QUe linguagem... !?

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor capricorn » Sábado Ago 20, 2005 13:08

Creative Byte Escreveu:não te metas em VB principalmente de estás a iniciar no mundo da programação, é que por ser simples deixa o programador inexperiente aprender más técnicas de programação.

aprendes mais rápidamente a programar em VB, mas torna-se mais dificil aprender uma linguagem "de jeito" depois de adquirir essas ditas "más técnicas de programação"
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 20, 2004 13:03

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Ago 20, 2005 13:53

Não sei se vocês estão a referir-se com experienia na versão .Net ou nas anteriores. Eu por experiencia própria acho horrivel a versão 6 e acho boa a .NET, é mesmo assim tao grande a diferença.

Tou a aprender C# neste momento e não tenho tido grande dificuldade, o pior é mesmo a sintax a semantica. Sim é verdade que o VB "ajuda-te" a omitir algumas coisas que era melhor não o fazer, mas são poucas e normalmente não nos limitiam...o importante como já disse noutro forum é o framework .Net se é bom ou nao. Eu acho que sim.

Eu volto a dizer, sem apoio de alguém que perceba de programação e sem experiencia, o VB.NET é um exelente ponto de partida.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor PaiDaMorte » Segunda Ago 22, 2005 17:24

Humbucker , mas eu tive. E eu ja peguei nos meus 12 anos , nuns livros de qbasic e comecei a aprender alguns programas.

Tambem agora programo um bocadinho em linguagem maquina que é parecida com o qbasic.

Mas eu queria entar agora um bocado mais fundo , o problema penso que não seja aprender e sim o que aprender.

E tal como tu disseste , programar é fundamentl para um eng. Não é que não o saiba , nem que não consiga aprender , a questão é mais o que aprender.

Obrigado a todos pela ajuda , e pelos links Metal.

Penso que vou começar já por C# e vou vendo qual é a diferença para as outras , penso que se uma pessoa aprender uma , as outrras 2 não vai ser nada complicado , penso eu eheheeh.

Obrigada a todos mais uma vez
...
PaiDaMorte
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 22, 2004 16:50

Mensagempor capricorn » Segunda Ago 22, 2005 18:09

php é mais simples, mas C# é uma grande linguagem. força nisso e se houver duvidas posta praí
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lquental » Terça Ago 23, 2005 14:36

Como já se falou aqui em Delphi, que é baseado em Object Pascal e como o Pascal é uma excelente linguagem de programação para aprender a programar:
-Muito limpa, bem estruturada e mais amigável...

Deixo aqui o meu conselho para começar com o Delphi, ou como alternativa um IDE novo baseado no FreePascal que é o Lazarus http://lazarus.freepascal.org que permite fazer aplicações visuais que podem ser compiladas para Windows, Linux e Mac OSx
lquental
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 23, 2005 14:03

Mensagempor grooman » Sexta Ago 26, 2005 0:12

So gostaria de dizer que C++ é uma bosta comparado com Java.

C++ foi uma tentativa, na minha opinião e de muito boa gente, falhada de converter a linguagem C para uma Orientada ao Objectos.

Java sim, é a linguagem OO por excelência, muito embora exista o Smaltalk que ainda é mais purista em alguns dos conceitos de OOL, mas é muito pouco usada.

Desculpem, mas não resisti... 8O
grooman
Novato
Novato

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:54

Mensagempor capricorn » Sexta Ago 26, 2005 0:51

grooman Escreveu:So gostaria de dizer que C++ é uma bosta comparado com Java.

C++ foi uma tentativa, na minha opinião e de muito boa gente, falhada de converter a linguagem C para uma Orientada ao Objectos.

Java sim, é a linguagem OO por excelência, muito embora exista o Smaltalk que ainda é mais purista em alguns dos conceitos de OOL, mas é muito pouco usada.

é estranho que essa "bosta" (como tu chamas) seja usada na maior parte dos programas que usas.
O java é uma linguagem muito porreira, mas corre sobre uma virtual machine, o que significa que perde muito a nivel de performance.
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xirix » Sexta Ago 26, 2005 7:45

Lololololol

Só posso rir à gargalhada.

C++ é a linguagem OO por excelência. Aliás, JAVA não chega a ser 100% OO (depois vou fazer a pesquisa de quais as features OO que o JAVA não tem). A única vantagem que o JAVA tem, e por consequência o .NET tb, por trabalharem em cima de virtual machines, é o garbage colector que faz a gestão de memória. O que te liberta desta função, logonão existem memory leaks. No entanto esta "vantagem" tem como inconveniente a performance que perdes.

Acho que antes de fazeres essas afirmações devias basear-te melhor no que falas.

Desde drivers, programas de alta-performance e até jogos são feitos em C/C++. Mostra-me um programa que funcione em real-time que seja feito em JAVA.

Realmente.... este pessoal conhece um pentelho do mundo e já se julga dono da verdade....

UPDATE: vê nesta url a comparação do JAVA com C++. É uma comparação bem básica mas vês logo que o JAVA não é 100% OO. A página está uma beca desactualizada pq a última versão de JAVA já suporta generics.
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor capricorn » Sexta Ago 26, 2005 10:25

Não percebi porque não consideras o JAVA uma linguagem OO a 100%, eu diria que até é mais do que o c++
Editado pela última vez por capricorn em Sexta Ago 26, 2005 10:26, num total de 1 vez.
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lquental » Sexta Ago 26, 2005 10:26

Isso está a ficar muito Off Topic, é mais uma flame war. A pessoa que iniciou este thread só queria saber qual a linguagem melhor para começar a programar!

Mas aqui vai mais lenha para a fogueira, na minha opinião pessoal, qualquer linguagem com garbage collection (ex: C# e Java) não são as melhores para se aprender a programar. Um programador deve sempre destruir qualquer objecto criado, ou pelo menos ter essa noção. Pois se não a tiver a migração para outras linguagens pode originar muitas dores de cabeça.
lquental
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 23, 2005 14:03

Mensagempor xirix » Sexta Ago 26, 2005 10:39

capricorn Escreveu:Não percebi porque não consideras o JAVA uma linguagem OO a 100%, eu diria que até é mais do que o c++

Vê a url no meu post anterior e depois diz qualquer coisa :D
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor xirix » Sexta Ago 26, 2005 10:46

lquental Escreveu:Isso está a ficar muito Off Topic, é mais uma flame war. A pessoa que iniciou este thread só queria saber qual a linguagem melhor para começar a programar!

Mas aqui vai mais lenha para a fogueira, na minha opinião pessoal, qualquer linguagem com garbage collection (ex: C# e Java) não são as melhores para se aprender a programar. Um programador deve sempre destruir qualquer objecto criado, ou pelo menos ter essa noção. Pois se não a tiver a migração para outras linguagens pode originar muitas dores de cabeça.

Concordo contigo. Acho que começar logo por uma linguagem que faz um bucado do trabalho que um programador deveria fazer é um passo a caminho da ignorancia.

Isto porque se uma pessoa souber como as coisas funcionam por "baixo da mesa", consegue sempre produzir código com melhor performance e mais funcional. A espiga é que hoje com as bujardas de processadores que temos, qualquer mau código corre rápido.

Continuo com a minha recomendação de Pascal para o gajo aprender as bases e depois evolui para um C# ou JAVA. Começar logo em C# ou JAVA não vai ter bases minimas para fazer uma coisa minimamente aceitável.

toda a gente que conheço que começou a programar em Pascal ou C e hoje é programador, programa bem. Já pessoal que começou com VB ou mais recentemente JAVA, já não é bem assim.

Exemplo disso, ando a dar manutenção hoje num código ASP que apenas uma página asp tem mais de 4500 linhas de código. Isto não é normal e é uma coisa mal feita. Mas enfim isso é coisa para outras guerras.

Minha recomendação Pascal e faz o downloade de uma cena chamada SWAG, que é bué exemplos de código (acho que uns 4000) em pascal para fazeres de tudo. Desde um simples scrool no ecran a comunicar com portas de série.

Abraços
X|r|X
=================
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor grooman » Sexta Ago 26, 2005 15:29

xirix Escreveu:

Lololololol

Só posso rir à gargalhada.

C++ é a linguagem OO por excelência. Aliás, JAVA não chega a ser 100% OO (depois vou fazer a pesquisa de quais as features OO que o JAVA não tem). A única vantagem que o JAVA tem, e por consequência o .NET tb, por trabalharem em cima de virtual machines, é o garbage colector que faz a gestão de memória. O que te liberta desta função, logonão existem memory leaks. No entanto esta "vantagem" tem como inconveniente a performance que perdes.

Acho que antes de fazeres essas afirmações devias basear-te melhor no que falas.

Desde drivers, programas de alta-performance e até jogos são feitos em C/C++. Mostra-me um programa que funcione em real-time que seja feito em JAVA.

Realmente.... este pessoal conhece um pentelho do mundo e já se julga dono da verdade....

UPDATE: vê nesta url a comparação do JAVA com C++. É uma comparação bem básica mas vês logo que o JAVA não é 100% OO. A página está uma beca desactualizada pq a última versão de JAVA já suporta generics.

Java só não é 100% OO, como Smaltalk, porquê têm algumas variáveis primitivas, como int, bool, etc, ou seja, estas não são Objectos. Mas para se redimir deste facto, Java possui várias formas de conversão destes tipos primitivos para Objectos, como é o caso do método java.lang.Integer que encapsula o int num Objecto compativel, o Integer.

Tirando isso, Java é só objectos, logo 100% OO.

Além disso, Java foi criado de raiz, pensado para ser uma OOL, com todos os conceitos dai inerentes, como encapsulamento, herança, etc.

C++, pelo contrário, foi uma (tentativa) adaptação do C para OOL, rompendo pelo caminho com algumas dos conceitos que tornam belo o paradigma de programação orientada a objectos, como por exemplo o facto de C++ possuir herança multipla ao invés de simples.

A minha opinião baseia-se entao na conservação dos conceitos que devem estar por trás de uma verdadeira OOL, o que C++ nao se encaixa.

Claro que C++ terá maior performance, dá-te acesso ao hardware, como C, onde a possibilidade de cometeres erros a programar aumenta exponencialmente. Não digo que nao seja necessário, apenas torna a programação muito menos natural e fluida como em Java.

Por isso, dito novamente por uma pessoa que nao percebe pentelho, Java é bem melhor que C++ como OOL.

Ah, e mais engraçado, é que na minha Universidade, na discipina de OOL, da-mos Java, e nao C++, tendo nós já dado C a dar com pau... porque será...
grooman
Novato
Novato

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:54

Mensagempor xirix » Sexta Ago 26, 2005 15:46

Só uma pequena questão... Como é a herança multipla no JAVA e compara com a do C++ :P. Leste ao menos a url que indiquei???

A tua faculdade, como muitas outras, dá hoje em dia JAVA em vez de C++, pq o mercado tem mais ofertas de JAVA do que C++. Esta estratégia é apenas para que os alunos saiam da faculdade mais preparados para o mercado de trabalho.
X|r|X
=================
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor PaiDaMorte » Sexta Ago 26, 2005 16:52

Esta discução e um e-book que comecei a ler , deram me a entender , que se quero começar a programar coisas a serio , ou mesmo a brincar mas coisas bem feitas , trenho de começar por baixo. COmo a familia C sempre me faxinou , vai mesmo por ai . Não descartando certamente pascal. Sempre pensei que esta linguagem fosse parecida com o basic , mas parece que não... Não flamem e continuem adiscução , que axo que se for bem orientado este tópico, pode dar muita ajuda a varios utilizadores... A mim já deu , agora so falta recolher material. E suar estopinhas
...
PaiDaMorte
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 22, 2004 16:50

AnteriorPróximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes