Upgrade BIOS Compaq presario 2516EA e temperatura!

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Upgrade BIOS Compaq presario 2516EA e temperatura!

Mensagempor Marsupalami » Terça Jun 21, 2005 18:41

Olá a todos,

Tenho tentado fazer o upgrade à bios do meu portátil para ver se consigo que ele trabalhe abaixo dos 60ºC.

O meu portatil tem um temperatura de funcionamento média de 64ºC, o que significa que tem sempre a 2ª ventoinha a funcionar, o que vos garanto que passados 5m de trabalho já dá dore de cabeça... e qnd ultrapassa por vezes os 67ºC a 3ªventoinha liga, e ai sim parece um boing 747 a levantar voo.

O meu irmão tem um portatil igualzinho, mas mais novo 6 meses, e funciona sempre abaixo dos 60ºC, ligando as ventoinhas apenas qnd necessário.

Já tentei fazer o upgrade da bios com os driversmais actuais no site da hp/compaq:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/soft ... =en&os=228

Mas diz sempre que os upgrades que tento instalar n são para este computador.

Penso k a versão da bios k tenho é a KF.F.14

Alguem me tem alguma sugestão ou um esclarecimento para esta situação???

Gostava muito de poder resolver isto!

Um abraço e obrigado!
Marsupalami
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 02, 2004 17:15

Mensagempor bintoito » Quarta Jun 22, 2005 3:42

O processador desse não é um AMD??
é que o meu é um presario 2530eu ( Mobile Pentium, portanto será + fresco) ) e o chassis é o mesmo(3 ventoinhas de origem) e ele só vai aos 60 qndo tou ou a crackar dvd´s ou então a fazer o stress test..mas mal ele liga a 3ª ventoinha (na casa dos 60º) ele começa logo a baixar e estabiliza nos 50 e pouco, isto cu cpu a 100%, pq de resto a 2.8 nunca me passa dos 47º

a bios que dizes não ser para o teu não será a KH.F.23??
saca o cpuz (www.cpuid.com) vê a versão da bios que tens e se dizer que o teu irmao tem outro igual ao teu instala o prog. tb no dele e vê a bios que ele tem..se difs., mudas para a dele, se iguais telefonas para a HP, se bem que o melhor será mesmo telefonar para a HP para eles te mandarem por mail ou assim a bios adequada para o teu, pois se instalares a bios errada tás bem lixado...
Boa sorte com isso.

Ahh, se o teu portátil é mais velho tb se pode dar a hipótese de teres as ventoinhas e respectivas condutas de ar cheias de esterco o que impede o arrefecimento eficaz.tenta dar-lhe com o aspirador no máx nas entradas de ar, para ver se melhora a coisa, senão tb podes sempre desmntar o portatil, coisa que nunca fiz por ter medo de depois de me sobrar um parafuso ou coisa que o valha :oops:
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor Marsupalami » Segunda Jun 27, 2005 1:49

O processador do meu compaq 2516EA é um mobile pentium IV a 2.53Ghz.

A versão da bios é a KF.F.14 e n consigo nem meter a KH.F.23 nem a mais recente porque ele diz sempre que a versão da bios k tento instalar n é referente a este pc. O que é mt estranho pois é a que está na pagina de download de drivers para este modelo e é onde saco todos os outros drivers.

Qnd tiver com o meu irmão tenho k ver qual é a versão da bios que ele tem para confirmar se realmente este problema de temperatura que faz com k que esteja sempre com a 2ªventoinha ligada. Senão poderá mm ser da obstrução com sujidade dos coolers.
Marsupalami
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor bintoito » Segunda Jun 27, 2005 20:16

pois, eu se fosse a ti "cagava" então no update da bios...eu nao kereria instalar uma bios em que aquilo me dissesse pq motivo fosse que não era para o meu!!

Evita ao máx pousar o portátil em sítos cheios de pó, ou no caso de serem tecidos, tecidos cheios de borbotos e coisas assim..eu ando sempre cum panito atrás para limpar o sitio onde o vou pousar:)
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor ncastro » Quarta Ago 24, 2005 9:22

Metestes algum modulo de memória adicional? Mudastes de Unidade Optica?

Eu tive o mesmo (ou parecido) problema com o meu PResario 700EA. Até que queimou a motherboard em garantia. A COmpaq mudou a Mobo do Portátil mas passado 1 ano voltou a queimar. PEdi orçamento e pediam-me 900 € pela MB mais instalação. Claro que recusei.

Pesquisei na net e achei um Presario 701 EA, em que a unica diferença para o meu modelo era o processador que passava do AMD DUron 900 para o Duron de 1Ghz. Tinha o TFT partido comprei por 100 €.

Dos 2 Portateis montei um mas o problema de aquecimento continuava. Foi ai que após pesquisar na net descobri que os modelos da COmpaq não aceitam todo o tipo de memórias. E como tinha feito um upgrade de 256Mb fui logo retirar o DIMM!

O Portatil nunca mais aqueceu a nivel de CPU ou Chipset. Já de disco não posso dizer o mesmo pois chega aos 55 ºC num instante (1 hora ligado).

Estou a engendrar maneira de montar uma nova ventoinha no Portátil mas ainda não arranjei solução. Se precisares de desmontar isso apita pois já tenho prática!!!

Fikem bem!!!
Moderador alfatek: A sua mensagem/tópico foi moderada(o) por infringir as regras referentes a spam.
ncastro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 18, 2005 16:02

Mensagempor Marsupalami » Sexta Jan 13, 2006 21:57

ncastro - Metestes algum modulo de memória adicional? Mudastes de Unidade Optica?

Não meti nada! Pelo que tenho visto o processador 2.53 é uma bela bosta, é mt mais barulhento que o 2.66 ou o 3.0.

Na empresa temos portateis iguais mas com estes processadores e são mt mais silenciosos.

A maneira que arranjei para trabalhar a temperaturas abaixo dos 60º foi trabalhar com o portatil numa posição elevada na parte de trás com um apoio. Ele assim faz melhor a ventilação e não aquece tanto, logo n liga tantas vezes a porcaria da 3ªventoinha que mais parece a turbina de um caça bombardeiro.

Mas penso que com uma limpeza a sério lá por dentro isto ficasse melhor, mas não me vou meter nestas aventuras... pelo menos por agora.
Marsupalami
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Astrolupa » Quarta Fev 15, 2006 12:47

Marsupalami, eu também tenho a (in)felicidade de ter um portátil igual a esse. Já me deu chatices que chegue, mas ao menos nunca avariou a sério.
Eu também me deparei com o problema das ventoinhas, e o upgrade da bios não resolve porque o problema é outro. Como a garantia já tinha acabado e tudo, e chateado como já estava de ouvir as 3 ventoinhas a zunir o dia todo, mesmo nos dias mais frios de Inverno, abri o portátil até chegar à zona do processador, que se encontra coberto por uma enorme placa de metal com uns tubos de cobre que conduzem o calor para as duas ventoinhas principais. Ao tirar o módulo que contem as duas ventoinhas, descobri a causa do aquecimento excessivo. Os tubos de cobre formam uma especie de uma grelha com pouco espaço entre cada elemento à saída, o que se transforma numa armadilha de pó e mais qualquer coisa que seja sugado lá para dentro. É limpar a tonelada de pó que já deve estar lá acumulado (o meu estava totalmente tapado), e não esquecer as pás das ventoinhas também, montar tudo e ligar.
Maravilha! A maior parte do tempo só funciona uma ventoinha e a metade da sua velocidade máxima. Actualmente até me dou ao luxo de correr um programa em "background" que faz calculos matemáticos intensivos e puxa sempre o processador para os 100%, e no máximo dos máximos liga a segunda ventoinha a média velocidade se estiver num ambiente aquecido. Senão, só a primeira à velocidade máxima é suficiente para o manter numa temperatura saudável. Assim que desligo esse programa intensivo e o uso o portátil com os programas habituais do dia a dia, a segunda ventoinha deixa logo de funcionar e a primeira reduz a velocidade após alguns pouco minutos.

Resumo: Mau design interno faz com que o pó se acumule nas saídas de ar. O procesador "luta" pra se manter fresco. Não sei como sobreviveu um Verão inteiro sempre a trabalhar e todo entupido.......

Recomendação: Evitar perder os parafusinhos todos, uma boa chave philips, algum sangue frio e perder uma meia-horita, acaba com as dores de cabeça! Boa sorte!
Cumprimentos,
Nelson Viegas
Astrolupa
Novato
Novato

Registado: Quarta Fev 15, 2006 12:33

Mensagempor Marsupalami » Quinta Fev 16, 2006 20:27

Astrolupa, depois do que escreveste fiquei com mais coragem para o abrir e limpar, porque sempre me pareceu que isto se tem agravado devido ao acumular de "morraça" aki dentro! já lá vão quase 3 anos de uso e abuso (esta maquina tá praticamente ligada 24-7)

Quando o fizer a "operação" de limpeza venho aki dizer como correu! Mas obrigado pelo post, a esperança é a ultima a morrer!! hehehe

abraços
Marsupalami
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes