Questão sobre LAN, XP Home, Bluetooth ...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Questão sobre LAN, XP Home, Bluetooth ...

Mensagempor Tareco » Segunda Ago 29, 2005 19:46

Olá a todos.

Recentemente comprei um Toshiba M60, que vem de série com o XP Home.

Quando quiz integrá-lo na rede do escritório, não consegui, e após pesquisas na net, percebi que não iria conseguir integrar o meu laptop na LAN porque o home nunca o iria permitir.

Existe a velha alternativa de mudar o SO para o professional... mas vamos lá por isso de parte :roll: .

Tentei soluções avulsas que encontrei:
http://www.windowsnetworking.com/articl ... hdoms.html
http://vowe.net/archives/001639.html

... mas fartei-me face à ausência de resultados.

A minha próxima maquinice é colocar um adaptador usb bluetooth no pc e utilizar este tipo de comunicação para "partilhar" os ficheiros.

Mas antes de me pôr a gastar os meus oiros, gostaria de saber a vossa opinião / sugestões / outras alternativas para eu ultrapassar este problema, caso conheçam alguma.

Um abraço,

Tareco
Tareco
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 03, 2004 11:11

Mensagempor cRaZyFaCKa » Segunda Ago 29, 2005 20:24

Boas...

Já agora podias explicar que tipo de equipamento tens em casa, como por exeplo qual a placa WiFI ou router k tens em casa para ligares posteriormente o portátil. Mas acho que é possível criar uma rede sem fios no Win XP Home. Se me disseres a marca e modelo dos teus adaptadores WiFI posso verificar se os mesmos são compativeis com ad hoc. Se tiveres um router o processo acho que é relativamente mais simples.

De qualquer das maneiras, acho que é sempre possível criar uma rede sem fios no Win XP Home.

Já agora.. acho que este tópico tá um bocado deslocado. Supostamente devia estar na área de redes onde iria ter mais atenção por parte de quem percebe do assunto: http://www.hardware.com.pt/forum/viewforum.php?f=27

Cumps...
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 07, 2005 22:42

Mensagempor Tareco » Terça Ago 30, 2005 13:56

Pois, newbie around !

De facto, tens razão cRaZyFaCKa. Mas pensei mais em Portátil e Telemóveis (Bluetooth) do que em Redes. Será que algum moderador pode fazer o favor de mover o meu tópico ?

Se bem percebo o que me estás a pedir, deve ser isto:

Intel® PRO/Wireless 2200BG Network Connection
Tecky Specs aqui http://support.intel.com/support/wirele ... pro2200bg/

Um abraço

Tareco
Tareco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cRaZyFaCKa » Terça Ago 30, 2005 18:39

Calculo que tu tenhas dois computadores e os queiras ligar directamente numa rede WLan sem usar um router como intermediário. Então é o seguinte:

No PC com a ligação à net fazes o seguinte:

Instala a placa de rede WiFi no PC e configura a mesma. Depois deve-te aparecer o icon de WiFi no SysTray com uma cruz vermelha. Carregas com o botão direito nesse icone e escolhes Ver as 'Redes sem fios disponiveis' e depois clicas em Alterar definições avançadas.

Escolhes a tab Rede sem fios e carregas em Avançadas e selecionas Apenas redes computador-a-computador (ad hoc), certificando-te que a caixa Ligar automaticamente... não está selecionada.

Na mesma janela e na mesma tab Rede sem fios carregas em Adicionar. No nome de rede metes um qualquer, mas memoriza-o, pois vais utilizar esse nome no outro PC da rede. Aconselho a não utilizares a ecriptação WEP nem a Autenticação de dados, visto que isto é uma rede ad hoc, é uma rede fechada e não dá acesso a mais do que dois PC's. :)

Agora em direcção ao 2º PC... :)

Instala a placa de rede... blah blah... :wink:
Carregas com o botão direito no icone da rede WiFi com a cruz vermelha e escolhes Ver as 'Redes sem fios disponiveis' e depois clicas em Alterar definições avançadas.

Escolhes a tab Rede sem fios e aí deve aparecer a rede que tu crias-te no outro PC. Selecionas a mesma e carregas em Configurar.

Acho que é tudo... mais alguma dúvida é só perguntar
Espero ter ajudado :)

Cumps...
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tareco » Quarta Ago 31, 2005 20:09

cRaZyFaCKa Escreveu:
Espero ter ajudado :)

Ora, tecnicamente parece-me perfeito !

Vou comprar a placa e para a próxima semana dou-te novas.

Muito obrigado

Tareco
Tareco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tareco » Terça Set 06, 2005 17:33

cRaZyFaCKa, comprei uma Asus WL-167G. Já fiz uma data de tentativas e tive a minha dose de impaciências. Após as minhas impaciências, decidi pensar, falar com mais alguns colegas, e conclui que o planning desta coisa foi feita muito em cima do joelho. Coisas de newbie.

O meu objectivo é simples: tenho o meu portátil que tem wireless e tenho o meu desktop sem wireless (onde instalei a Asus) e quero somente partilhar documentos entre os dois, usando uma rede sem fios. Não quero Internet Connect Sharings, nem coisas extraordinárias ou ultra avançadas. Só quero abrir o meu Windows Explorer, e a partir de um dos computadores, poder aceder a tudo o que tenho no outro sem ter o trabalho de mudar a pen disk de um lado para o outro.

Nas minhas tentativas com a Asus, basicamente tudo corre bem até ao momento em que o estado fica em "A adquirir endereço de rede", e depos fico com "Conectividade limitada/inexistente". O portátil reconhece a rede que defeni no fixo, mas o fixo não identifica o portátil. No "Actualizar lista de redes" do fixo, o resultado é que "O windows não pode configurar esta ligação sem fios. Se tiver activado outro progama para gerir esta ligação sem fios, utilize esse software" ... o da Asus.

Nas minhas conversas com alguns amigos, tenho ficado com a sensação de que necessitava de um router. Na tua opinião necessito mesmo de um router, ou somente de mais paciência para afinar os settings ?

Um abraço

Tareco
Tareco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cRaZyFaCKa » Terça Set 06, 2005 19:54

A minha resposta é que não precisas de um router, pois eu tb ja tive montada em casa uma rede sem fios entre dois PC's com tudo a bombar e não usei router nenhum, apenas a ligação ad hoc.

Esse erro normalmente dá quando não definiste os endereços de IP dos controladores de rede quando a partilha da net não está activada. Por outras palavras... o que tens a fazer é ir ao computador que tem acesso à Internet e abrir a janela com as ligações de rede. Depois fazes propriedades na ligação que te liga ao mundo exterior :), vais para a tab Avançadas e activas a partilha da ligação à net (Escolher a 1a das 3 checkboxes disponíveis para escolha). Depois podes reiniciar o portátil (supondo que é o PC que não tem a ligação à net) e em principio ta tudo a dar :)

Cumps...
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tareco » Terça Set 06, 2005 22:06

cRaZyFaCKa Escreveu:Depois podes reiniciar o portátil (supondo que é o PC que não tem a ligação à net) e em principio ta tudo a dar :)

Não, o PC fixo é que tem ligação à net.

Se não tenho que gastar mais 100 oiros, porreiro.

Quinta vou testar.

Um abraço
Tareco
Tareco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Mercy_PT » Terça Set 06, 2005 22:29

Tareco é assim se apenas pretendes aceder a ficheiros entre os computadores efectivamente não necessitas de usar o ICS (internet connection sharring). Caso pretendas ter net em ambos os pc's ou compras o router e vai de ICS mesmo.
Depois para comunicares por rede sem fios entre os dois pc's precisas criar a rede ad-hoc num deles (possivelmente desktop será melhor) para que depois o outro pc a possa detectar. Não esqueças de configurar as propriedades das placas para que se liguem a redes ad-hoc senão nada feito.

Atenção que se usares tiveres alguma firewall ligada poderá necessitar configuração adicional para o ICS.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes