Fans de 80mm ou de 120mm

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fans de 80mm ou de 120mm

Mensagempor Snake » Domingo Jan 11, 2004 22:19

Boas a minha questão é se no arrefecimento dum CPU faz diferença uma fan de 120mm em relação as de 80mm tendo em conta que se tem se usar aqueles adaptadores 80x120: Imagem

Claro que td depende da fan de 80mm e da de 120mm, mas usando como compraração 2fans de = RMP e CFM, o que vai diferir é apenas o ruido e o tamanho ou a de 80mm arrefece melhor do que a de 120?

So para que conste estava a pensar usar:
:arrow: Swiftech MCX4000 + Adaptador 80x120 em Acrilico + TITAN ALUMÍNIO TFD-A12025H12C.
em vez do actual:
:arrow: Swiftech MCX4000 + Y.S.Tech FD1281257B-2A.

Tks! :D
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor Kaipyra » Domingo Jan 11, 2004 23:05

What?

É impossível teres 1 fan de 80 e outra de 120 com as mesmas rpm's (rotações por minuto) a debitar os mesmos cfm's (cubic feet per minute). Ou seja, se tiveres uma fan de 80 e outra de 120 com as mesmas rpm's, a de 120 vai obrigatóriamente movimentar muito mais ar, sendo então mais eficaz no arrefecimento.

A estratégia habitual é utilizar fans de 120 (quando possível em termos de dimensões) para movimentar a mesma quantidade de ar que uma de 80, tendo portanto menos rotações por minuto, diminuindo assim o ruído.

Isto tudo considerando qualidade idêntica ds ventoinhas e não entrando com vários fenómenos de vortex e afins que reduzem a eficácia de refrigeração.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Snake » Segunda Jan 12, 2004 0:05

Exactamente...era mm ai k eu keria xegar.

Eu sei k é impossivel era apenas para que podessem responder sem entrar nakeles comentários comuns: "Isso depende das fans." :P :lol:

Eu em termos de espaço tenho bastante e tendo em conta que debitam os mm CFM em menos rotações e fazendo menos ruido vale apena, so não tinha a certeza se não se perdia pelo facto de ter de usar os adaptadores, sendo assim acho que vou pensar seriamente na troca. :D

Tks! :D
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kaipyra » Segunda Jan 12, 2004 1:00

Quanto o problema de perda de performance com a utilização de adaptadores não me posso pronunciar...
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Jan 12, 2004 16:07

Mas porque raio é se perde performance com os adaptadores? Acho que isso não acontece visto que não há quase "hipótese de fuga" por parte do ar, ele não volta para trás... :roll:
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor XMAN » Segunda Jan 12, 2004 16:18

Só um aparte, o desenho das pás da ventoinha influenciam o seu desempenho (caudal de ar), não tomem como propocionalmente directo a diferença de tamanho das ventoinhas
ANTEC THREE HUNDRED | CORSAIR TX-650W | INTEL CORE 2 DUO E8500 | ASUS P5Q PRO | TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ | POWERCOLOR HD4850 PCS+ 512MB | SEAGATE 500GB SATA II 32MB | ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T | VISTA HOME PREMIUM 32 BITS
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Jan 12, 2004 18:09

existe uma perda significativa de performance com ventoinhas de 120mm porque teem uma area morta bastante grande (motor central), o que faz com que o airflow necessario no centro do dissipador de calor seja menor, comparando a fans de menor dimensao...... alem de que devido ao muito fluxo de ar para dentro do dissipador, circulando a tao grande velocidade pelas fins do dissipador ira criar barulho (devido a resistencia do material de que é feito o HS) e devido a fan nao conseguir aguentar com a pressao criada pelos movimentos das suas pas, muita da sua potencia sera perdida e em vez de todo o air flow ser todo arrastado pelo dissipador, é cuspido (prai uns 50%) para o sentido contrario do que seria esperado, isto é, para fora do dissipador, sem sequer passar pelas fins.........

por isso compensa mto mais comprar um adaptador pa 80 e meter la uma fan de 80 do que um adaptador de 120......
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor Snake » Terça Jan 13, 2004 19:51

Pois..eu tb ja tive a ler outros forums e vi inclusive ppl k diz k ja testou este sistema com varias fans e coolers e em tds eles disse k ganhou no ruido (menos dbs) mas perdeu na performance. :(

Apenas vi um post de uma pessoa k diz k montou uma fan de 120mm com adaptador mas pos a fan a tirar ar em vez de mandar, parece-me um pouco estranho, mas 2º ele ganhou performance em relação há anterior de 80mm que tinha.

Tive tambem a ver as fans de 92mm mas não achei assim nnh que realmente compensa-se no sentido performance/ruido em relação a minha (referida no 1º post).

Entretanto surgiu-me outra questão: Existem adaptadores de 92x120? Ainda não consegui ver nnh a venda. Será que assim a perda de performance seria menor e ja iria compensar?
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante