Duvida Estupida

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida Estupida

Mensagempor RonWelty » Quinta Ago 25, 2005 16:35

eu tenhu o xp home num portatil e tou a ficar "preocupado " com isto ( desclpem a ingorancia)

: no disco rigido , como OCULTOS, tenhu uma coisa chamada PAGEFILE co 1.5 gb ..é normal?
- e tb aparece algo como System volume Information k apesar d eu eliminar o seu conteudo ( kuase 1 gb ) sempre k inicio o widnows ele tem de novo tamanho kuase identico !

obrigado
RonWelty
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 23, 2005 20:44

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Ago 25, 2005 16:43

Pois, a ignorancia faz disto :D ;)

PageFile penso que é a memoria virtual que o windows usa, ou seja quando não há mais memoria ram para os programas ele vai usar a memoria do disco.

Quanto ao System Volume Information não tenho acerteza, mas acho que é para o Restauro, mas não tenho acerteza.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor coolmind » Quinta Ago 25, 2005 17:31

Boas,

O System Volume Information, como o Speed Dragon já disse, é uma pasta onde o XP guarda os pontos de restauro.
Por sua vez, o Pagefile é um ficheiro que serve de extensão à memória. O sistema redimensiona esse file consoante as necessidades de memória virtual que os processos em curso exigem. Quando precisas de mais memória do que a RAM que tens instalada, o sistema operativo serve-se de parte do disco.

Cumps
coolmind
"Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.(S. Bilard)" :)
coolmind
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 15, 2005 23:16

Mensagempor NinaByte » Quinta Ago 25, 2005 18:43

Boas,

O Pagefile ou Swap file; é um espaço no disco rigido usado como uma extensão de memória virtual da ram.
O SO pega nas áreas da memória física mais antigas e utilizadas menos frequentemente e guarda o conteúdo no disco, num ficheiro oculto chamado Ficheiro de comutação (ou Ficheiro de paginação, no Windows NT e 2000), libertando alguma memória real.Ficheiros usados com menos frequência são colocados para para o disco rígido até serem necessários mais tarde, para que sejam colocados os novos ficheiros na ram de modo a acelerar o acesso aos anteriores caso voltem a ser necessarios brevemente.

CUmps

(este post foi feito com ajuda do Mercy_PT.. thanks ;) )
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 13, 2005 22:44

Re: Duvida Estupida

Mensagempor Tonux » Sexta Ago 26, 2005 0:01

RonWelty Escreveu:eu tenhu o xp home num portatil e tou a ficar "preocupado " com isto ( desclpem a ingorancia)

: no disco rigido , como OCULTOS, tenhu uma coisa chamada PAGEFILE co 1.5 gb ..é normal?
- e tb aparece algo como System volume Information k apesar d eu eliminar o seu conteudo ( kuase 1 gb ) sempre k inicio o widnows ele tem de novo tamanho kuase identico !

obrigado

Não há dúvidas estúpidas. Pode haver, sim, afirmações estúpidas :wink:
Quanto à tua dúvida, não tenho nada a dizer. Já te responderam :)
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Ago 26, 2005 12:54

Só uma coisa, é impressão minha ou o Win Xp não gera bem a memoria, pois se por exemplo, tendo 512Mb e tiver a usar 400Mb, ele não usa os 400Mb de memoria fisica, mas sim por exemplo 250Mb de memoria fisica e o resto de memoria virtual ? Alguem sabe porque ? Má gestão de memória do windows ?
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor xirix » Sexta Ago 26, 2005 13:21

Speed Dragon Escreveu:Só uma coisa, é impressão minha ou o Win Xp não gera bem a memoria, pois se por exemplo, tendo 512Mb e tiver a usar 400Mb, ele não usa os 400Mb de memoria fisica, mas sim por exemplo 250Mb de memoria fisica e o resto de memoria virtual ? Alguem sabe porque ? Má gestão de memória do windows ?

Quais seriam então os teus critérios para uma gestão de memória eficiente???
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Ago 26, 2005 13:29

Não era melhor enquanto a memoria fosse menor que o tamanho de memoria fisica, usar-la ? Não seria mais rapido ? Já vi um teste em que o Linux gere melhor a memoria que o Windows, mas isso também não deve ser novidade nenhuma.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor xirix » Sexta Ago 26, 2005 14:19

Speed Dragon Escreveu:Não era melhor enquanto a memoria fosse menor que o tamanho de memoria fisica, usar-la ? Não seria mais rapido ? Já vi um teste em que o Linux gere melhor a memoria que o Windows, mas isso também não deve ser novidade nenhuma.

sim, o Linux gere melhor a memória que o windows. mas a opção de usar memória virtual em vez da fisica é que no caso de precisares ter uma quantidade grande de memória fisica, tenhas isso de forma rápida, e não seja nesse momento que vais passar o que está em memória fisica para virtual. Por isso o uso misto. Aliás, acho que o linux faz a mesma cena. Um bucado em memória, depois dados poucos usados vão para a memória virtual.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Ago 26, 2005 16:44

xirix Escreveu:
Speed Dragon Escreveu:Não era melhor enquanto a memoria fosse menor que o tamanho de memoria fisica, usar-la ? Não seria mais rapido ? Já vi um teste em que o Linux gere melhor a memoria que o Windows, mas isso também não deve ser novidade nenhuma.

sim, o Linux gere melhor a memória que o windows. mas a opção de usar memória virtual em vez da fisica é que no caso de precisares ter uma quantidade grande de memória fisica, tenhas isso de forma rápida, e não seja nesse momento que vais passar o que está em memória fisica para virtual. Por isso o uso misto. Aliás, acho que o linux faz a mesma cena. Um bucado em memória, depois dados poucos usados vão para a memória virtual.

Abraços
Ya pois também já tinha pensado que ainda não temos memorias a velocidade a luz :D :P
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes