Placa em micro ATX

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Placa em micro ATX

Mensagempor Trajan » Terça Dez 10, 2002 21:20

É a primeira vez que vos escrevo apesar de já consultar o site há um tempo e queria dar-vos os parabéns, não pelo site em si (com algumas críticas a apontar) mas ao forum que é bastante útil e intuitivo.
A minha questão é a seguinte:
Tenho um PIII 733 numa biostar m6vcf com a gráfica ATI Rage 128 16mb e gostaria se saber, ou melhor, confirmar se posso colocar uma ATI Radeon Pro 128 ou 64mb sem quaisquer tipo de problemas de voltagem (entre outros).
Nota: O manual da board diz que suporta AGP 2x e 4x.
Agradeço uma resposta e mais uma vez estão todos de parabéns (membros incluidos).
Trajan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 10, 2002 21:08

Mensagempor Little_Horn » Quarta Dez 11, 2002 10:44

Antes de mais, tecnicamente não vejo qualquer problema em colocares uma ati das mais recentes na tua máquina.

Mas, como o titulo do post sugere, a tua mobo é micro atx. Por isso a minhã pergunta é, já verificaste se tens espaço suficiente na caixa para meter a nova gráfica? O mais certo é k tenhas, mas mais vale verificar.

Convém verificar tb se a fonte de alimentação que possuis tem power para aguentar com a nova placa. è k, como o teu computador já aparenta algum tempo, podes ter uma fonte de alimentação demasiado fraca. A diferença de power requerido não é por aí além, mas pode ser o suficiente para te causar reboots esporádicos (em situações de full load). Para este assunto, aconselho que leias o artigo sugerido aqui no site (sobre fontes de alimentação).

Não te esqueças também de verificar o campo da refrigeração.
Uma vez que a tua caixa deve de ser pequena (pelo menos é o k dás a entender, tendo uma board micro atx), não deve de haver por isso uma grande circulação de ar.

Sugiro te tenhas em conta todos estes aspectos, e só depois chegues à conclusão se deves de comprar a nova placa ou não!

Acho k n me esqueci de nada importante.
Mas se o fiz, o resto do ppl encarrega-se de acrescentar mais alguma coisa!

Espero ter sido útil... ;)
\m/ Come Play Dying \m/
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 24, 2002 12:31

Mensagempor alfatek » Quarta Dez 11, 2002 13:27

Realmente pode haver o tal problema da voltagem.
Uma boa página para consultar é:
http://www.intel.com/support/motherboar ... /agp15.htm

É que há 2 tipos de placas gráficas AGP, as que têm 1.5v e as que têm 3.3V, sendo 3.3V as placas mais antigas.

Como podes ver no site que indiquei se a placa gráfica tiver "2 buracos" ela é compativel 3.3 e 1.5, senão poder ser só 1.5 ou só 3.3, mas os conectores servem exactamente para isso.

Agora não sei se a placa que referes é agp 1.5V ou 3.3V mas o meu PALPITE (sem certezas) é que não terás problemas a utilizar essa placa gráfica... MAS CONFIRMA esta informação, vendo a página que indiquei e olhando para a tua placa gráfica e para a tua motherboard.... a última coisa que queres é queimar a gráfica/board...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Trajan » Quarta Dez 11, 2002 23:34

Realmente não me expliquei correctamente. Respondendo ao little_horn a minha board é micro atx mas a caixa é atx, portanto problemas de circulação de ar não existem tal como não existem problemas de espaço para a colocação da placa.
A placa que estava a pensar em colocar era uma radeon 9000 pro mas uma vez que provavelmente irei (daqui a uns tempos) trocar de computador, queria colocar algo que não me custasse os olhos da cara já que servirá apenas para divx (muito provavelmente se esta placa aguentar irei continuar com ela). Já agora podem-me responder se vale a pena gastar 75 euros numa Gforce 4 mx 440. Obrigado pela prontidão e exactidão das vossas respostas
Trajan
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Stu3s » Quinta Dez 12, 2002 0:52

Arranjas por menos q isso! Inda á pouco estive a dar uma vista de olhos nuns sites e vi uma Geforce4 MX440 SE 64Mb TV OUT por 68.2€
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Trajan » Quinta Dez 12, 2002 1:40

E achas que é o suficiente para ver decentemente divx?? é que só agora é que tenho banda larga!!!!!
Trajan
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Little_Horn » Quinta Dez 12, 2002 10:25

Pah, só o teu processador chega e sobra para ver DivX.
(Os filmes podem puxar mais ou menos devido ao grau de compressão e qualidade.)
É k DivX puxa é pelo processador....

Só para te dar o meu exemplo, tenho um AMD XP 2100+ com uma TNT2 M64 PCI com 32 MB.

A placa gráfica é uma bosta (tou á espera da GeForce FX) e vejo todos os filmes na perfeição.
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 24, 2002 12:31

Mensagempor alfatek » Quinta Dez 12, 2002 14:12

Exacto... para ver divx o que se puxa mais é do processador e com esse cpu consegues ver qs todos... só mesmo os de tamanho grande e/ou mto comprimidos que puxem mesmo ao máximo pelo cpu...
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Red_bulls » Quinta Dez 12, 2002 16:30

acredita k podes ver praticament todos os divx k existem e podes jogar todos os jogos k foram lançados até hj, pk eutenho 1 P3 500 e a riba tnt 32mg, e consigo faser tudo com ela, mas pra trabalhar c/ mp3 ou avi, ja demora + 1 bocado, mas vai lá :D
Red_bulls
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 31, 2002 17:07

Mensagempor Snake » Quinta Dez 12, 2002 16:36

ver Divx..eu tenho 1 P2 350Mhz c 1 Riva TNT2 Ultra e ate agr nunca tive razoes de keixa... :)

p.s.: e c o disco danificado... :(
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor Trajan » Quinta Dez 12, 2002 19:47

Muito obrigado a todos, foram bastante esclarecedores até porque sempre pensei que a visualização deste tipo de formato dependeria da gráfica e não quase por inteiro do cpu :)

Mais uma vez a vossa participação foi excelente :wink:
Trajan
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alfatek » Quinta Dez 12, 2002 22:57

Mais um cliente satisfeito mais um tópico fechado :D

:Q :Q
alfatek
Administrador
Administrador