Partições primárias vs estendidas

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partições primárias vs estendidas

Mensagempor pescadorDigital » Domingo Out 16, 2005 12:16

O que é mais recomendável ? Partições primárias ou estendidas ? Eu reparticionei o meu disco desta vez apenas com partições primárias (antes tinha uma estendida que me deu problemas, assunto que pus neste topic: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=22238&highlight= ) . Por aquilo que li, em termos de tempos de acesso, a diferença é desprezável, mas parece que no caso das partições é um todo ligeiramente mais demorado, uma vez que a partição estendida foi criada para albergar subpartições dentro de si, fazendo face ao velho problema de uma partição primária, que alberga um sistema operativo tem que estar situada nos primeiros 1024 cilindros do disco, problema que deixou desistir quando aparecerem BIOSes que suportam LBA32. Por isso, hoje parece que usar primárias ou estendidas não faz diferença absolutamente nenhuma, mas mesmo assim gostava de saber a vossa opinião ;)
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:23

Mensagempor LuisFilipe » Segunda Out 17, 2005 12:10

Eu não gosto de estendidas porque:
Ao serem atribuidas as letras (embora no XP se possa mudar) as estendidas ficam para o fim.
Assim se tiver-mos 1 disco com 1 partição primaria e 1 estendida e 1 CD-ROM ficamos com o CD entre as duas partições.
Se tiver-mos 2 discos com cada um 1 partição primaria e 1 estendida e 1 CD-ROM então aí fica tudo baralhado (no meu ponto de vista).
C: HD1 primária
D: HD2 primária
E: CD-ROM <- (julgo que o CD fica aqui)
F: HD1 estendida
G: HD2 estendida
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor mitsutiks » Quarta Out 19, 2005 23:43

Eu tenho (pelo k dizem ) uma partição extendida!

Como faço pa por primaria.. ja tinha reparado neste assunto mas pensei k fosse normal do xp pois fiz a partição e nao me perguntou nada !
MitsuTikS BioHaZarD PC
Mother: DFI UT Ultra-D NF4 ||
cpu: Venice 3000+@2792Mhz Watercooled ||
grafica: X800GT Watercooled || 2Gb dualchanel ddr400 || WD 250GB 16mb
dvd-rw NEC 3540 & dvd samsung || LC SS 550w || Rad: nexos 360 ||
mitsutiks
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 22, 2005 15:12

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes