Mais um no Shotokan. Dentro do povo com kem eu treinava havia 2 grupos. Os calaceiros e os ke treinavam a serio. Ng curtia os calaceiros, mas nao havia nada a fazer. infelizmente a instituicao precisava do € do povo pra se manter.
Mas no grupo do povo ke treinava a serio akilo era mesmo a serio. Ao ponto de dar e levar porrada sem fazer favor a ninguem. No meu estilo, o sensei fazia um misto entre bracos e pernas. Eu prefiro pernas. Em kumite (confronto) eu adorava pq eu sou bastante magro, com muita agilidade e desviava me de qse tudo. os outros diziam ke era um bocado frustrante lutar contra mim.

e apesar de nao bater mto de força tb nao precisava. Geralmente é so pra marcar o ponto e vale mais a tecnica ke um gajo aplica ke o raw power.
Se me perguntares se vale a pena praticares karate, axo ke sim, mas tem cuidado onde o fazes. ha prai mtas escolas de karate da tanga ke sao mais caça ao € ke propriamente dojo's de karate a serio. O estilo que praticas é associado intrinsecamente ao sitio e a pessoa ke te treina. Podes kerer ter algum cuidado nessa area, mas axo ke se fica bem servido com qq um. Apesar das variantes, a essencia é igual para todos os estilos.