Duvida sobre OC

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida sobre OC

Mensagempor MaNcEbO » Sábado Jan 10, 2004 20:38

Boas ppl, e o seguinte , eu tenho 1 athlonxp 2500+ e para lhe aumentar a velocidade, aumenteilhe o vcore na bios. A pergunta é. sera isto correcto? qual a melhor forma?
MaNcEbO
Novato
Novato

Registado: Sexta Jan 02, 2004 23:32

Mensagempor Taxus » Domingo Jan 11, 2004 1:13

Antes de mais... fazer overclocking da maneira como tu estás a fazer, ou seja, sem perceber nada de O/C so pode ter um resultado.. e garanto-te que não vais gostar mesmo nada desse resultado!

Aconselho-te a ires já à Bios e voltar a por o vcore como estava, se tiveres aumentado muito arriscas-te a fritar aí qq coisa..

Dps, lê.. lê muito! Aprende para q servem as coisas e arrisca-te a mexer nelas so dps!

Alguém te há de dar um link para aprenderes qq coisa sobre isso...
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Stu3s » Domingo Jan 11, 2004 2:53

So precisas de aumentar a voltagem se o processador n fizer post a uma determinada velocidade .... neste mesmo forum existem já alguns tópicos abertos sobre como fazer OC.

Alem disso o processador só n chega, tens de nos dizer q memorias tens e q moterboard tens.
Mas uma coisa q te digo, aumentar o vcore e mesmo a ultima coisa q se faz quando o processador ja n fica estavel a determinada velocidade.
Foste até onde?
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor MaNcEbO » Domingo Jan 11, 2004 4:20

Eu penso n me ter expressado da melhor maneira o k fiz foi aumentar o CPU Frequency Multiplier de 11x para 12x. eu tenho uma asus a7n8x-x e tenho 2 memorias de 256ddr a 400mhz (oem).
MaNcEbO
Novato
Novato

Mensagempor Stu3s » Domingo Jan 11, 2004 15:09

Entao isso n tem nada a haver com o vcore .... uma coisas sao as voltagens do processador, outra os multiplicadores e finalmente a velocidade do bus.

De qq forma. sem ter de perceber muito do OC, facilmente se chega à conclusao q um OC é mais eficaz em termos de velocidade se se aumentar o bus e deixar os multiplicadores quietos.
Ao aumentares os multiplicadores aumentas tb a frequencia do processador, mas tb aumentas o numero de ciclos q o CPU tem de esperar pelo acesso as memorias.
Se aumentares o bus e n mexeres nos multiplicadores, aumentar a velocidade bruta de comunicação entre o CPU e as memorias com o mesmo numero de ciclos q tinhas em default.

Nunca te perguntas-te pq é q a AMD n era inferior à pentium 4 tendo velocidades inferiores?

Se a P4 usa frequencias mais elevadas, em compensação a AMD usa os multiplicadores mais baixos. Baseia-se tudo numa questao de arquitectura.
Quanto mais baixo for o multiplicador menos ciclos de cpu se tem de esperar para o acesso as memorias. Mas a intel responde com frequencias maiores, logo ciclos mais rápidos .... n sei se tas a perceber.

Se a amd leva vantagem em ter os multiplicadores mais baixos, a pentium leva vantagem por ter ciclos mais rapidos (frequencias + elevadas).
Por exemplo um processador athlon e Pentium 4 equivalentes, pode-se dizer que o tempo que o AMD leva a fazer 2 ciclos (transferindo 2 bits em cada um) é igual ao tempo q o P4 leva a fazer um ciclo (4 bits de uma so vez). É por isso que os AMD aquecem mais, pq acedem mais vezes a memoria do que os pentium.

Ps: Quanto a n teres dito q memorias tinhas e q Mbo tinhas, peço desculpa nem sequer vi a tua assinatura :wink:
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Taxus » Domingo Jan 11, 2004 17:52

Quanto mais baixo for o multiplicador menos ciclos de cpu se tem de esperar para o acesso as memorias. Mas a intel responde com frequencias maiores, logo ciclos mais rápidos .... n sei se tas a perceber.

Se a amd leva vantagem em ter os multiplicadores mais baixos, a pentium leva vantagem por ter ciclos mais rapidos (frequencias + elevadas).
Por exemplo um processador athlon e Pentium 4 equivalentes, pode-se dizer que o tempo que o AMD leva a fazer 2 ciclos (transferindo 2 bits em cada um) é igual ao tempo q o P4 leva a fazer um ciclo (4 bits de uma so vez). É por isso que os AMD aquecem mais, pq acedem mais vezes a memoria do que os pentium

Onde é q viste isso?
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stu3s » Domingo Jan 11, 2004 19:20

In my head!
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Taxus » Domingo Jan 11, 2004 21:47

Hmm.. ok.. assim já posso dizer mal
:p

Quanto mais baixo for o multiplicador menos ciclos de cpu se tem de esperar para o acesso as memorias

Posso estar enganado, e já sei q tu a seguir vais passar 20 min no google a refutar a minha teoria por isso dps diz-me as minhas falhas.

O que interessa é que as memorias estejam a funcionar em modo sincrono com o fsb.
Imagina o seguinte, tens o multiplicador a 2 e as memorias sincronas, ou seja, para cada dois ciclos do processador tens um das memorias (e do bus em geral).

Não penses que por o cpu funcionar duas vezes mais rapido que as memorias este vai ter q ficar à espera delas.... acredita, ele mantem-se bem ocupado!

O que interessa é que o final do ciclo das memorias coincida com o final de um ciclo do cpu, pois assim não há hipotese de o cpu estar à espera que a mem acabe o ciclo para depois ter acesso a ela.
Nao te sei explicar muito bem isto...

Normalmente prefere-se aumentar primeiro o fsb e so dps os multiplicadores porque ao aumentares o fsb, como disseste, aumentas o relogio de todo o sistema, ao aumentares os multiplicadores aumentas apenas a frequencia do cpu. A conclusão é obvia.
Alem disso, dizem que em termos de temperatura, para a mesma frequencia, um aumento de multiplicador aquece mais do que um auemnto no fsb. Não sei como é q , elctronicamente, sao implementados os multiplicadores, mas deve ser qq coisa q aquece bem
:)

Por exemplo um processador athlon e Pentium 4 equivalentes, pode-se dizer que o tempo que o AMD leva a fazer 2 ciclos (transferindo 2 bits em cada um) é igual ao tempo q o P4 leva a fazer um ciclo (4 bits de uma so vez).

Nao será ao contrário!? Se os Pentiuns têm frequencias mais altas, os ciclos sao mais curtos.. por isso... enqt um Pentium faz 2 ciclos, o athlon só faz um.. e isto seria se a frequencia fosse o dobro!
Estas a entrar por caminhos muito complicados...
O combustivel basico para os processadores sao instruções em assembly, a execução de cada instrução é dividida em varias partes (umas 5) , dependendo do processador...
A minha teoria quanto à vel dos amd comparada com a dos Pentium é que os Amd são mais.. "eficientes" a executar cada instrução em assembly... precisam de menos ciclos, e por isso têm a mesma performance mesmo com frequencias mais baixas.

É por isso que os AMD aquecem mais, pq acedem mais vezes a memoria do que os pentium.

Não percebo porque é q dizes isto.... Por que é q os AMD acedem mais vezes à memória? Têm os dois arquitecturas de 32 bits! (é 32 não é?)
E por que é q eles haviam de aquecer por aceder à memoria?! :p
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stu3s » Domingo Jan 11, 2004 22:31

Normalmente prefere-se aumentar primeiro o fsb e so dps os multiplicadores porque ao aumentares o fsb, como disseste, aumentas o relogio de todo o sistema, ao aumentares os multiplicadores aumentas apenas a frequencia do cpu. A conclusão é obvia.

Errado, aumenta-se primeiro o FSB pq o OC é muito mais eficaz alem de os Pentium4 e alguns AMD trazerem os multiplicadores bloqueados : "By lowering the processor's multiplier, and raising the FSB, increases system bandwidth, which in turn should increase overall performance."

Por acaso n vou passar 20min no google n tenho tempo para isso, mas se podesse passar meia hora a pesquisar nos livros de ET como tu era melhor, mas infelizmente (quer dizer felizmente para mim) so tenho livros de betão e essas coisas cá por casa :|
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Taxus » Domingo Jan 11, 2004 22:38

Que parte do que eu disse é que está errado!? Disseste exactamente o mesmo que eu! Aumenta-se primeiro o fsb porque o OC é mais eficaz.. e porquê? Porque aumenta o relogio de todo o sistema!

Já agora, se não me engano, normalmente os multiplicadores que vêm bloqueados sao os mais baixos, por isso não podes aumentar o fsb de qq maneira!
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stu3s » Domingo Jan 11, 2004 22:42

Já agora, se não me engano, normalmente os multiplicadores que vêm bloqueados sao os mais baixos, por isso não podes aumentar o fsb de qq maneira!

Traduz!!!!!

[edited] Todos os P4 tem os multiplicadores bloqueados e se n me engano ja li qq coisa q os novos atlhon 64 tb os têm, até andou ai uma guerra entre a AMD e os consumidores[edited]
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Taxus » Domingo Jan 11, 2004 23:15

Stu3s Escreveu:

Traduz!!!!!

Ora portantos... 8)
Normalmente ao fazeres overclocking começas por ver até que fsb é que o teu sistema (principalmente as memorias) aguenta, deixando o processador de lado.
Só depois de achares o fsb maximo é que começas a aumentar a frequencia do CPU.

E como é q fazes isto?

Como ao aumentares o fsb tb aumentas a frequencia do processador entao tens q diminuir o multiplicador até um valor que te garanta que consegues achar o valor max de fsb sem qualquer dependencia do processador

Por isso, precisas dos multiplicadores mais baixos.... Que são os que normalmente estão bloqueados!

Por exemplo, no meu caso tinha de origem
fsb 133 * Multiplicador 15 = 2Ghz

Queria por, no minimo, o fsb sincrono com as mems (que sao a 166mhz).
Se pusesse simplesmente o fsb a 166 ....
166x15 = 2490..... como podes imaginar o resultado não ia ser muito bom!
Por isso, antes de subir o fsb, tive que baixar o multiplicador, para baixar a freq do cpu.

Conclusão.. se tivesse os multiplicadores mais baixos bloqueados não podia fazer o/c deste modo.

Era isto que querias q eu traduzisse ou n tem nada a ver?!

Ha muitos processadores que trazem os multiplicadores bloqueados, mas há uma carrada de tecnicas para os desbloquear...
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MaNcEbO » Domingo Jan 11, 2004 23:35

Ja agora visto k vcs sao entendidos no assunto o k me aconselhariam a por neste momento,

Default:
CPU Freq Mult-> 11
CPU fsb -> 166mhz posso no maximo ir ate 200
vel. 1833mhz

o k aconselham e cm, a mudar?
MaNcEbO
Novato
Novato

Mensagempor Stu3s » Domingo Jan 11, 2004 23:44

Aumenta o FSB para ficares com as memorias em sincro com o processador.
Atenção vai monitorando as temperaturas e faz encrementos pequenos tipo 1Mhz de cada vez, dps se o processador fizer post continuas ... mas n deves ter grandes problemas até 200Mhz acho eu.

Perguntas tu ... e n fiser post? Perguntas bem, nesse caso tens de fazer resest à bios, por isso convem saberes fazer.

PS: MAs amd n é bem o meu forte, n conheço assim muito bem as capacidades de OC deles
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor MaNcEbO » Segunda Jan 12, 2004 1:19

post? wtf? o prob e k so tenho + a opçao de mudar para 200mhz, ixo de reset a bios no prob.
MaNcEbO
Novato
Novato

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes