redes wireless e ondas radio

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

redes wireless e ondas radio

Mensagempor Paulo-M » Terça Set 20, 2005 15:35

Boas,

Queria saber se as redes wireless e a sua constante transmissão de ondas radio prejudicam a saude a longo prazo (como é o caso dos telemoveis, embora estes prejudiquem mt mais sem dúvida).

Penso que nunca se discutiu isto no forum, assim como encontro pouca informação acerca deste tema em concreto na net..

Cumprimentos,
paulo M
"Um relógio parado tá certo 2xs por dia."
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 28, 2004 16:07

Mensagempor juzhan » Terça Set 20, 2005 23:33

Olá...
Não tenho uma resposta à tua pergunta, mas posso informar-te que as redes wireless usam um sinal à semelhança do das antenas FM, ou seja, propagam-se do mesmo modo que estas variando apenas a frequência das mesmas, já que o radio FM anda as entre +- os 88 e os 110 Mz e as redes wireless transmitem ondas com uma frequencia de +- 2.4GHz (aprox 20 vezes maior).

... penso que os telemoveis também transmitem na em GHz.... Mas não conheço nenhum estudo sobre o assunto e mesmo o dos telemoveis é polemico!

:roll:
juzhan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 03, 2005 17:01

Mensagempor Paulo-M » Terça Set 20, 2005 23:52

já estou mais esclarecido...eu pensava que as ondas wireless eram pouco prejudiciais porque tinham pouco alcance, logo pouca potência.

mas agora que me lembras da frequência delas, tens razão ao afirmar que se assemelham mais às ondas dos telemoveis do que às das ondas FM.

Tenho um certo "receio" relativamente às ondas wireless caso viesse a instalar um AP em minha casa, portanto ando a pensar duas xs acerca disto.

Caso alguém consiga aprofundar mais este tema, agradecia.

Cumprimentos,
paulo M
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor rastiff » Quarta Set 21, 2005 0:35

no caso dos telemoveis, os dual band podem transmitir em 900mhz e 1800mhz, aos triband acrescenta-se-lhes a frequência dos 1900mhz, e aos quadband, se não estou enganado, acrescenta-se-lhes a dos 850mhz.
aparentemente, quanto mais baixa é a frequência, menos prejudicial parece ser para a saúde além de ter um maior alcance. pelo menos, a julgar pelo facto de todos termos rádio em casa e ainda ninguém se ter queixado que fazia mal à saúde.. :lol:

cumps
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor juzhan » Quarta Set 21, 2005 1:34

:)
pois...

quanto maior for a frequencia, menor é o comprimento de onda.. e todos nós sabemos o efeito de c.d.o. mt pequenos.. como por ex: as micro-ondas, que servem para aquecer comida..lol

Eu pessoalmente tenho um AP wireless em minha casa e penso que não deve ser muito prejudicial, claro que qt menores forem as frequencias melhor, mas .. sinceramente não penso muito nisso :)
juzhan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 03, 2005 17:01

Mensagempor s3ntry » Quarta Set 21, 2005 8:52

Nós estamos constantemente expostos a variadíssimas ondas de rádio, com uma amplitude enorme de frequências, desde as ondas FM, as ondas dos telemóveis, dos telefones fixos sem fios, das TVs, dos micro-ondas, etc... Acho que o AP não vai fazer grande diferença no meio de tudo o resto a que já estamos diáriamente expostos. Para além disso, o facto de não teres um AP em casa não quer dizer que os teus vizinhos não tenham e tu não estejas à mesma exposto a elas 8O

Por acaso o efeito das ondas de rádio no corpo humano também é um assunto que me interessa e gostava de saber em concreto se existem complicações e quais são... o problema é que há n estudos feitos acerca do assunto e nada de conclusivo, uns indicam que podem haver efeitos malignos, outros dizem que não há qq problema... enfim, se realmente existirem efeitos adversos, quando soubermos já deve ser tarde :roll:
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor jbz » Quarta Set 21, 2005 15:50

jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Mensagempor AJ05 » Sábado Out 01, 2005 19:06

Informação mais detalhada (e em português) pode ser encontrada nos seguintes endereços:

ANACOM - Autoridade Nacional das Comunicações
http://www.anacom.pt/template2.jsp?categoryId=1645

Instituto de Telecomunicações
http://www.lx.it.pt/monit/

Refira-se ainda que as potências usadas nos routers Wireless, são muito baixas, até 500 miliwatts.
Os telemóveis usam potências de até 2 Watts (e nós encostamo-los à cabeça...)

BR
AJ05
Novato
Novato

Registado: Terça Ago 23, 2005 2:01

Mensagempor Paulo-M » Domingo Out 02, 2005 1:08

500 miliwatts, se n estou em erro, são 0,5 watts

Apesar dos vários links, e agradeço, penso que ainda não existe nenhum que incida directamente sobre as redes wireless.
Pode ser bom, pois possivelmente quer dizer que não são mt prejudiciais à saude.

Cumprimentos,
paulo M
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Paulo-M » Quarta Nov 09, 2005 0:31

Encontrei um conjunto de perguntas e respostas interessante relativamente a este tema.
http://www.wlana.org/learn/health.htm

Queria citar a seguinte parte:
"How does WLAN technology differ from cellular technology?
WLAN products use a "bursty" type of transmit/receive protocol, while Cellular transmits and receives constantly (connection oriented). As an example: If a user would transfer data on an average of 100 MB per day, the WLAN transmitter would be on the air for approximately 10 minutes. Moreover, a typical hand held-cell phone has a RF power output of 0.600 Watts (600 mW) or almost 20X more output power!"

De notar que na mesma página falam que a potência do sinal de um router a operar a 2.4Ghz, é à volta de 0.035 Watts.

Cumprimentos,
paulo M
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Taxus » Quarta Nov 09, 2005 9:38

As redes wireless e os telemóveis operam na gama de frequência das micro-ondas (1Ghz - 300 Ghz).
Isto pode parecer assustador porque toda a gente sabe o que um micro-ondas faz, aquece!
O micro-ondas que temos na cozinha está sintonizado numa frequência exacta que é a frequência à qual as moléculas de água vibram, logo, aquecem.
Embora os telemóveis e redes wireless não nos cosam (porque não estão nem na frequência certa nem com a potência suficiente) , sabe-se que elas de facto aquecem os organismos vivos. No entanto o aquecimento provocado é muito pequeno e é failmente compensado pelo corpo humano.
Neste momento as únicas ondas nocivas que se conhecem são as chamadas ondas ionizantes, que são capazes de "partir" moléculas e provocam, entre outras coisas, cancro! Estas ondas são, por exemplo, as UV (do sol, não tenho a certeza absoluta se esta é ionizante), os raios x e as ondas gama.
Estas ondas têm uma frequência altissima!
As ondas de frequência mais baixa são as ondas de rádio, normalmente entre os 3Hz-1gHz. Não há provas que façam mal a alguém mas há o exemplo dos transmissores do Vaticano que foram obrigados a reduzir o tempo de emissão (O vaticano tem capacidade para transmitir os discursos do Papa para 40 paises em simultâneo) e a potência de transmissão pois houve um número de leucemias em crianças acima da média. Além disso as pessoas ouviam, literalmente, o papa quando levantavam o intercomunicador em casa, tal era a potência da coisa.
Só para dar uma ideia geral do espectro de frequências, da frequência mais baixa para a mais alta:
Rádio - Micro-ondas - Infra-vermelhos - Regiao Visivel - Ultra-Violeta - Raio-X - Raios Gama

Os telemóveis têm necessariamente que funcionar com uma potência mais alta que o Wi-Fi pois podem estar até uns valente Km de uma antena enquanto que uma rede wireless dificilmente funciona a mais que 200, 300 metros.
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes