Um router, três utilizadores

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Um router, três utilizadores

Mensagempor santiago » Sábado Out 08, 2005 9:48

Boas e, desde já, Muito Obrigado!

A situação é a seguinte:

Tenho um modem router SMC Adsl Barricade SMC7204BRA e até aqui era o único utilizador, agora vou adicionar mais dois, mas temo pela segurança.
No meu PC tenho FW (Sygate) AV(McAfee) e o SpywareBlaster.
Como os outros utilizadores são "descuidados", abrem todos os mails, usam o messenger, efectuam downloads à toa, etc..., temo pela segurança da minha máquina.Como a utilização da net vai ser em horários diferentes, é suficiente desconectar o meu PC do router, durante a utilização deste pelos outros 2 PC's? E em caso de estarmos todos ligados, qual é solução que aconselham?

Mais uma vez, Obrigado

" Só não faz perguntas quem tem vergonha de aprender"
P4 3,2HT
ASUS P5AD2-PREMIUM
ASUS EN 6600(256 Mb)
2X512 DDR2(DUAL)
2X160 (RAID 0)
santiago
Novato
Novato

Registado: Terça Ago 02, 2005 11:42

Mensagempor Mercy_PT » Sábado Out 08, 2005 11:37

Podes simplesmente optar por evitar a utilização dos pc's na mesma rede. Tudo depende das gamas de ip's usada e das configurações da tua firewall. Podem permanecer a ser tratados como computadores desconhecidos e desde logo todos os dados que te tentem enviar são passados a pente fino. Não precisas andar a ligar a e desligar da rede.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor PapaGigas » Sábado Out 08, 2005 13:28

Podes sempre colocar um router entre a tua máquina e a tua rede privada.. tendo deste modo um aumento significativo da segurança.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor santiago » Sábado Out 08, 2005 23:46

Então, no caso de optar por colocar um router entre a minha máquina e a rede, será melhor adquirir um "superior" para subsitituir este e este
ficar colocado entre o meu PC e a rede, ou adquirir um outro "mais simples"
para o efeito? E, já agora, que routers aconselham para ambos os casos?

(desculpem os termos "superior" e "mais simples", mas dado os meus conhecimentos na matéria tive que utilizar esta designação)

"Obrigadão"
P4 3,2HT
ASUS P5AD2-PREMIUM
ASUS EN 6600(256 Mb)
2X512 DDR2(DUAL)
2X160 (RAID 0)
santiago
Novato
Novato

Mensagempor PapaGigas » Domingo Out 09, 2005 1:52

Well.. não tou para ir ver as caracteristicas desse equipamento.. mas faz assim:

1º -> Caso esse router tenha um modem incorporado.. será esse o router que obterá o IP publico.. e bastará ligar um qq router ao mesmo..

Exemplo:

WAN (internet)
\
Modem/Router (actual)
\
LAN (publica)
\
Router (adquirir)
\
LAN (privada)

2º -> Caso esse router não tenha um modem incorporado (e tenhas um modem á parte).. adquire antes um router wireless prá tua wlan/lan..

Exemplo:

WAN (internet)
\
Modem (ADSL ou Cable)
\
Router Wireless (adquirir)
\
WLAN/LAN (publica)
\
Router (actual)
\
LAN (privada)

3º -> Caso esse router não tenha um modem incorporado (e não tenhas nenhum modem á parte).. adquire antes um modem/router wireless..

Exemplo:

WAN (internet)
\
Modem/Router Wireless (adquirir)
\
WLAN/LAN (publica)
\
Router (actual)
\
LAN (privada)

PS - Em qq dos casos.. não precisas de gastar muito dinheiro com isto.. qq equipamento baratuxo irá fazer a sua função principal.. basta isso.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor santiago » Terça Out 11, 2005 0:28

Boas

Dado que um dos utilizadores vai passar a usar um Pc portátil, vou ter que adquirir um modem/router wireless, mas gostava de saber se o actual modem/router que tenho, pode desempenhar a nova função ou seja

WAN(internet)
\
Modem/Router Wireless(adquirir)
\
WLAN/LAN(pública)
\
Modem/router(actual)
\
LAN(privada)

Muito Obrigado
P4 3,2HT
ASUS P5AD2-PREMIUM
ASUS EN 6600(256 Mb)
2X512 DDR2(DUAL)
2X160 (RAID 0)
santiago
Novato
Novato

Mensagempor PapaGigas » Quarta Out 12, 2005 7:47

santiago Escreveu:gostava de saber se o actual modem/router que tenho, pode desempenhar a nova função

Qualquer router o faz.. não te preocupes com isso.. boa sorte.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tonux » Segunda Out 17, 2005 1:15

Tens um modem/router e queres adicioanr mais dois utilizadores. Para quê? Provavelmente para todos poderem aceder à net em simultâneo, penso eu. Qual é o problema? Desde que tenhas o teu PC seguro, nada tens a ver com os outros. Estás totalmente independente. O problema é deles. O único inconveniente é que tens a net mais lenta quando estiverem os outros a utilizá-la ao mesmo tempo que tu.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes