Problemas com Toshiba DVD-ROM SD-R6112

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas com Toshiba DVD-ROM SD-R6112

Mensagempor zextron » Quarta Set 21, 2005 21:12

Boa noite,

Eu tenho um portátil Toshiba Satellite M30 com uma drive DVD Toshiba SD-R6112, que não está a funcionar na perfeição..

Comprei uns DVD-R da Princo e tb uns CD-R da Sony e dá-me smp erro ao gravar, tanto com o Nero, como com um Drag'n Drop CD+DVD (software que vinha com o PC). Mesmo dando erro, consigo lê-los no PC de mesa (Compaq mais antigo), mas não consigo no portátil nem no auto-rádio. Os últimos CD-R que tentei gravar com o Drag'n Drop deram sempre este erro:

"Ocorreu um erro escrita.
Houve um erro ao escrever no DISC. Substitua o DISC ou actualize o firmware da drive. (Código:011-13-3010)
(1F 2A 03 0C 00)"

Usei o Nero InfoTool e aparece que versão do firmware é a 1332.

Já li noutros posts deste que instalar uma versão incompatível pode ser "fatal" para a drive e ng quer que isso aconteça, por isso agradecia imenso que me explicassem como é que se pode resolver este problema.

Cmpts e dd já obg

PS: espero ter postado esta questão no fórum correcto 8)
in trance we trust
zextron
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 21, 2005 20:49

Mensagempor scrat » Quarta Set 21, 2005 23:47

Boas, tens a certeza que o gravador é esse que dizes?

É que o firmware q mencionas q ele tem nao corresponde a esse gravador e sim ao 6012.

Vê isso com olhos de ver, poi se actualizas o gravador com um firmware diferentes podes ficar com ele inutilizado.

Dá uma vista de olhos aqui neste site: http://forum.rpc1.org/dl_firmware.php?c ... ufactor=31

fica bem
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor TheRza » Quinta Set 22, 2005 3:33

saca o programa VSO Inspector, instala o programa, depois carrega no simbolo com uma camara fotografica e posta ai a imagem!

depois saca a ultima versao do Nero (caso ainda nao tenhas feito)!!

fika bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor zextron » Quinta Set 22, 2005 11:53

Já saquei o Inspector e o relatório é este

Imagem

Estou agora a ver o site para tentar achar o ficheiro certo.. 8)
in trance we trust
zextron
Novato
Novato

Mensagempor zextron » Quinta Set 22, 2005 12:31

Já estive no site mas ainda estou um bocado à toa.. não sei qual dos ficheiros será o correcto.

http://forum.rpc1.org/dl_firmware.php?category=14&manufactor=31

Toshiba SD-R6112
Toshiba SD-R6112 - 1030, 1031 / 1730, 1731 / 1M31
Laptop DVD-R/RW drive
You can make your drive region free (RPC-1) by using one of these firmware (patch by Hijacker)
Patched X031 RPC-1 (ONLY for drives with 10xx firmware)
Patched X731 RPC-1 (ONLY for drives with 17xx firmware)
Patched XM31 RPC-1 (ONLY for drives with 1Mxx firmware)
To be installed correctly, a drive region code must be selected before using the patched firmware.
RPC-2

Help me plizzz :?

Cmpts
in trance we trust
zextron
Novato
Novato

Mensagempor TheRza » Quinta Set 22, 2005 19:06

zextron Escreveu:Já estive no site mas ainda estou um bocado à toa.. não sei qual dos ficheiros será o correcto.

http://forum.rpc1.org/dl_firmware.php?category=14&manufactor=31

Toshiba SD-R6112
Toshiba SD-R6112 - 1030, 1031 / 1730, 1731 / 1M31
Laptop DVD-R/RW drive
You can make your drive region free (RPC-1) by using one of these firmware (patch by Hijacker)
Patched X031 RPC-1 (ONLY for drives with 10xx firmware)
Patched X731 RPC-1 (ONLY for drives with 17xx firmware)
Patched XM31 RPC-1 (ONLY for drives with 1Mxx firmware)
To be installed correctly, a drive region code must be selected before using the patched firmware.
RPC-2

Help me plizzz :?

Cmpts

daí vai pa versao 1731 pk a versao 1M31 é firmware modificados se nao me engano!

eu aconselhava a ir ao site oficial mas ja tive à procura e nao encontrei nada! :( tenta instalar esse e depois actualiza tbm o Nero e compra uns dvd's em condições, caga nos Princo! compra por exemplo Ridisk ke sao baratos e de boa kalidade!

fika bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ages » Sexta Set 23, 2005 17:14

Olá,
Eu tenho um SD-R6112 numa máquina que não é Thos, e o firmware que vinha .... e tem, é o 1031 data 09.19.03.
Não tenho tido problemas com ele, mas li algumas notícias de conflitos com O/S e outras aplicações de queima.
Se tem uma aplicação diferente para esrever rws e o InCD, essa pode ser uma fonte de problemas.
Experimentar usar o Nero Clean tools e voltar a experimentar.
O que acho curioso/estranho é que uma das fazilidades deste modelo é a de ler DVD-RAM, e isso, no meu caso, é confirmado pelo Nero InfoTool, mas não pelo post com a imagem do VSO Inspector.
O melhor é verificar se é possível voltar ao firmware inicial, ou ao 1031.
ages
Novato
Novato

Registado: Sexta Set 23, 2005 16:40

Mensagempor scrat » Sexta Set 23, 2005 18:12

Boas, eu na tua situação nao fazia o update assim sem mais nem menos.

Repara numa coisa, normalmente as versoes dos firwares updates sao de forma continua, isto é, 1031 para 1032, 1730 para 1731, etc...

Como tu tens um firmware 1332 a lógica seria o update ser 1333, ou entao existir info no site do fabricante sobre as versões que existem, coisa que o site nao tem.

Portanto, tem muito cuidado, pois podes estragar isso.

Fica bem

edit
Outra coisa, nenhuma destas versões(1030, 1031 / 1730, 1731 / 1M31 ) são modificadas, as que estao por baixo é que são.
E outra coisa, :D, como estas versoes sao de familias diferentes da tua, o mais certo é nem conseguires fazer o update.
/edit
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor TheRza » Sexta Set 23, 2005 19:12

scrat Escreveu:Boas, eu na tua situação nao fazia o update assim sem mais nem menos.

Repara numa coisa, normalmente as versoes dos firwares updates sao de forma continua, isto é, 1031 para 1032, 1730 para 1731, etc...

Como tu tens um firmware 1332 a lógica seria o update ser 1333, ou entao existir info no site do fabricante sobre as versões que existem, coisa que o site nao tem.

Portanto, tem muito cuidado, pois podes estragar isso.

Fica bem

edit
Outra coisa, nenhuma destas versões(1030, 1031 / 1730, 1731 / 1M31 ) são modificadas, as que estao por baixo é que são.
E outra coisa, :D, como estas versoes sao de familias diferentes da tua, o mais certo é nem conseguires fazer o update.
/edit

pois mas o pior é ke ele ou faz o update ou entao nao grava nada e pa ter um gravador e nao puder gravar mais vale vende lo! :roll: :roll:

as versões ke tao por baixo sao firmware's modificados pa desblokear akilo das regioes dos dvd's! acho ke as versões ke têm o M sao versões modificadas pa atingirem velocidades maiores, etc mas ke tbm podem danificar o gravador!!

o ke podes fazer pa confirmar a segurança do processo é enviar um mail pa Toshiba a explicar o assunto e ke nao consegues gravar e pede um firmware actualizado pa isso ou entao pergunta se ha problemas em instalar o firmware xpto de outra pagina!

fika bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor scrat » Sexta Set 23, 2005 19:25

TheRza Escreveu:... acho ke as versões ke têm o M sao versões modificadas pa atingirem velocidades maiores...

Existe uma serie desse garavador que vem com firmwares tipo 1Mxx, portanto neste caso esse firware é oficial e não modificado. Os que estao modificados sao apresentados como XMxx, X0xx, X7xx e têm o link por baixo, de acordo com cada familia de firmware.

O melhor mesmo é contactar a toshiba.
Fica bem
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor zextron » Terça Set 27, 2005 16:03

boas de novo,

agr o meu problema é outro, como é que eu gravo um CD para ir ao DOS instalar o firmware? isto é só freewares e blá blá blá e ainda não encontrei um ficheiro para sacar, gravar e inserir o CD, boot e DOS :lol:

entretanto já consigo gravar algs cd-r com o Magic ISO Maker

se me puderem ajudar ou referir simplesmente um link agradecia

Cmpts
in trance we trust
zextron
Novato
Novato

Mensagempor scrat » Terça Set 27, 2005 17:28

Boas,

já viste aqui?

fica bem