Overclock ou mudança de processador

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Overclock ou mudança de processador

Mensagempor topinhas » Quinta Jan 08, 2004 17:11

Decidi por esta questão porque vejo aí pessoal que percebe muito disto e que tem máquinas em overclock. O meu PC é um senhor com 1 ano e 4 meses : tem um P4 a 2,4 Ghz FSB 533, disco IBM Deskstar 120 Gb, ATI Radeon 9700 não-PRO com clocks 325/295 (núcleo/memórias) e o único upgrade grande que lhe fiz foi a troca da motherboard para uma MSI Neo-2 FIS2R 865 PE e mudança de memórias DDR 333 para 2x256 Mb memória DDR 400 Kingston dual-channel. É claro que o desempenho aumentou um bocado e eu aproveitei o meu cooler da Thermaltake para levar o processador a 2,61 Ghz, deixar o overclock dinâmico da board no máximo e aumentar o desempenho de todo o sistema ao colocar a board em Ultra-Turbo mode. Resultados : 3D mark 2001 : 14485 ; 3D mark 2003 : 4965. Além disso tudo funciona estávelmente e o processador com o cooler em automático não passa dos 32º C (a minha caixa tem muitas ventoinhas).

As minhas perguntas são : até onde posso levar o meu processador a nível de overclock sem alterar muito as voltagens (nunca mexi nelas) ? Alguém conseguiu fazer um 2,4 chegar aos 2,8 sem grandes problemas e sem mexer nas voltagens? Ou será que mais vale comprar um 2,8 GHZ FSB 800 HT e pô-lo em overclock? É que não estava para mudar agora de processador, pois eu não tenho um único jogo que não corra perfeitamente com os detalhes todos no máximo a 1280 x 1024 (o máximo que dá o meu monitorzito!). Quanto à placa gráfica ainda aguenta mais um "longo" tempo.
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor bcunha » Quinta Jan 08, 2004 18:06

Acho que ninguem te pode responder um numero ou multiplicador/bus que possas usar no maximo, depende de cpu para cpu e de sistema para sistema, existem muitas variáveis, tu mesmo podes ir puxando por isso, mexendo tb na mem e ver até onde chega vendo sempre a temp., caso bata por temp. excessiva podes ainda considerar um dissipador melhor, mas esse 2.4 deve dár na boa mais de 2.6

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quinta Jan 08, 2004 18:35

É claro que se comprasses um 2.8 HT com fsb 800 e o overclockasses era mt melhor do que um 2.6 fsb 533 com OC em cima, mas isso é lógico agora como já disse o bacunha é aconselhável que vás de poucos em poucos Mhz a puxar pelo processador (tb convém mexer nas memórias para que o trabalho seja conjunto) até crashar, quando isso acontecer baixas um bocado até ficar estável.

Quem te pode dizer +/- até onde podes ir é quem tenha feito OC ao mesmo processador que tu tens, mas mesmo assim não depende só do processador depende da ventilação (eficiente ou não) da tua caixa etc etc ...
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes