Para quem quer a papa feita...

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Para quem quer a papa feita...

Mensagempor Tonux » Quinta Ago 25, 2005 23:54

Para quem quer a papa feita, adquira o Windows.
Foi à conclusão que cheguei depois de ter instalado quer o Fedora core 4, quer o Madrake 10.1. Ambas as edições provenientes de download, ambora viessem em CD's ou DVD, em revistas.
Quem quiser o windows todo "direitinho", legal, paga uma pipa de massa e mais os antivírus e firewalls obrigatórios. É mais um preço acrescido para um sistema que é sistematicamente bombardeado por todo o tipo de ameaças vindas da net.
Quanto ao linux, segundo a minha experiência, não é tudo mau. Estas edições de download precisam de ser afinadas, pois têm alguns bugs que eu notei, a título de exemplo, a nível de periféricos de armazenamento: as disquetes. Pura e simplesmente não formatam disquetes e ler o seu conteúdo também não é pacífico. O Fedora é pior neste aspecto. Documentos elaborados no open office, muitas vezes não se conseguem gravar no disco rígido à primeira. É preciso dar-lhe umas "voltinhas" para o conseguir... O Mandrake encrava algumas vezes, quando se pretende reiniciar o computador.
Por outro lado é bom, porque nos obriga a explorar o sistema para encontrarmos as soluções. O software é gratuito, basta pesquisar na net. A segurança é superior à do windows.

E muito mais havia para dizer...

Conclusão: Para quem queira ter a cabeça a funcionar, explorar e aprender algo sobre SO's, o linux é a escolha acertada. Por outro lado é gratuito. :D
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Gak » Sexta Ago 26, 2005 0:22

Oi?

:roll:
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor madf81 » Sexta Ago 26, 2005 0:45

Também não percebi a ideia. :?

Talvez o sono me esteja a bloquear o cérebro...
P4 2.8 GHz Northwood
Abit IC7-G
2x256Mb PC3200 Geil Golden Dragon
Asus ATI Radeon 9600XT 128Mb
Seagate 120Gb SATA
madf81
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Ago 21, 2004 14:58

Mensagempor ][SPIKE][ » Sexta Ago 26, 2005 6:35

Pura e simplesmente não formatam disquetes

8O , mas tu sabes o que dizes? No teu pc pode ter dado esse tipo de falhos por vários motivos, não tenho esse tipo de problemas, logo essa afirmação não é correcta.

Documentos elaborados no open office, muitas vezes não se conseguem gravar no disco rígido à primeira. É preciso dar-lhe umas "voltinhas" para o conseguir

Outro problema com o qual tambem não me lembro de me ter deparado

O Mandrake encrava algumas vezes, quando se pretende reiniciar o computador.

Isso normalmente acontece muito quando tens programas abertos. e essa é a especialidade do suse :lol:
][SPIKE][
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 11:15

Mensagempor SuperMocho84 » Sexta Ago 26, 2005 8:01

madf81 Escreveu:Também não percebi a ideia. :?

Talvez o sono me esteja a bloquear o cérebro...

Eu já dormi e mesmo assim não percebi a ideia... :?
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor Tonux » Sexta Ago 26, 2005 9:05

Este texto é um excerto da descrição da minha experiência com estes "linuxes". Pode ser um bocado maçudo :cry:

O que eu quero dizer, de facto, é que vale a pena investir na aquisição do linux, pois, caso haja algum problema, ele dá-nos potencialidades para o resolvermos, quer por nós próprios, quer entrando em contacto com algum forum, como este, ou procurando na net por um programa que me possa resolver algum problema. Tudo isto gratuitamente. :)

Fiz-me entender?

Spike, qual é a versão do linux que usas, a oficial ou a de download? Usas o gnome ou o KDE?

Já agora, podem-me ajudar em relação às disquetes? (mensagem de erro: "não encontra o periférico fd0n1440") Em relação ao open office vou ver melhor. Até pode ser nabice minha. A versão do office que vem no Fedora é melhor que a do Mandrake. É possível instalar a versão do Fedora no Mandrake?

Obrigado.

PS. A partir de agora vou tornar a fazer textos mais pequenos e sintéticos :wink:
Editado pela última vez por Tonux em Sexta Ago 26, 2005 9:25, num total de 4 vezes.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor filduarte » Sexta Ago 26, 2005 9:09

Debian e mais nada... sou adepto do Debian... :)

Alooo Mr. Gates are you ready to Me :| lol lol lol
........................................................................
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor xirix » Sexta Ago 26, 2005 9:31

Tonux Escreveu:Este texto é um excerto da descrição da minha experiência com estes "linuxes". Pode ser um bocado maçudo :cry:

O que eu quero dizer, de facto, é que vale a pena investir na aquisição do linux, pois, caso haja algum problema, ele dá-nos potencialidades para o resolvermos, quer por nós próprios, quer entrando em contacto com algum forum, como este, ou procurando na net por um programa que me possa resolver algum problema. Tudo isto gratuitamente. :)

Fiz-me entender?

Spike, qual é a versão do linux que usas, a oficial ou a de download? Usas o gnome ou o KDE?

Já agora, podem-me ajudar em relação às disquetes? (mensagem de erro: "não encontra o periférico fd0n1440") Em relação ao open office vou ver melhor. Até pode ser nabice minha. A versão do office que vem no Fedora é melhor que a do Mandrake. É possível instalar a versão do Fedora no Mandrake?

Obrigado.

PS. A partir de agora vou tornar a fazer textos mais pequenos e sintéticos :wink:

Quero ver-te meteres um funcionário público de + 50 anos a bulir com linux.

Windows já anda aqui à muito mais tempo que o Linux, logo é mais user-friendly pq o ppl já está habituado. As empresas hoje em dia não podem estar a fazer com que os funcionários se adaptem ao Linux quando já estão habituados ao Windows. Fora que existe mto software em empresas que só existe em Windows.

OK. O windows dá problemas, erros, etc. O ppl já se habituou a fazer um reset e siga. O ecran preto do Linux assusta mta gente.

Isso tudo é muito bonito quando é para um gajo usar em casa. Nas empresas (depende das empresa, mas a maior parte é assim) o Linux ainda não é viável.

Rende mto mais à empresa arrotar o guito pelas licecças de Windows do que pagar formação a todos os funcionários. Fora que os funcionários são preguiçosos e têem grande resistência a mudança. Isto acontece às vezes com uma mudança de um software na área do negócio da empresa, quanto mais a nivel de SO. Onde mudam menus, onde está a impressora, etc.

Sejam realistas e vejam as coisas nos seus contextos....

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor filduarte » Sexta Ago 26, 2005 9:43

Olha que não é tão complicado como tu pensas, ter um funcionário de 50 a trabalhar em Linux, aliás digo-te que muitas empresas aderiram a este SO

se trabalhares apenas com o Ambiente gráfico, é tal e qual Win... por isso qual a dificuldade... ????????????

Muita gente mesmo de 50 e mais ... trabalha em Linux... (Ambiente gráfico)
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tonux » Sexta Ago 26, 2005 10:03

Estava-me a referir ao uso particular do linux, (ainda).
Contudo, acho que o Ministério da Justiça aderiu ao linux (Caixa Mágica). Não sei se só a nível de servidor ou tambem a nível de estação de trabalho.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor filduarte » Sexta Ago 26, 2005 10:09

é mais um exemplo como muito ppl de 50 anos trabalha em Linux... e trabalhar em Linux é trabalhar ou em consola ou em ambiente gráfico é sobretudo ter um SO LInux ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tonux » Sexta Ago 26, 2005 10:14

O que é significativo é eles terem que gastar uma pipa de massa se quisesem instalar o Windows 2003 (servidor) e mais outra pipa de massa para o Windows XP nas estações de trabalho. O linux ficou-lhes, provavelmente, quase de graça.
Editado pela última vez por Tonux em Sexta Ago 26, 2005 10:16, num total de 1 vez.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor filduarte » Sexta Ago 26, 2005 10:16

Há uma diferença... é que configurar um Servidor com politicas de segurança não é igual a configurar em 2003.... em 2003 demoras 1h no máximo, em Linux... :)

Mais, existe uma central de compras de estado.... que vende SO Windows à qual as instituições publicas recorrem por isso não é de estranhar... e não é qualquer que faz uma adm.de sistemas em Linux... :)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor JotaM » Sexta Ago 26, 2005 10:21

Quanto à história do funcionário de 50 anos isso tem muito que se lhe diga. Mas normalmente as mudanças de sucesso de Win para Linux fazem-se em várias etapas e não à bruta.

1º) Meter os utilizadores a usar em windows as aplicações que depois se irão correr em Linux. (Open Office, Opera/Firefox, and soi on and soi on)

2º) Durante essa fase de aprendizagem dos utilizadores tratar da migração de aplicações específicas utilizadas (se elas não existirem já em Linux)

3º) Mudar a plataforma de Win para Linux mantendo o mesmo aspecto.

E um belo dia quando o funcionário ligar o PC apesar de APARENTEMENTE estar tudo na mesma já está a bulir em Linux.

O problema nunca está no Linux ou Windows mas sim nas aplicações usadas.

Se existisse Office, IE, Outlook para Linux acreditem que já meio mundo teria trocado.

P.S.: Para quem não sabe existem distros Linux que, depois de instaladas fikam clones exactos do XP (no aspecto claro).
Editado pela última vez por JotaM em Sexta Ago 26, 2005 10:28, num total de 1 vez.
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor JotaM » Sexta Ago 26, 2005 10:25

filduarte Escreveu:Há uma diferença... é que configurar um Servidor com politicas de segurança não é igual a configurar em 2003.... em 2003 demoras 1h no máximo, em Linux... :)

Mais, existe uma central de compras de estado.... que vende SO Windows à qual as instituições publicas recorrem por isso não é de estranhar... e não é qualquer que faz uma adm.de sistemas em Linux... :)

POis em 2003 demoras 1 hora de aquilo fika seguro??? :lol: :lol: :lol: é verdade é, por isso é que depois se vai vendo o que acontece.

Se quiseres ter um Servidor Linux tão seguro como um 2003 até demoras menos que 1h a instalar as coisas. O prb é que esse nível de segurança é insuficiente.
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes