Disco caiu. OMG

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco caiu. OMG

Mensagempor Xiribu » Terça Out 18, 2005 0:41

OMG OMG OMG........
BOSTA FEITA! 8O

Tenho um Hitachi numa caixa externa com a minha vida basicamente. Trabalho num portatil. Acabei de tropeçar no fio e o disco caiu duma altura de 10cm no maximo.

Ja rezava ao ligar de novo o disco e pronto... faz uma data de barulhos esquisitos e não é detectado no portatil, nem no gestor nem no explorer.

Estou a entrar em parafuso :(
Nao posso mesmo perder o que la tenho.

Alguem tem soluções?...

POR FAVOR 8O
. : Acer 2003 : .
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 06, 2003 16:29

Mensagempor Superavit » Terça Out 18, 2005 1:06

tens acesso a algum pc sem ser portatil? tenta ligar esse disco como slave, e ve se é detectado no arranque. depois podes tentar executar o SpinRite e tentar safar parte dos dados para alguma zona do disco que ainda esteja em condições e a tempo de copia-los para outro disco. O SpinRite não é freeware.
a.k.a. Molero

«I am Torgo. I take care of the place while the Master is away.»
in Manos, the Hands of Fate
Superavit
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Abr 18, 2005 15:03

Mensagempor Xiribu » Terça Out 18, 2005 15:03

Estive toda a manhã a tentar com o spinrite, mas nada feito. Pelo que percebi o programa detecta uma drive mas quando tenta aceder a ela dá erro e diz que não é possível continuar...
:(
Help
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor JP-- » Terça Out 18, 2005 15:13

Se os dados forem assim tão importantes, mandas a drive para um esmpresa especializada de recuperação de dados, e algum tempo depois eles mandam-te uma drive nova com os dados que essa tinha.

Se o que tiveresses na drive n é assim tão importante, então acho que bem podes esquecer. O spinwrite seria dos ultimos recuros.

Fikem bem...
// P4 3.0 Prescott @ 3600mhz | Cooled By ThermalTake P4 Spark 7+ (Xaser Edition)
// Asus P4P800-X @ 960mhz
// XFX 6800GS @ 410mhz/560mhz | Cooled By Zalman VF700cu @ Silent
// 1G DDR PC3200 Kingston @ 384mhz DC (2-3-3-6)
JP--
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jun 26, 2005 19:42

Mensagempor Xiribu » Terça Out 18, 2005 15:39

O que la tenho é mesmo bastante importante, tratam-se de varios trabalhos de mais de dois anos, dos quais so alguns tenho copias, mas pior é que têm por base fotos, o que ocupa bastante espaço. Estou a falar de cerca de 100Gb que preciso recuperar!!

Posso não estar a trabalhar bem com o spinrite, uma vez que é a primeira vez que uso, mas fiz como indicaram. Liguei o disco noutro pc como slave, corri o programa ao iniciar o pc e depois de ele detectar as drives no pc, não consegui aceder a uma delas que suponho ser o disco.

Existem empresas dessas portuguesas?
Eu estou por tudo :(
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PsicoPete » Terça Out 18, 2005 15:43

O disco estava a trabalhar quando caiu? Se estava bem podes começar a rezar (muito mesmo). Se não estava ainda pode ser que te safes...
Se os dados que lá tens são assim tão importantes não mexas mais pois tudo o que fizeres pode ajudar a estragar mais o que sobra, contacta uma empresa especializada que se alguém consegue são eles. Prepara-te para gastar uma pipa de € pois normalmente este tipo de coisas não é barato e ele nunca garantem a recuperação de coisa nenhuma.
Mas se de facto "a tua vida" está lá toda se calhar vale a pena.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Xiribu » Terça Out 18, 2005 15:49

Sim, o disco estava a trabalhar quando caiu... Não estava a copiar nada ou a ler nada a partir dele, mas tava ligado à corrente...

Pois, já tentei liga-lo por várias vezes, agora se calhar é melhor não mexer mais mesmo...

Eu não conheço nada dessas empresas, mas suponho que seja caro. Se tiver possibilidades estou disposto a recorrer a elas claro.
Mas pelo que vejo no Google so encontro empresas desse género nos EUA...
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PsicoPete » Terça Out 18, 2005 15:55

Sei que há cá em Portugal mas que não fazem todos os trabalhos. Quando têm casos mais graves (como parece ser o teu) mandam para as oficinas em Londres onde têm as câmaras de vácuo onde podem abrir os discos sem problemas de maior. Se me deres umas horas posso indicar-te o contacto dessa empresa. Só tenho de fazer uns telefonemas. Acredito é que te tenhas de deslocar "cá abaixo" a Lisboa para entregares o paciente.
Se quiseres adiciona-me no MSN e falamos melhor.

Cumps
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor xXx... » Quarta Out 19, 2005 21:05

100gbs é muita informação ... certas empresas cobram ao kB ...
se foi ao chão so mesmo uma empresa de recuperação tem materail para isso pois será necessário leitores magnéticos proprios para extrair a informação do disco ... assim como pode ser so preciso montar os pratos no leitor apropriado para ler a info ...

mas prepara-te para pagar e bem .... e não uses mais o disco se não aumentas a possibilidade de não recuperar nada
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor Xiribu » Quinta Out 20, 2005 18:10

Já percebi que essas empresas cobram balurdios e valores completamente fora do meu alcance...

Mas não sei é se o preço varia consoante a avaria...
Do genero, será que há a hipotese de ser uma avaria fisica de "menor dificuldade", algo que se soltou ou deslocou e que requer apenas um ajuste. Em que a empresa apenas faria o ajuste para permitir sacar os dados sem grandes dificuldades.
Espero que sim :(
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ag393 » Segunda Out 24, 2005 8:28

oias. man tibeste azare. uma das empresas com representação em portugal é a ontrack. so ha em lisboa. devem pedir umas massas valentes. tipo sei la 500 - 1000 elos. :S.

boa sorte
cumps
ag393
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 17, 2005 17:44

Mensagempor xXx... » Sexta Out 28, 2005 16:51

peças soltas ate tu podes resolver ...desde que ao montares tudo no sitio não te sobre peças , nem q seja uma parafuso q parece q não importância ... e os discos não são fechados a vácuo ... nem vale pena trazer este assunto outra vez a baila ...

podes sempre mete-lo no congelador durante umas horas ...
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor PsicoPete » Sexta Out 28, 2005 17:00

xXx... Escreveu:... e os discos não são fechados a vácuo ... nem vale pena trazer este assunto outra vez a baila ...

Ninguém disse que eram...
O vácuo caso não saibas serve apenas para garantir que não existem particulas em suspensão no ar que possam provocar ainda mais danos nos discos.

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor xXx... » Sexta Out 28, 2005 17:55

o comentario era so para evitar antigas conversas ...

e repara lá bem mas parece q tens uma pequena contradição por ai ....

e sim eles estao selados para evitar particulas em suspensão mas na realidade elas andam lá pois não conseguem isolar o disco ( uma vez mais pq não está em vacuo) ...

e o metodo do congelador da resultado ... e congela-lo por completo tb mas neste caso ele vai morrer depois do processo....
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor PsicoPete » Sexta Out 28, 2005 18:15

Eu falei em câmaras de vácuo e não em discos selados em vácuo! São coisas completamente diferentes.
As câmaras de vácuo são os locais físicos que este tipo de empresas de recuperação de dados utiliza para abrir os discos em segurança, pois garantem a ausência de particulas no ar dessa câmara.
O disco não está fechado em vácuo mas beneficia porque está num ambiente estéril.
Compreendido agora? :wink:
Espero que me tenha explicado como deve ser porque já não sei mais forma nenhuma de o dizer... :?

Cumps.

PS - Não recomendo muito o método do congelador para coisa nenhuma sem ser fazer gelo :D:D:D
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes