O melhor Asus? A6K!

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

O melhor Asus? A6K!

Mensagempor wolverine » Sexta Jul 01, 2005 23:30

Oh pessoal, é impressão minha ou o A6K é o melhor modelo da Asus neste momento?

15.4"WXGA - Color Shine- AMD Mobile MT30(25W) - 512MB DDR(512*1) - 80GB HDD - NVIDIA® GeForce™ Go 6200 256MB TurboCache™- 8xDVD DUAL Double Layer - WLAN802.11b/g - 1.3M Webcam built-in

Preço: € 1.299

Quando digo melhor, quero dizer que é das opções disponíveis é o que se manterá actualizado por mais tempo. Como não tenho tempo ($$$) para andar a trocar de portátil de 2 em 2 anos, já há muito que decidi que a minha próxima mudança seria para os processadores de 64bit. Uma placa de 256 também dará jeito.

Sim, o Centrino é bom, mas para mim a questão é: daqui a três anos quero estar na posse de uma máquina 64bit ou 32? Quero lá saber se a Intel investiu tempo e dinheiro no Centrino e agora tem que vender o peixe, quando toda a tecnologia de software avança (em passo lento talvez, mas mais certo que a morte) para os 64 bit.
A Apple já lá está com o OSX Tiger, o Linux já lá está, e só continuamos à espera do senhor do costume (que se calhar ainda tb só não apressou o Longhorn para respeitar os prazos comerciais da amiga Intel que ainda tem muito Centrino pra vender).
Este modelo com o Turion ombreia com o Centrino em termos de vantagens de mobilidade, e traz o suporte para o futuro próximo.

O que também ainda não percebi é se o disco deste modelo é 4200 ou 5400rpm. (a Asus diz que suporta os dois, mas qual é que está "neste"?)
wolverine
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 29, 2004 10:21

Mensagempor Lusitano » Sábado Jul 02, 2005 0:24

Não é o melhor concerteza, mas é uma boa opção sem dúvida. Pelo preço está excelente.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Jeremy » Sábado Jul 02, 2005 0:56

Olá,

Pensas como eu, também quero comprar um portátil com Turion para ter uma máquina de 64 bits.

Quando dizes melhor, de todos os 64 bits da Asus este é o que deve ter o menor consumo, é o único Turion! É verdade que o Turion veio para competir com o Centrino, mas por enquanto parece que o Centrino é mais veloz em quase todas as aplicações, podes ver aqui: http://www.gamepc.com/labs/print_conten ... d=turion64
mas é claro que em aplicações de 64 bits não se pode comparar pois o Centrino não tem (ainda) suporte.

Quanto à gráfica não te deixes enganar: são 256MB = 64MB dedicados + 192 partilhados.
Se dizes que vais ter o portátil por muitos anos, esta gráfica é uma má escolha. A sua performace é equiparável à ATI x300, e fica um pouco aquem da x600 e muito longe da x700. Se jogares é perferivel uma gráfica melhor, mesmo que só jogues de vez em quando à que ver que "de vez em quando" a placa gráfica também conta. Podes ver benchmarks aqui http://graphics.tomshardware.com/graphi ... index.html
e aqui http://graphics.tomshardware.com/graphi ... ts-02.html mas tem atenção que os benchmarks foram feitos a placas de desktop, e nos portáteis pode ser diferente.

Neste site http://www.amdboard.com/turion_64_notebook.html encontras os vários portáteis com os Turion. São poucos os que se consegue encotrar em Portugal. Que eu saiba há esse Asus (A6K) e um Acer 5021 com uma x600 mas um processador mais fraco com 512KB de cahe apenas. Podes ver as características do diferentes Turion aqui http://www.amd.com/us-en/Processors/Pro ... 58,00.html .

Eu espero que o Acer 5024 (com uma x700) seja comercializado cá em breve, pois se na altura da compra não houver nada mais em conta será essa a minha compra.

Fica bem
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Bem visto... e agora?

Mensagempor wolverine » Sábado Jul 02, 2005 1:49

Obrigado pelos sites e pelas dicas. Desconhecia essa questão da placa.
Jogo pouco ou nada, mas gosto de trabalhar com edição de vídeo. Achas que esta placa aguenta a tarefa?
De qualquer modo, num dos sites que deste, referem que:

"Despite only being physically equipped with 16 MB or 32 MB of local memory, this allows TurboCache cards to access a frame buffer of up to 128 MB, and even 256 MB in the case of the 64 MB model. However, the PC needs to have at least 512 MB of RAM installed for this to work. As soon as a 3D application is shut down, the areas reserved for the graphics cards are made available to the system again."

Então será que se lhe meter 1Gb de memória fico com um pc pra tudo?

E também há o Acer Ferrari 4000. Este tem uma gráfica x700, 100Gb de disco (este definitivamente 5400), 1 Gb de RAM de série e um ecrã ainda com mais definição. Mas parece que está para os 2000€, não é?

Além disso, tb quero portátil para alguns trabalhos de exterior, e sinceramente não me apetece andar com uma coisa tão vistosa a chamar a atenção sobre si (e não sobre o trabalho que possa estar a apresentar).

Também, pelo que já percebi aqui neste forum, a malta confia mais na Asus que na Acer em termos de robustez e qualidade. Será que com o Ferrari será diferente?

Resumindo, 64 bit por 64 bit, e se quiser comprar uma máquina agora pq já não posso esperar muito mais, será que vou melhor servido com uma boa máquina com um Athlon, como o Asus A4KA com uma uma ATI Mobility Radeon 9700 128MB (ver especificações e preçário em http://pt.asus.com/products/notebook/do ... %20Jun.pdf ), tipo do que com este A6K com Turion?
wolverine
Novato
Novato

Mensagempor wolverine » Sábado Jul 02, 2005 2:16

Ah! E também há Turion da HP Compaq nx6125 empresarial, , que já traz uns coisas à la IBM como um Biometric Fingerprint Sensor, e uma ATI RADEON X300, que já está à venda em Espanha a partir de 799€ (s/IVA).

Mas eu, não sei porquê, não vou à bola com a HP...
wolverine
Novato
Novato

Re: Bem visto... e agora?

Mensagempor Jeremy » Sábado Jul 02, 2005 2:30

wolverine Escreveu:Então será que se lhe meter 1Gb de memória fico com um pc pra tudo?

Não te esqueças que uma placa gráfica não se mede propriamente pela memória, 64MB são bastente razoaveis, há x700 com 64MB e são muito melhores que as 6200! O resto da memória (192MB) funciona como a memória das placas que apenas têm memória partilhada, mais lenta que a dedicada.

wolverine Escreveu:E também há o Acer Ferrari 4000. Este tem uma gráfica x700, 100Gb de disco (este definitivamente 5400), 1 Gb de RAM de série e um ecrã ainda com mais definição. Mas parece que está para os 2000€, não é?

Além disso, tb quero portátil para alguns trabalhos de exterior, e sinceramente não me apetece andar com uma coisa tão vistosa a chamar a atenção sobre si (e não sobre o trabalho que possa estar a apresentar).

Também, pelo que já percebi aqui neste forum, a malta confia mais na Asus que na Acer em termos de robustez e qualidade. Será que com o Ferrari será diferente?

O Ferrari parece ser um maquinão. Quanto à robustez este Acer deve ser do melhor que há, pois é feito em fibra de carbono, mais leve e mais robusta que o alumínio. Quanto ao facto de ser ou não discreto, os Acer Ferrari anteriores eram piores pois eram todos vermelhos, e este já não é. Eu se tivesse mais € era já esse que comprava. Tem havido é pessoal a queixar-se da assistência da Acer... mas das outras marcas também! :?
... e a dizer bem também...

Quanto ao Asus A4KA não sei bem, mas tendo um Athlon terá menor autonomia. Não sei a que nível está a 9700, é uma questão de ires procurando na web. Vais ter de jogar com o compromisso mobilidade vs performance...
Pode ser que o pessoal vá ajudando, eu tenho estado mais atento é aos Turion...

Eu até gosto bastante do Asus A6K (tem uma câmara web incorporada, já viste?), e acho que só a gráfica é que é podia ser melhor. Também já li algures que com um programa chamado RivaTuner dá para transformar uma GeForce 6200 numa 6600 desbloqueando os pipes ou lá o que é, mas não sei até que ponto isso será viável num portátil.

Acho que o Asus A6K é uma boa escolha para quem não der muita importância aos últimos jogos, com os últimos efeitos xpto, com qualidade ao máximo, etc.

Vai fazendo a tua pesquisa na web.

Editado: Tinha dito que a camera web era de 1.3 MP, mas afianl é de menos.
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Mensagempor sk1nn3r » Quarta Ago 31, 2005 13:03

boas...

afinal é ou não um boa escolha para quem quer que o portatil se mantenha actualizado por alguns anos(não muitos!!! :wink: )??? E já agora a frequencia 1.6GHz é bastante boa ou fica muito á quem das espectativas!!??

p.s: desculpem as perguntas!!!lool :roll:

[edit]: já vi esse portatil a €1153
sk1nn3r
Novato
Novato

Registado: Quarta Ago 31, 2005 12:57

Mensagempor Moralez » Quarta Ago 31, 2005 14:47

Não é uma boa escolha porque pura e simplesmente pelo mesmo preço arranajas o AV6a, tem o dobro da ram, o processador é um Pentium M e a placa é uma x700 128.
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor Lusitano » Quarta Ago 31, 2005 16:03

Moralez Escreveu:Não é uma boa escolha porque pura e simplesmente pelo mesmo preço arranajas o AV6a, tem o dobro da ram, o processador é um Pentium M e a placa é uma x700 128.

Isto já é de Julho pá, o Asus A6K agora baixou de preço como é óbvio, continua a ser uma boa opção.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor rjtd21 » Quarta Ago 31, 2005 16:25

Pena eh ser grande e feio que doi (assim como o A6VA).
Mas é uma boa opção.
\\ Athlon64 3.2+, Abit KN8-Ultra, X800GTO@X850Pro, 1GB Ram
\\ Athlon 2100, 9700pro, 512Mb
\\ PIII 450, Geforce4MX, 512mb
\\ P4 1.5Ghz, ATI 9700Pro, 512Mb
\\ ASUS W3N60
rjtd21
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 08, 2004 13:09

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado: