Asus P4G8X (Granite Bay)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Asus P4G8X (Granite Bay)

Mensagempor Tucp-Orelhudo » Quarta Dez 04, 2002 22:37

Boas!
Estou a pensar em comprar esta motherboard com o novo chipset da intel e a minha dúvida é a seguinte: No suporte dual channel DDR apenas menciona memórias até PC-2100 (266mhz), será que não existe maneira de conseguir colocar as minhas memórias (2x 256MB xms 3000) na motherboard com suporte dual-channel DDR? Agora a questão é se ficam sub aproveitadas (a motherboard limita-as a 266mhz) ou se há maneira de suportar os 370mhz. Outra dúvida: como é que 2 modulos de apenas 266 mhz , o sistema dual channel ddr consegue bater nalguns casos a solução RIMM 1066?!?!?! Expliquem-me please! Esta tecnologia não tem nada a ver com DDR-II pois não?
Obrigado!
Fiquem bem!
Tucp-Orelhudo
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:04

Mensagempor Tucp-Orelhudo » Terça Dez 17, 2002 21:28

Então pessoal! Ajudem-me! Já reparei que aqui fala-se muito pouco da tecnologia Dual Channel DDR. Porque?? a que preços virão as boards baseadas no Granite bay? E quando chegam cá?? E as mobos baseadas no sis655??

Fikem bem!
Tucp-Orelhudo
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:04

Mensagempor Kaipyra » Terça Dez 17, 2002 23:11

Ora bem:

Penso que esse limite de PC2100 se deve aos casos em que os slots são saturados até aos 4GB, um pouco à semelhança do que se passa com o suporte DDR400 das KT400. De qualquer forma, mesmo que não suportasse muito mais que essa velocidade, era sempre importante comprar umas mais potentes para fazer oc (nos P4 só se mexe no FSB, no multiplicador é complicado).
Para tirares esta dúvida a limpo basta ver reviews e que settings eles usaram nos benchs: estou-me agora a lembrar do OC que fizeram agora no Tomshardware, onde usaram PC3200 da corsair.
Descansa que as tuas memórias dão bem!

A aproximação tão grande do Dual-DDR em relação à Rambus PC1066 deve-se ao facto de dobrar a largura de banda. Isto sei que é verdade. Infiro (e provavelmente mal...) que isso significa que tendo o P4 um FSB de 533MHz, a bandwidth duplica para 1066, logo igual á Rambus mais potente!
Desta forma, DDR266 seria o suficiente, pois o FSB do P4 é uma quadriplicação do FSB efectivo (133 MHz)... ok, já me estou a enterrar! O que interessa é que DDR266 chega bem, mas para oc é preciso mais.

Se tem a ver com DDR-II não sei, mas acho que não. E é por isso mesmo que se fala aqui pouco de DDR-II e Dual-DDR: ninguém ainda sabe bem o que isso implica - mas que é mais rápido não há dúvida!

Quanto a preços, só a à venda encontrei uma loja americana (com o froogle), e custava $219. ainda deve demorar a cá chegar!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Little_Horn » Quarta Dez 18, 2002 10:32

Deixa-me atirar mais lume para a fogueira... lol

Não sei se vou ajudar muito no k respeita a memória, mas aki vai!

Dual DDR, são módulos de DDR perfeitamente normais e banais, mas são usados dois a dois, aos pares, à semelhança das antigas simms e rimms. Teoricamente, temos uma duplicação de largura de banda, porque existe tb uma duplicação de bits disponíveis.

Imagina os canos de tua casa. Teóricamente, se abrires duas torneiras (com a mesma abertura) terás o dobro de água a correr do que se só abrisses uma. Mas na verdade (imaginando que a pressão da água é um pouco fraca...) isso n acontece, pk a pressão da água baixa ligeiramente, e por isso não terás o dobro da água, mas terás bastante mais do que se só abrisses uma torneira.

Com dual DDR passa-se o mesmo.

Quanto à DDR-II, é uma tecnologia completamente diferente, é uma memória nova. Pode ser proveniente da mesma base, mas é algo novo...

Não posso é explicar esta tecnologia pk ainda n a conheço, mas sei k é nova...

Espero ter ajudado em algo! ;)
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 24, 2002 12:31

Mensagempor [Nik0n] » Quarta Jan 08, 2003 13:08

eu tb kero essa bord tb ando a espera k ela chege :( ja tentei encomendala dos US mas so aceitavam american express da unica loja k encontrei com a ajuda do alfateck ( n passo pub senao ralhavam cmg) :p
Disce quasi semper victurus; vive quasi cras moriturus"

[Learn as if you were going to live forever; live as if you were going to die tomorrow.]
[Nik0n]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 22, 2002 22:31

Mensagempor alfatek » Quarta Jan 08, 2003 21:09

Em teoria as Granite bay só suportam dual ddr com memórias 266MHz, podes usar as memórias que referes "underclockadas" o que provavelmente permite que as possas usar com timings mais agressivos: CAS 2.0, etc....

Só daqui a uns meses a intel, sis, via e acho que também ali(?) irão ter dual ddr333...

Quanto à possibilidade de em overclock usar dual ddr 333 ainda não vi grandes testes disso e duvido da sua estabilidade, não é como muitas mobos que não dizem k oficialmente suportam ddr 400 mas workam na boa, parece-me que neste caso não fica mto estavel a 333 dual ddr, mas esta informação não é 100% segura.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes