Boas. Eu já tive o 2000 num 800mhz e 256 de ram e cheio e mais pesado que o xp. E já que fala-mos de XP, escolhe o home edition, mais leve que o profissional e não é tão mau quanto dizem.
Eu fiz um cd do xp home com o nlite com +-300mb. adicionei o SP2, aumentei o numero de ligações, etc, o nlite permite fazer uma serie de coisas muito interessantes. Facilmente poes o xp com 300mb. Removes tudo ke e drivers de video e outros que o windows não instala nessa maquina em particular e coisas que nao usas.
Há dicas da prache, como desativar o restauro do sistema e outras menos conhecidas como o desactivar o prefetch. Foi a ultima que exeprimentei e gostei bastante. Surgiu com o xp, e não vejo utilidade para o meu pc. Ve como desactivar
aqui.
Ja andei com 98se's,ME,2000, e agora com esta configuração acho que estou finalmente bem. Se puseres um antivirus leve como o nod32 com a proteção residente desligada e uma firewall tambem leve como uma sygate anterior a 5.6 ficas no total com um pc seguro e rapido