Reciclagem de Hardware

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Reciclagem de Hardware

Mensagempor davidsb » Quarta Fev 23, 2005 22:06

Alguem sabe onde posso reciclar material informático( material estragado que nao funciona, motherboards, discos, dimms, cds mal gravados) ?

Sabem se há alguma empresa/instituição que em Portugal se dedique a isso?
davidsb
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 07, 2004 19:14

Mensagempor metralha761 » Quarta Fev 23, 2005 22:26

A uns anos atrás, vi uns artigos sobre preocupações de material de informatica que está inutilizado.

E havia uma empresa em portugal que se dedicava á reciclagem dos mesmo.

Penso que é algo que nos temos que sensebelizar, por ano sao produzidos milhoes de equipamentos, e isto nao é bom po ambiente.

No futuro vao existir ecopontos de material electrico, não só informatico.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor gads » Quarta Fev 23, 2005 23:10

metralha761 Escreveu:No futuro vao existir ecopontos de material electrico, não só informatico.

Espero que seja num futuro próximo... Tenho lá um monte de tralha que ainda não deitei fora porque não sei onde o reciclar!
gads
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:35

Mensagempor Nephilim » Quarta Fev 23, 2005 23:49

gads Escreveu:
metralha761 Escreveu:No futuro vao existir ecopontos de material electrico, não só informatico.

Espero que seja num futuro próximo... Tenho lá um monte de tralha que ainda não deitei fora porque não sei onde o reciclar!

Eu também. :?

Mas sempre podem ligar para a câmara municipal e eles indicam o que se deve fazer.
Nephilim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 28, 2004 13:32

Mensagempor alr_tech » Quinta Fev 24, 2005 16:38

Boas...

Sim, mandam lá a carrinha e despejam na lixeira municipal....
:x
Se fosse papel, garrafas, metais eles tem locais de entrega...
infelizmente por cá deve haver uma ou outra firma que trate disso...
mas fica muito caro, pois cobram por isso...
infelizmente por cá reciclagem é sinónimo de gastos e assim fecha-se os olhos...
:cry:

lembro-me de à uns anos haver uma firma que fazia reciclagem... mas não me lembro de qual
:?:

Em muitos países as multas, geralmente para as firmas são muito elevadas... e como tal... todo o hardware velho e irecuperável é enviado para centros de reciclagem....
mas por cá, penso que só em lei isso existe.. :!:
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor davidsb » Sábado Fev 26, 2005 16:01

Alguem consegue o nome da tal empresa?

Já fiz uma pesquisa pela net, e nao encontrei nada, custa-me estar a mandar motherboards e hardware estragado para "queimar" acho que é possível reciclar, pelo menos em parte.
davidsb
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 07, 2004 19:14

Mensagempor zombie » Sábado Fev 26, 2005 20:35

Ja tentei tambem procurar e nada, mandei inclusive alguns mails para alguns sitios a perguntar e nao tive sucesso. Acabei por um dia levar a um ecocentro e o homem que tava la disse para por na seccao de entulho!!!!

Boa vontade nao faltou..
zombie
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 23, 2005 18:48

Mensagempor alfatek » Sábado Fev 26, 2005 21:59

A Fundação AMI (Assistência Médica Internacional) iniciou um projecto de reciclagem de consumíveis informáticos - tinteiros e torners - e de telemóveis avariados ou em desuso.
Este projecto permite defender o ambiente - já que estes materiais contêm resíduos perigosos - ao mesmo tempo que é uma fonte de financiamento para a acção humanitária e social que a AMI desenvolve em Portugal e no Mundo.

Assim, solicita-se a V. colaboração neste projecto da AMI através da doação dos vossos consumíveis informáticos e telemóveis.
As entregas devem ser efectuadas no balcão da secretaria do DEI.

O DEI é o departamento de engenharia informática da faculdade de ciencias e tecnologia de coimbra... Presumo que o programa esteja disponivel noutros locais.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor NetSynnas » Domingo Fev 27, 2005 3:45

www.pcold.pt penso que estejam a falar desta empresa... Eles não reciclam: recuperam o que pode ser recuperado e repõem no mercado!

Normalmente, ocupam-se de grandes parques informáticos, livrando as empresas desse ónus e ganhando com a venda do material...
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor gimbras » Segunda Fev 28, 2005 9:59

Mto bem!

Estão de parabéns pela vossa preocupação ecológica!
Tambémt enho andando a pensar o que hei-de fazer quando certos componentes informáticos/eléctricos se despedirem de nós.

Ligar para a Câmara para eles dizerem q "Deixe na porta q passa por lá uma carrinha a levantar", além de ir directamente para o entulho sem passar na casa de partida e receber 1000 escudos, é de mau gosto deixar material na rua dias e dias como vejo. Estilo: frigorifícos, televisões, e outras coisas não directamente ligadas a electrónica como mesas, roupeiros, colchões, etc.

Se ng começar a reclicar daqui a pouco existirão dezenas de produtos já estragados nas nossas casas e arrecadações sem uso e a poluir as nossas vidas e cabeças.

Proponho um abaixo assinado para entregarmos ao ministério do meio ambiente para a criação de uma empresa pública para se tratar deste assunto: hardware sem uso, material electrónico estragado reciclagem!!!

Se alguém souber aqueles sites de abaixo-assinados q me avise para criarmos um, e qdo tivermos bués assinaturas mandamos pró ministério.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor alr_tech » Segunda Fev 28, 2005 18:02

hum...

não tinha pensado nisso... 8O
telefonar para as Faculdades.... e perguntar quem poderá saber sobre a reciclagem de material informático.... :?
com um bocado e sorte quem sabe...

apoio o abaixo assinado...
mas mais uma empresa para colocar um 'boy' já não...

não sou perito nesta área...
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor gimbras » Segunda Fev 28, 2005 18:33

o pior é k já andei a perguntar e segundo as directrizes europeias há mesmo uma norma que obriga a Portugal ter esta preocupação.

Entretanto, os espanhóis já se anteciparam e já estão a entrar no mercado luso!

Ou seja, os espanhóis estão sempre a entrar...os tugas sempre a sair.
Não tenho nada contra os espanhóis, mas há que defender os portugueses e em primeiro lugar deveriam ser as empresas portuguesas.

Como sempre somos ultrapassados, até em casa.

Assinem a petição
visitem

http://www.petitionspot.com/petitions/reciclagem
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

http://www.2ndmarket.pt/

Mensagempor miguell » Quarta Out 26, 2005 8:57

A empresa que faz reciclagem de componentes informáticos em Portugal desde 2001, chama-se 2nd Market.

Visitem o site em http://www.2ndmarket.pt/

Em termos de resíduos de equipamento eléctrico e electrónico a 2ndmarket possui autorização seguintes categorias:

- Informática
- Electrónica de consumo
- Telecomunicações
- Equipamento de diagnóstico e terapêutica

A empresa já existe há 4 anos!
miguell
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 26, 2005 8:55

Mensagempor gimbras » Quarta Out 26, 2005 10:34

Bom link, obg.
gimbras