O que pensam do HP dv4165EA?

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

O que pensam do HP dv4165EA?

Mensagempor Lithyum » Terça Out 04, 2005 14:10

Oi,

primeira vez que apareço aqui. Estava há procura de dados sobre este portátil e deparei-me com o fórum. Muito porreiro! :D

Não tenho muita experiência com portáteis (leia-se quase nenhuma). Tive e tenho apenas um portátil, nx9010, e nunca trabalhei com outro, por isso a minha experiência na avaliação dos portáteis é ainda muito reduzida.

Neste momento e depois de fazer alguma pequena pesquisa pelo que o mercado tem para me oferecer seleccionei este portátil. Gostaria de saber o que pensam dele, se já o experimentaram, como se deram, etc.

Para quem não conhece deixo aqui as caracteristicas do portátil:

Processador
Tecnologia Portátil Intel® Centrino™ com Processador Intel® Pentium® M 750

Velocidade do Processador
1,86 GHz

Tecnologia do processador
Tecnologia Intel SpeedStep® melhorada

Bus do Sistema
533 MHz de velocidade bus

Cache
2 MB de cache de nível 2

Memória de Série
1024 MB (2x 512)

Tipo de Memória
DDR PC2700 333 MHz

Unidade de Disco Rígido Interna
100 GB

Controlador de disco rígido
Unidade de disco rígido EIDE, ATA 100

Velocidade de Unidade de Disco Rígido
4200 rpm

tipo de unidade óptica
LightScribe DVD Writer que admite dois formatos (+/-R +/-RW) com suporte para dupla camada

Dispositivo de placa de memória
Leitor de Suportes Físicos Digitais (6 em 1) (xD, SD, Smart Media, Memory Stick, Memory Stick Pro, Multimedia Card)

Interface de rede
LAN Ethernet 10/100 integrada

Tecnologias Sem Cabos
LAN Sem Cabos Integrada Intel® Pro/Wireless 2200 802.11b/g
Rede sem cabos Bluetooth®

Interface de captura de vídeo
Interface IEEE 1394

Slots de Expansão
Uma slot para placa PC do tipo I ou II. Preparado para CardBus Uma slot ExpressCard/54

Tamanho do ecrã
Ecrã Panorâmico BrightView de Alta Definição WXGA de 15,4 pol.

Resolução do ecrã
1280 x 800

Adaptador de vídeo
Intel® Graphics Media Accelerator 900

Memória do adaptador de video
Até 128 MB de memória vídeo partilhada

Adaptador de video, bus
Vídeo Melhorado AGP 4 x com performance 3D

Audio Interno
Som de 16 bits compatível com 3D Sound Blaster Pro, integrado

Altifalantes e microfone
Altifalantes Altec Lansing®

tipo de fonte de alimentação
Adaptador de Alimentação de CA de 65 W

Tipo de Bateria
Bateria de Iões de Lítio (Li-Ion) com 6 células

Peso
2,97 kg (6,45 lb)

Dimensões (l x p x a)
35,8 cm (L) x 25,8 cm (C) x 3,4 cm (mín.) / 4,2 cm (máx.) (A)

Sobre estas especificações que retirei do site da HP tenho algumas dúvidas. Se não se importarem:

- Qual a velocidade deste processador? Não consegui encontrar em lado algum a quanto corresponde este CPU.

- O que é a Tecnologia Intel SpeedStep®?

- O que é LightScribe?

- O que é a Interface de captura de vídeo IEEE 1394? Como funciona?

O uso que pretendo dar a este computador é mais de trabalho e menos de jogos. Trabalho com IDEs como IntelliJ, Visual Studio .NET, corro por vezes uma SGBD Oracle, Java, etc. Como hobby faço edições de imagem com o Paint Shop Pro e de tempos em tempos com o GIMP. A vida da bateria não é uma questão já que a maior parte das vezes que o tenho ligado tenho sempre a possibilidade de o ligar a uma tomada ao lado.

O que acham? Este portátil é capaz de trabalhar bem com estas aplicações? O facto dos 128 MBs de memória de video ser partilhado acham que pode degradar o desempenho especialmente na edição de imagens?

Obrigado pela vossa paciência e respostas.
Lithyum
Novato
Novato

Registado: Terça Out 04, 2005 13:41

Re: O que pensam do HP dv4165EA?

Mensagempor Subversiveagent » Terça Out 04, 2005 14:39

"- Qual a velocidade deste processador? Não consegui encontrar em lado algum a quanto corresponde este CPU."

Tá lá, tu próprio escreveste: 1,86GHz. Não faças comparações directas com o Pentium 4, os Pentium M dão muito mais desempenho do que a velocidade indica.

"- O que é a Tecnologia Intel SpeedStep®?"

Se bem me recordo, permite reduzir o desempenho do processador conforme a necessidade do seu uso, permitindo uma autonomia maior da máquina.

"- O que é LightScribe?"

Uma treta que permite queimar directamente no CD/DVD a sua capa. De notar que só funciona em CD/DVD especiais de corrida, que custam mais caro. E tens uma vasta palete de cores, consistindo em preto e dourado.

Mariquices.

"- O que é a Interface de captura de vídeo IEEE 1394? Como funciona?"

Porta Firewire. Todos os portáteis tem uma.

Quanto ao desempenho na edição de imagem, não creio que uma coisa tenha a ver com a outra. Para isso é preciso é um disco rápido (5400rpm) e bastante memória.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor Lithyum » Terça Out 04, 2005 14:51

Subversiveagent Escreveu:"- Qual a velocidade deste processador? Não consegui encontrar em lado algum a quanto corresponde este CPU."

Tá lá, tu próprio escreveste: 1,86GHz. Não faças comparações directas com o Pentium 4, os Pentium M dão muito mais desempenho do que a velocidade indica.

Duh! :!: Era uma questão que acabei por ver respondida enquanto escrevia o post e que me esqueci de retirar! :P

Subversiveagent Escreveu:"- O que é LightScribe?"

Uma treta que permite queimar directamente no CD/DVD a sua capa. De notar que só funciona em CD/DVD especiais de corrida, que custam mais caro. E tens uma vasta palete de cores, consistindo em preto e dourado.

Mariquices.

Iá, estou a ver que sim.

Subversiveagent Escreveu:"- O que é a Interface de captura de vídeo IEEE 1394? Como funciona?"

Porta Firewire. Todos os portáteis tem uma.

E isso é chamado de Interface de captura de vídeo? E eu que pensava que seria uma interface análoga ao USB 1.1!

Subversiveagent Escreveu:Quanto ao desempenho na edição de imagem, não creio que uma coisa tenha a ver com a outra. Para isso é preciso é um disco rápido (5400rpm) e bastante memória.

Pois, quanto à memória acho que estou servido, agora quanto ao disco acho que terei de me contentar com as 4200rpm que ele tem. Para ter um disco mais rápido a diferença de investimento é enorme.

Obrigado. :)
Lithyum
Novato
Novato

Registado: Terça Out 04, 2005 13:41

Mensagempor Subversiveagent » Terça Out 04, 2005 15:11

Lithyum Escreveu:E isso é chamado de Interface de captura de vídeo? E eu que pensava que seria uma interface análoga ao USB 1.1!

E é. O USB 1.1 já morreu há muito, diga-se de passagem.

Tens p'rai 3 portas USB 2.0 no portátil e uma pequenina, tipo quadrado. Chamam-lhe porta de captura de video porque muitas das câmaras de video utilizam uma porta Firewire. Assim, quando ligas a câmara ao portátil estás a captar video para o portátil. :wink:

Mariquices da Apple e da Sony, há ali uma história que já não me recordo bem sobre haver um formato "especial" de IEEE1394 para os meninos. E as portas Firewire há em dois sabores nos portáteis, 4 (porta pequena) e 6 pinos (porta grande) se não me falhar a memória.

acho que terei de me contentar com as 4200rpm que ele tem.

Honestamente não te sei dizer ou quantificar o que perdes entre um disco de 4200rpm e um de 5400rpm.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor tipsy » Quarta Out 05, 2005 8:45

Eu também estou a ver esse portátil mas continuo sem saber qual a duração da bateria. Se souberem, avisem.
tipsy
Novato
Novato

Registado: Terça Out 04, 2005 1:52

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes