Linux Preferido!

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux Preferido!

Mensagempor SuiSSaS » Sábado Jan 31, 2004 17:59

Qual o melhor Linux para desktop?
Já ouvi falar bem do RedHat e Mandrake, o k acham?

Gostava de ouvir as vossas opiniões e descobrir aqui qual o melhor Linux para usar em Desktops!

Desde já agradeço os comentários...

SuiSSaS
AMD Athlon 64 3500+ (2247 Mhz) Venice
2x512MB PC3200 Twinmos Dual Channel
Abit AV8-3rd eye
Sapphire Radeon 9600XT 256MB (500Mhz/600Mhz)
Seagate 200GB SATA
SoundBlaster Live 5.1
SuiSSaS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 20, 2003 2:34

Mensagempor Gutter » Domingo Fev 01, 2004 2:41

quanto a mim o ultimo suse.

espreita o ximian desktop... gosto muito.
Gutter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Out 13, 2003 13:06

Mensagempor xlogic » Domingo Fev 01, 2004 3:30

É assim tudo depende do teu nivel de conheçimento/necessidade !! Existem montes de distros de linux apesar de apenas umas 10 prai serem mais famosas e conheçidas por todos !! Se és novo no mundo Unix então aconselho-te a usar Mandrake/Red Hat que são as distros mais simpaticas de instalar e que ja trazem várias ferramentas graficas para uma configuração/utilização facil do SO e afins :) !! Se já começas a ficar um user mais experiente e habituado a *nix então ja te aconselho Debian/Slackware ou até mmo Gentoo. Nestas ultimas distros so precisas de sakar da net um iso de 100 megas e queimas um CD !! Esse cd denominado de Live CD tem o essencial pra instalar a distro e todos os packets que quiseres instalar são carregados da net no momento da instalação. Em relação ao gentoo e´muito bom pk podes adaptar o SO 100% a tua makina para tirares o maximo de rendimento desta ultima :) !! Se por exemplo so pretendes matar a curiosidade de como e' workar em linux tb podes exprimentar por exemplo o Knoppix que é um SO que arranka a partir dum BOOT CD e nao reker nenh1a partição do disco para o instalar !! Todo o SO corre a partir do CD oq dá bastante geito em certas ocasiões :)-
Espero ter tirado algumas duvidas...

CUMPS [[]]'s
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 10, 2003 19:01

Mensagempor fenatic » Domingo Fev 01, 2004 10:33

Se és novo no mundo Unix então aconselho-te a usar Mandrake/Red Hat que são as distros mais simpaticas de instalar e que ja trazem várias ferramentas graficas para uma configuração/utilização facil do SO e afins

Um grande sistema operativo. Comprovado ;)
Intel Pentium 3 799 MHz e Motherboard Shuttle AV11 chhipset VIA VT82C596B 1x512 SDRAM 100
CD-Rom LG 52x e CDRW Memorex 48x24x48x
Disco 14 Gb Hitachi 5000rpm
Nvidia Riva TNT2 32mb
RELÍQUIA ;)
O novo aproxima-se ;)
fenatic
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 21, 2004 11:07

Mensagempor Tretabyte » Domingo Fev 01, 2004 15:38

Boas,
Gentoo, Slackware e Debian por esta mm ordem, agora se vais comecar a mexer em linux dou-te 2 concelhos, ou usas mandrake/red had e ja tens a papinha toda feita e como tal geralmente nao aprendes nada ou entao vai a gentoo, segues passo a passo toda a instalacao e fazes tu todos os passos da instalao e assim ficas a aprender logo inicialmente muita coisa.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor tanakapt » Segunda Fev 02, 2004 4:19

Estou a experimentar o Fedora Core 1.

Instalei-o ontem à noite e posso dizer que tem uma instalação bastante simples. Tem um bom detector de hardware, pelo menos para mim configurou tudo sozinho. Ou quase tudo, pois tive de "aprender" a instalar o modem usb que vem com o sapo-adsl convenientemente.

Podes escolher entre instalar uma versão para desktop, workstation ou servidor, cada uma com configurações de software pre-defenidas, ou tudo.
Há muito boa escolha de open source "de ponta".

À partida, tudo é bastante fácil. Entra-se com bastante facilidade no sistema e configura-se o ambiente avontade.

Particularmente, nesta distribuição não há grande suporte a multimédia. O que quer dizer que tem-se de procurar por programas, instalá-los, e, por vezes, configurá-los. Alem disso, não é uma distribuição documentada, o que faz suar os novatos que se queiram aventurar em Linux.

Aparte disso, tem tudo o que é necessário para programar ou montar um servidor de qualquer espécie.
Hunt A Rig Daisy and Come On Rock'in Easy!
tanakapt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mai 30, 2003 18:34

Mensagempor fenatic » Segunda Fev 02, 2004 12:35

Tiraste onde o Fedora Core 1?
Intel Pentium 3 799 MHz e Motherboard Shuttle AV11 chhipset VIA VT82C596B 1x512 SDRAM 100
CD-Rom LG 52x e CDRW Memorex 48x24x48x
Disco 14 Gb Hitachi 5000rpm
Nvidia Riva TNT2 32mb
RELÍQUIA ;)
O novo aproxima-se ;)
fenatic
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 21, 2004 11:07

Mensagempor tanakapt » Segunda Fev 02, 2004 17:39

O Fedora Core 1 "Yarrow" é um projecto liderado pela Red Hat.

Consiste no desenvolvimento de uma distribuição livre em conjunto com os developers da comunidade Fedora.

Basicamente é uma plataforma de teste e implementação que a Red Hat vai usar depois nos produtos enterprise. Mas fora isso, e a falta de documentação, não deixo de estar agradado por estar a usá-la :lol: :lol:
Tem um controlo de actualizações muito bom, tudo o que está a ser testado e a sair do forno vem pro FC1Y.

Podem ver mais em http://fedora.redhat.com/ e em http://www.fedora.us/

O download pode ser feito através de http://fedora.redhat.com/download/mirrors.html

Diferenças básicas - http://www.redhat.com/software/rhelorfedora/
tanakapt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor xlogic » Segunda Fev 02, 2004 17:46

Fedora Core (tsk tsk), essa distro marca o fim da Red Hat aliada a politica de software gratuito dirigindo-se para o mercado dos "power users" e empresarial(soluções comerciais)... a quem veja isto com bons olhos e a quem não o veja com cara de satisfeito de forma alguma :P !! É esperar pra ver o funcionamento da Fedora !!

cumps [[]'s
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 10, 2003 19:01

Mensagempor Kaipyra » Segunda Fev 02, 2004 20:27

Não vamos começar a discutir a política da RedHat, se quiserem abram outro tópico. No entanto, aacho que é um caminho mais do que legítimo a seguir, e que vai fortalecer ainda mais a plataforma Linux.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor SuiSSaS » Sexta Fev 06, 2004 0:06

Antes de mais obrigado pelos comentários :)

Já estou a terminar o download do Fedora Core 1 "Yarrow" para experimentar este linux!

Mas tenho 2 pequenas dúvidas:
O Fedora vem subsitituir o RedHat?
São 3 CDs?

Obrigado a todos...

SuiSSaS
AMD Athlon 64 3500+ (2247 Mhz) Venice
2x512MB PC3200 Twinmos Dual Channel
Abit AV8-3rd eye
Sapphire Radeon 9600XT 256MB (500Mhz/600Mhz)
Seagate 200GB SATA
SoundBlaster Live 5.1
SuiSSaS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 20, 2003 2:34

Mensagempor tanakapt » Sábado Fev 07, 2004 2:21

1.
O Fedora Core não vem substituir o Red Hat.
São coisas distintas.

Outrora, na linha de produtos da Red Hat, o Red Hat Linux era uma distribuição gratuita (legacy).
As edições comerciais entitulavam-se Red Hat Linux Workstation / Enterprise, etc.

Recentemente, a Red Hat acabou com essa linha de produtos e dedicou-se somente para o desenvolvimento comercial -- Red Hat Enterprise Linux.

Contudo, o Red Hat Linux Project (o tal Red Hat Linux) fundiu-se com o Fedora Linux project.

Ou seja, muitos dos objectivos do projecto Fedora Linux, do grupo Fedora, eram os mesmos que a Red Hat tinha em conta para o Red Hat Linux Project - desenvolver um sistema operativo completo e actualizado, baseado em linux, exclusivamente a partir de "free software".

A partir daí, a equipa de engenheiros da Red Hat contribui para o desenvolvimento deste novo projecto - The Fedora Project.

(Yarrow é o nome de código da versão 1 da distribuição do Projecto Fedora, que se chama Fedora Core).

Não sendo um produto da Red Hat, a empresa não dá qualquer tipo de suporte ao Fedora Core.

A parceria foi criada no âmbito de desenvolver e testar novas tecnologias para o Linux e open source, que muito provavelmente irão ser integradas nos produtos da Red Hat.

2.
Sim, são 3 cds.

Embora possam aparecer 6 isos no ftp.

Isto quer dizer que além das imagens dos 3 cds necessários para a instalação do FC1 (que contêm software em forma de binarios, ou seja, programas já compilados), há também as imagens dos cds correspondentes com a linha de código (as fontes) dos programas.

Isto serve para:

- os programas poderem ser vistos, testados, alterados e compilados por programadores;

- para compilar o software no próprio computador, assegurando assim uma optimização de todo o software para o hardware presente (algo semelhante com o modo de instalação do Gentoo).

P.S.: Para quem está a iniciar uma estadia no Linux, o Mandrake é uma melhor escolha.
Não obstante, o Fedora Core tem a aparência PRO das distribuições Red Hat.

Abraços!
tanakapt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor device » Sábado Fev 21, 2004 19:15

Boas,

Por acaso estou a usar essa distro... é a segunda vez que me lancei no linux! mas desta a vez é a sério. Já removi o windows e comprei uns manuais, agora aqui estou eu a converter-me totalmente ao software livre.

Posso dizer que não me estou a dar mal com o FC1, inclusive já está disponivel a versão de Teste do Fedora Core 2 (cuja versão estável sai dia 20 abril). Não me estou a dar mal, isto porque sou completamente nOOb. Estou a aprender alguns comandos caracteristicos do UNIX e Linux. Quanto ao Fedora em sí, confesso que quero mudar para algo mais hardcore tipo slackware ou debian. Não é que me queria armar em espertinho, ter a mania que "lhe dou bués" como muitos kidies (que são tão n00bs quanto eu) que por aí andam. É mesmo por ter a sensação que só com estas distros mais cruas, seja possivel realmente aprender a usar e configurar linux. Além do mais pretendo um dia, poder vir a fazer parte dessa grande comunidade que são os desenvolvedores de software livre (cuja causa apoio totalmente) em sistemas baseados em UNIX.

É tudo uma questão de tempo, paciencia e força de vontáde. Não queiramos em dois três meses saber mexer em linux, que alías é um sistema que exige uma constante aprendizagem, nem mesmo os g33ks possuem o knowledge para algumas perguntas mais particulares de n00bs (se calhar muitas delas à partida nem fazem sentido). Mas aprendizagem é uma constante e a comunidade está lá para segurar a barra, para o bom e para o mal.

Nunca se esquecam é que o Google é vosso amigo! :)

\o/

Cmptos
Imagem
device
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 14, 2004 0:01

Mensagempor Adrian » Segunda Fev 23, 2004 3:47

Para quem já tem intimidades maiores com Linux, Slackware, Debian ou Gentoo. Para quem é novo, Kurumin.
Adrian
Novato
Novato

Registado: Segunda Fev 23, 2004 3:39

Mensagempor r3pek » Quinta Mar 04, 2004 13:43

pela ordem de preferencia:

Gentoo, Slackware.

2 grandes distribuições onde se aprende a mexer no sistema... não em janelas. ;)
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 03, 2004 13:22

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes