por X3non-RM » Quarta Dez 21, 2005 23:11
Vou partilhar com vocês, um tweak muito interessante, que foi descoberto pelos mais que reconhecidos Ricky e Pedro Rocha. Estou a postar isto aqui porque me deram permissão para postar, visto que era um tweak algo "secreto", mas como já apareceu em vários foruns, penso que não haverá problema.
Em primeiro lugar queria referir que este tweak pode aumentar a temperatura do processador consideravelmente, visto que o seu objectivo é fazer "suar" o CPU. Não sei se funciona correctamente noutros CPU's, mas por enquanto apenas há certeza que funciona bem em AMD's single-core. Posso dizer que as minhas temps subiram 2/4º C após a activação do tweak. Nada de preocupante e se tiverem problemas podem sempre recorrer ao CPUIdle.
O ACPI deve estar activado na bios, caso contrário é necessário activá-lo e reinstalar o windows, para activar o tweak. Em default, costuma estar activado.
Para activar o tweak:
Entrem no Gestor de Dispositivos (Device Manager), que está localizado nas propriedades do "My computer". Na secção "computer", façam duplo-click no processador. Este deve ter o nome "ACPI Uniprocessor PC" .Depois escolham a secção "driver" e actualizem o driver. Se pedir para ligar à internet ou escolher drivers automáticamente, digam sempre que não. Devem escolher a opção "I choose the driver to install" e façam "next". Depois apareçem várias opções e vocês devem escolher o driver "ACPI Multiprocessor PC" ou "PC Multiprocessador PCACPI" e em seguida next, o driver irá ser instalado e depois façam "Restart".
Depois do "restart" verifiquem se o nome se alterou de "ACPI Uniprocessor PC" para "ACPI Multiprocessor PC".
E agora perguntam vocês para que serve tudo isto. Bem, basicamente o vosso AMD estará a ser puxado ao limite, ou seja mais marks em todos os benchs, excepto PI. Por exemplo eu ganhei 3k marks no 3DMark01. É incrível. Para além do mais vocês devem sentir o vosso ambiente de trabalho muito mais rápido e o tempo de arranque muito menor. Parece que o vosso CPU ganha outra alma, é quase um espécie de Hyper-Threading em AMD. Este tweak optimiza as operações do CPU e consequentemente o desempenho gráfico. Usem e abusem.
Meus benchs:
Aquamark 3 @ 2.4 GHz - 11k CPU Marks after tweak
Aquamark 3 @ 2.6 GHz - 10k CPU Marks before tweak
3DMark01 @ 2.4 Ghz - 500/500 - 24k marks after tweak
3DMark01 @ 2.4 Ghz - 500/500 - +/- 21k marks before tweak