Decidi por esta questão porque vejo aí pessoal que percebe muito disto e que tem máquinas em overclock. O meu PC é um senhor com 1 ano e 4 meses : tem um P4 a 2,4 Ghz FSB 533, disco IBM Deskstar 120 Gb, ATI Radeon 9700 não-PRO com clocks 325/295 (núcleo/memórias) e o único upgrade grande que lhe fiz foi a troca da motherboard para uma MSI Neo-2 FIS2R 865 PE e mudança de memórias DDR 333 para 2x256 Mb memória DDR 400 Kingston dual-channel. É claro que o desempenho aumentou um bocado e eu aproveitei o meu cooler da Thermaltake para levar o processador a 2,61 Ghz, deixar o overclock dinâmico da board no máximo e aumentar o desempenho de todo o sistema ao colocar a board em Ultra-Turbo mode. Resultados : 3D mark 2001 : 14485 ; 3D mark 2003 : 4965. Além disso tudo funciona estávelmente e o processador com o cooler em automático não passa dos 32º C (a minha caixa tem muitas ventoinhas).
As minhas perguntas são : até onde posso levar o meu processador a nível de overclock sem alterar muito as voltagens (nunca mexi nelas) ? Alguém conseguiu fazer um 2,4 chegar aos 2,8 sem grandes problemas e sem mexer nas voltagens? Ou será que mais vale comprar um 2,8 GHZ FSB 800 HT e pô-lo em overclock? É que não estava para mudar agora de processador, pois eu não tenho um único jogo que não corra perfeitamente com os detalhes todos no máximo a 1280 x 1024 (o máximo que dá o meu monitorzito!). Quanto à placa gráfica ainda aguenta mais um "longo" tempo.