reboot contínuo ao utilizar DVD

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

reboot contínuo ao utilizar DVD

Mensagempor slid » Sábado Set 24, 2005 15:38

Boas pessoal

Descobri este forum numa busca pelo google e parece-me ter bastante informação sobre a área e grande colaboração dos membros portanto, resolvi registar-me. :)

Então é o seguinte, há uns tempos para cá sempre que colocava um cd ou um dvd no meu leitor de dvd's o pc fazia reboot contínuo até eu retirar o cd/dvd do leitor.. há pouco tempo comprei um gravador de DVD e o problema repete-se. No entanto, sempre que uso o gravador de CD isto, nunca acontece.

Será algum problema relacionado com a motherboard, não estando a aceitar bem o sistema DVD ?

Já me falaram em fazer um flash à BIOS da motherboard, isso resolveria o problema ?

Tenho actualmente uma motherboard destas: DFI NT70-SC socket 478 já um pouco antiga.. :wink:

Abraço e obrigado desde já,
slid
slid
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Set 24, 2005 15:29

Mensagempor slid » Sábado Set 24, 2005 18:15

Ok, decidi fazer o tal flash à BIOS, as instrucções são estas:

This information applied to :BIOS

Doc. No. FAQ Latest
Date
30000161 How to flash BIOS under DOS Mode? 2004/05/07
Answer :

1. Prepare one piece of clean bootable floppy disk with only booting program installed.

2. Download the appropriate BIOS update from the Download section according to the motherboard model and PCB (Printed Circuit Board) revision. The revision of motherboard can be checked from the lower right corner of label affixed on printer port. For aged motherboards, please find the label on the last ISA slot. You can take the first digit after "R." as PCB Revision. For example, the PCB revision is "A" if the revision of motherboard is marked as "R.AG0".

3. Extract the BIOS binary file and the flash utility program from the zipped file using applications as WinZip.

4. There should be two files being extracted from the zipped file. They are: *.EXE and *.BIN files. You can find another ".TXT" file sometimes which is the description of history of the BIOS updating and you don't have to use it upon flashing the BIOS.

5. Copy the *.BIN and *.EXE file on to a floppy disk and reboot your system from the floppy drive.

6. Type in the following command under DOS prompt (NOT under windows!):
A:\>[executable] [file name].bin /F
OR A:\> [Executable] [file name].bin /F/QI
OR, A:\>[executable] /?
for detailed instructions.
Warning: For NFII chipset based motherboard, please do not give "/F" instruction. Otherwise, LAN MAG IP will be lost that might cause your LAN feature failed.

7. Reset your computer AFTER the completion of BIOS flash process.

8. To check whether your BIOS has been updated successfully please refer to the BIOS date code shown on the bottom left hand corner of the boot up screen.

9. Please LOAD OPTIMAL SETTINGS or LOAD BIOS SETUP DEFAULTS in the BIOS setup menu during the first system boot up after the flashing the BIOS.

Warning:

WARNING: Please be very cautious during the BIOS flash process, your system may fail to boot if the BIOS was not programmed correctly.

Mas não entendo como fazer isto,
5. Copy the *.BIN and *.EXE file on to a floppy disk and reboot your system from the floppy drive.

Como é que faço um reboot ao sistema a partir da disquete, no windows XP ? Alguém pode dar uma ajuda sff ?

Abraço e obrigado,
slid
slid
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor slid » Sábado Set 24, 2005 18:41

Bom, como até agora não obtive respostas talvez, por minha culpa, posso não ter mostrado o problema com a clareza suficiente então, resolvi ir eu procurar e, encontrei isto:

http://www.phptr.com/articles/article.asp?p=332850&seqNum=7&rl=1

Aqui tem toda a informação necessária para fazer o tal FLASH à BIOS. Fica aí, para futuros problemas semelhantes.

Abraço,
slid
slid
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor slid » Sábado Set 24, 2005 19:12

Acabei de fazer o FLASH e continua o problema :?

Sempre que coloco um cd ou dvd dentro do gravador de DVD o pc reinicia, queria fazer um format ao disco mas sem gravar tudo em dvd não pode ser.. não queria perder os meus filmes e música :cry:

Fiz tudo o que sabia, alguém tem ideias :?:

Fui ver a voltagem e está a 11,8V

Abraço,
slid
slid
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor TheRza » Sábado Set 24, 2005 20:44

mas reinicia kando colocas apenas o dvd?!? sem abrir seker num programa?!!?

fika bem! 8)

PS tens ke ter paciência po people te responder! tu fazes as perg e depois respondes e kem vir até pensa ke tas a gozar! :lol: :lol: :lol:
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor slid » Sábado Set 24, 2005 21:57

lol, antes estivesse :lol: é que já tentei mesmo tanta coisa e nada

Sim, quando eu coloco um DVD ou um CD no gravador.. pimba! Reboot... reboot.. reboot.. reboot... sem parar até tirar de lá o CD ou DVD :roll:

Entretanto também coloquei a pergunta em outros foruns de informática e disseram-me para testas as memórias:

http://www.memtest86.com

Só que, não sei como faço boot pela disquete, já criei uma através da opção format mas não sei como usar.. :\
slid
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LuisFilipe » Domingo Set 25, 2005 2:26

Só que, não sei como faço boot pela disquete, já criei uma através da opção format mas não sei como usar.. :\

Para fazer boot pela disquete é necessário que na BIOS a drive A: seja o primeiro device de boot tipo (A:, CD-ROM, C:) depende da BIOS as mais actuais têm os devices independentes tipo
1st device A:
2nd device CD-ROM
3rd device C:

Assim sendo deixas a disquete dentro da drive e fazer reboot ou acendes o computador. Et Voilá boot da disquete.

Caso contrário (e pode e deve ser utilizado como segurança) se o primeiro device de boot é o disco C: então este irá sempre fazer boot primeiro mesmo que exista uma disquete (esquecida) na drive.

Como as disquetes são umas vagabundas e andam pelos computadores de todo mundo são uma forma de propagação de vírus, embora hoje em dia já comecem a entrar em desuso.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor TheRza » Domingo Set 25, 2005 4:00

slid Escreveu:lol, antes estivesse :lol: é que já tentei mesmo tanta coisa e nada

Sim, quando eu coloco um DVD ou um CD no gravador.. pimba! Reboot... reboot.. reboot.. reboot... sem parar até tirar de lá o CD ou DVD :roll:

Entretanto também coloquei a pergunta em outros foruns de informática e disseram-me para testas as memórias:

isso é mesmo muito estranho! :? :? :?

nao tens possibilidade de testar o teu leitor noutro pc e viceversa?!?!

outras dikas:

se tiveres duas drives, instala só uma e experimenta colocar o dvd pa ver se arranca!

confirma na bios se o teu leitor é detectado!

fika bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor slid » Segunda Set 26, 2005 4:12

Jà tentei e o DVD funciona no pc dum colega meu, será mesmo alguma incompatibilidade hardware da motherboard com o sistema DVD..

Já fiz boot pela disquete e tentei o tal teste à memória,
fiz "Download - Pre-Compiled Memtest86 v3.2 installable from Windows and DOS " e extraí os ficheiros que lá vinham "install.bat" "memtest.bin" "rawrite.exe" para uma bootable floppy disk e,
quando estou no ecran de bootar pela disquete pede-me pra escrever comandos já tentei:
"A:\>rawrite.exe -f memtest.bin" ou,
"A:\>rawrite.exe memtest.bin /f"

e não dá não consigo executar o tal teste de memória.. alguém sabe mais comandos pra executar o tal memory test?

Abraço
slid
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor slid » Segunda Set 26, 2005 4:20

O Gravador de DVD grava dvd's noutros pc's, funciona 100% só pode mesmo ser da BIOS.. algo relacionado com a motherboard :?
slid
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Im_Boss » Segunda Abr 30, 2007 18:15

a mim esta a acontecer o mesmo mas só com o gravador de DVD, quando coloco no leitor de DVD não tenho problema nenhum...
Im_Boss
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 18:49

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 30, 2007 21:54

boas
slid Escreveu:Já fiz boot pela disquete e tentei o tal teste à memória,
fiz "Download - Pre-Compiled Memtest86 v3.2 installable from Windows and DOS " e extraí os ficheiros que lá vinham "install.bat" "memtest.bin" "rawrite.exe" para uma bootable floppy disk e,
quando estou no ecran de bootar pela disquete pede-me pra escrever comandos já tentei:
"A:\>rawrite.exe -f memtest.bin" ou,
"A:\>rawrite.exe memtest.bin /f"
aquilo que está escrito é apenas o comando para criar a disquete...
o *.bin é um ficheiro comprimido da disquete
o rawrite é o programa que escreve a imagem da disquetes...
e é qq coisa como : d:\>rawrite.exe -f memtest.bin
quando corre deve pedir a disquete para escrever lá...
se não estou em erro o install.bat faz isso por ti...
mas corre-se de uma directoria do disco, não da disquete....

existe uma maneira mais fácil....
saca um CD denominado UBCD e grava o CD a partir do ISO
tem lá um conjunto de utilitários inclusive o memtest86

resumindo...
o leitor de CDs funciona normalmente..
o de DVDs tb
só com o gravador de DVDs, ele passa-se.... é isso?

já disseste que a tensão é cerca de 11,8 V
mas qual é a tensão dos canais 3,3 V e 5 V?

diz ainda qual o modelo da fonte e potencia...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Ola a todos

Mensagempor telemar55 » Quarta Mai 16, 2007 22:21

Meu gravador esta com o mesmo problema ao inserir qualquer cd no mesmo pc reinicia sosinho e assim por diate..
Em uma das tentativas mudei a configuraçao na bios ai pc reinicio normal com cd dentro mas nao estou conseguindo uma configuraçao certa para bios alguem pode ajudar?
telemar55
Novato
Novato

Registado: Quarta Mai 16, 2007 22:16

Re: Ola a todos

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 17, 2007 10:28

boas
telemar55 Escreveu:Meu gravador esta com o mesmo problema ao inserir qualquer cd no mesmo pc reinicia sosinho e assim por diate..
Em uma das tentativas mudei a configuraçao na bios ai pc reinicio normal com cd dentro mas nao estou conseguindo uma configuraçao certa para bios alguem pode ajudar?

leitor/gravador?
é preciso o mesmo que pedido anteriormente....
mobo
memórias
fonte
tensões e temps

teste às memórias

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01