens de e-mail, mas vasculham redes locais e ligações realizadas pelo PC da vítima para encontrar mais sistemas vulneráveis. Uma vez que encontre, envia cópias de si mesmo automaticamente para a outra máquina, explorando a falha detalhada pela Microsoft.

fonte: cdrwxp
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor major_jb » Terça Ago 16, 2005 15:21

Li algures (ja nao me lembro onde :? ) que kem tiver o windows xp com o sp2 instalado n precisa de se preocupar.....
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor Onyros » Terça Ago 16, 2005 15:40

Confirma-se (Windows XP, Service Pack 2 não afectado) ;) na última parte do artigo refere isso mesmo.

http://searchsecurity.techtarget.com/or ... ucket=NEWS

http://searchsecurity.techtarget.com/or ... ucket=NEWS
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor TheRza » Quarta Ago 17, 2005 0:58

pois! é por isso ke o SP2 deve tar instalado!

ainda ha muito people ke nao o tem instalado nao sei pk e depois dizem ke apanharam virus e assim!!!

Pc prevenido vale por 2!!!! :lol: :lol: :lol:
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor tofas » Quinta Ago 18, 2005 10:20

Vírus fecha sites de média norte-americanos
Um worm colocou, ontem, offline as redes de computadores das estações norte-americanas de televisão CNN, ABC News e do jornal New York Times.
A queda pode ter sido ocasionada por uma nova variante do Zotob, que aproveita uma falha de segurança do Windows para infectar as redes. O acidente aconteceu ontem. O worm começou a circular no último fim-de-semana e atacou a rede da CNN durante uma transmissão ao vivo, mostrando uma mensagem de erro nos computadores que estavam a correr Windows 2000. A CNN informou que foram contaminadas as redes da emissora em Atlanta e Nova Iorque.

O Zotob surgiu seis dias depois que a Microsoft anunciou uma actualização para corrigir vulnerabilidades do componente Windows Plug and Play do sistema operativo. O worm procura falhas no Windows pelas portas TCP 445,8888 e 33333 e propaga-se rapidamente pela rede, deixando o tráfego lento e até mesmo retirando computadores do ar, como aconteceu com as gigantes de média.

Os criadores do vírus desenvolveram rapidamente outras variantes do Zotob e, segundo empresas especializadas em segurança, já infectaram pelo menos 100 companhias espalhadas por todo o mundo. A Trend Micro acredita que a variante do Zotob que infectou as empresas de comunicação foi a RBOT CBQ. O novo worm ataca as versões de Windows 2000, Server 2003 e XP.

info Exame informatica
tofas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 16, 2005 16:14

Mensagempor PapaGigas » Sábado Ago 20, 2005 8:49

TheRza Escreveu:pois! é por isso ke o SP2 deve tar instalado!

SEMPRE.. lol.. o SP2 são +/- 266 MB (creio eu).. o que é só +/- metade do SO.. mas pronto.. cada um sabe de si.. :roll:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Azarael » Sábado Ago 20, 2005 11:20

Este é um dos ultimos virus a ter cobertura nos media, mas sinceramente n acho que "mereça". No tempo do sasser o trafego das redes aumentou uns 20%, com este não se notou qualquer aumento invulgar.

PS: Se calhar foi só mesmo por ter ido bater à CNN :lol: ...
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor PapaGigas » Sábado Ago 20, 2005 11:28

Azarael Escreveu:Se calhar foi só mesmo por ter ido bater à CNN :lol: ...

Caguei-me a rir.. LOL.. foi em directo:

Imagem

PS - Olhem lá para a imagem de fundo.. LOL.. que deboche.. :lol: :lol: :lol:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Azarael » Sábado Ago 20, 2005 11:34

Lá está. Isto cheira-me mais a incompetência dos departamentos de IT (ou a sua inexistência) nas companhias do que outra coisa.
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor PapaGigas » Sábado Ago 20, 2005 11:38

Azarael Escreveu:Lá está. Isto cheira-me mais a incompetência dos departamentos de IT (ou a sua inexistência) nas companhias do que outra coisa.

Foi a primeira coisa que eu pensei.. LOL.. até fiz um comentário "engraçado" na altura em relação a esses parrecos.. :lol: :lol: :lol:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor banido » Sábado Ago 20, 2005 19:58

major_jb Escreveu:Li algures (ja nao me lembro onde :? ) que kem tiver o windows xp com o sp2 instalado n precisa de se preocupar.....

Népias. A própria Microsoft, aconselha...
Restrict use of ActiveX controls to trusted web sites only.

...eu acrescento:

atenção, á porta 445 (principalmente, no win2000).

P.S. - Vão aparecer muitas variantes deste virus, pelo que AV´s neste momento, são ineficazes!

A melhor solução é... SPYWAREBLASTER actualizado.
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor TheRza » Sábado Ago 20, 2005 23:05

PapaGigas Escreveu:
TheRza Escreveu:pois! é por isso ke o SP2 deve tar instalado!

SEMPRE.. lol.. o SP2 são +/- 266 MB (creio eu).. o que é só +/- metade do SO.. mas pronto.. cada um sabe de si.. :roll:

é assim eu tenho o cd original do sp2 e aparece 470MB, logo ainda é mais!

mas é uma cena ke nao custa nada instalar e em muitas situações isso previne muitas situações desagradaveis com virus e afins!!!

o meu cd veio com a PcGuia por isso mesmo kem tem dial up pode arranjar facilmente!!! :wink:

kem nao tem ke instale!!!

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor PapaGigas » Domingo Ago 21, 2005 6:22

TheRza Escreveu:é assim eu tenho o cd original do sp2 e aparece 470MB, logo ainda é mais!

TheRza Escreveu:o meu cd veio com a PcGuia por isso mesmo kem tem dial up pode arranjar facilmente!!! :wink:

Será que tou a dormir.. ou acabaste de te contradizer completamente?.. cd "original".. que veio na pc-guia?.. wtf.......... 8O :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor major_jb » Domingo Ago 21, 2005 10:53

PapaGigas Escreveu:
TheRza Escreveu:é assim eu tenho o cd original do sp2 e aparece 470MB, logo ainda é mais!

TheRza Escreveu:o meu cd veio com a PcGuia por isso mesmo kem tem dial up pode arranjar facilmente!!! :wink:

Será que tou a dormir.. ou acabaste de te contradizer completamente?.. cd "original".. que veio na pc-guia?.. wtf.......... 8O :roll:

é verdade... eu tb tenho 1 k veio com a pc guia.....

o cd original do sp2 é completamente gratuito.... se quiseres até podes mandar vir da própria microsoft que axo k só pagas os portes (ou entao nem isso pagas) :D

fikem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor D12 » Domingo Ago 21, 2005 10:57

tb tenho esse cd do sp2 :D
veio mesmo na pcguia :D
AMD 64 3200+ Mb asus k8V SE Bios actualizada
512 Mb drr 400 mhz kingston
Asus Radeon 9600 XT@ default 497/594
Disco Rígido de 120GB Sata