ASPIRE 1501LMi (300cts)AMD64 3000+

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qual a melhor placa grafica?

64Mb ATI Radeon9600 (1501LMi)
4
29%
64Mb nVidia Gforce FX Go5700 (1511LMi)
1
7%
64Mb ATI Radeon9700
9
64%

Total de votos : 14

Mensagempor coldblue » Quarta Fev 04, 2004 0:18

Se alguem encontrou um aspire 1500 a 3000 c/ati9600 a 260contos... deve ter encontrado algum erro de tipografia tb, só pode!!! lol
se for a esse preço tô lá! poupo 100contos em comparação com o meu querido Clevo D500P.

no site da chip7 n está lá nada... e infefizmente o site da mbit n abre :-/ (postem os links directos please)

Entretanto o site da acer já tem a bomba --sem ser-- em .pdf:
specs- http://www.acer-pt.com/acereuro/page9.d ... =498448866
Asus A8N-E / AMD64 Venice 3000+ / OCZ 2x512 2-2-2-5 Platinum / Powercolor X800GT 256mb
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor Paisana » Quarta Fev 04, 2004 2:20

Henrivs, o portatil está barato, mas não é assim tanto :D
O 1501LMi está na Chip7 a 360 cts e na Mbit a 325 cts

http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=4974

http://www.mbit.pt/files/Portateis30JanNet.xls

Já agora Coldblue o teu Clevo D500P, vem de alguma loja nacional?
Paisana
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Nov 16, 2003 23:41

Mensagempor Body&Brains » Quarta Fev 04, 2004 2:25

henrivs Escreveu:agora falando a aserio, se encotrarem ou tiverem alguma opinaçao sobre este grande portatil digam, dá sempre jeito

Bem, se me permites parece-me que há certas dúvidas que giram à volta deste acer:

- A caixa que segundo o que disseram (acho que foste tu que começaste por o dizer)é realmente (basta olhar para as fotos e dimensões) a mesma que o acer travelmate 240, isso não é nada bom; não me estou a referir ao aspecto do portátil (acho que para a maioria das pessoas desde que o portátil não seja cor de rosa às bolinhas amarelas o aspecto é pouco importante)- mas sim ao facto de que os acer travelmate 240 são os modelos "fim" de gama, de pé prá cova, da acer e que têm (salvo erro) processadores celeron e placas gráficas intel integradas.

Serei o único que vê algo de errado em enfiar um athlon64 e uma radeon mobility 9600 numa caixa feita para um celeron e uma placa gráfica integrada? É claro que a acer havia de por um preço barato neste portátil, ao contrário dos acer 2000 e ferrari , para os 1501 não tiveram que mandar desenhar e fazer caixas novas , na realidade(tal como o onyros disse) estão a reutilizar as caixas dos acer 240 que não venderam,e que normalmente iriam para o lixo(se é isso o que se faz com modelos ultrapassados) acho que “rebadged” é o termo e assim ainda fazem algum $$ a partir dessas partes velhas.

É claro que se a única consequência para o consumidor de se utilizar uma caixa já velhinha é o portátil ficar substancialmente mais barato então por mim devia-se desenterrar tudo o que fosse portátil morto de velho e utilizar mas é essas caixas para baixar o preço geral dos portáteis. Infelizmente o pai natal não existe, em vez dele encontramos uma espécie de pseudo-targa(para quem não lê o fórum há muito tempo tratam-se dos primeiros portáteis com m10 vendidos em Portugal e através das lojas alimentares LIDL,->search) E aquilo que me parece que serão as fraquezas do portátil é exactamente aquilo que atrai muita gente neste portátil :

- O Athlon 64 parece estar a enfeitiçar muita gente(parecem considerar esta máquina uma “bomba” por causa do cpu) o que acho esquisito porque normalmente quem avalia a potência de um computador baseando-se no processador é quem pouco percebe de computadores o que não me parece nada ser o caso dos utilizadores deste fórum.
Quanto à performance de desktops equipados com athlon 64s comparados aos mesmos desktops com p4s equivalentes os testes mostram o seguinte: se ambos correrem o quake 3 a 640*480 com os detalhes no mínimo enquanto que o pc com p4 desktop tem 230fps , o pc com athlon 64 tem 235 fps (figuradamente). . . portanto conclui-se que o athlon 64 é mais rápido? Para aqueles que não compreenderam sugiro que vão ver a review que o www.tomshardware.com faz a um portátil com athlon 64+m10( portátil yakumo athlon64+m10+dvd-R que andava há meses a ser vendido na vobis Alemanha por 1600€) acho que é de notar o benchmark em que ele compara o splinter cell a correr em xga com o cpu a 100%(1,6GHz) e a mesma coisa mas com o cpu a metade da velocidade(800MHz) = o desempenho é o mesmo, todos os GHz e 64 bits do processador não interessam para nada porque a placa gráfica faz de “bottleneck” o único desempenho superior dado por processadores de topo em portáteis com m10 é em benchmarks sintéticos(terão uns quantos 3dmarks a mais que não se traduzem em desempenho real).

Mas pronto, mesmo que uma m10 faça de bottleneck para um pentium-m 1,5, um p4 2,2 ou um athlon 64 suponho não faz mal ter um athlon 64 visto que não se parece pagar mais por isso e pelo menos sempre serve para fazer inveja a quem só sabe comparar cpus- infelizmente dificilmente será o caso. Os athlon 64 parecem ser processadores muito quentes, e então estando enfiados ao lado de uma m10 numa caixa feita para celeron +gráfica integrada parece-me que o calor vai ser um grande problema.
Mas obviamente os tipos da acer não são estúpidos (espero eu)e não vão vender portáteis que bloqueiam a toda a hora ( que é o que acontece com portáteis p4 que sobreaquecem)parece-me que os athlon 64 foram escolhidos para acompanhar uma m10 nesta caixa porque tal como os p4-m fazem mas é downclock em caso de sobreaquecimento e assim é uma maneira de mascarar o problema do calor, se for este o caso é desonesto vender um athlon 64 1,6GHz que apenas anda a 1,2GHz no melhor dos casos mas acho que pouca gente se aperceberá disso.
Pessoalmente parece-me que a única vantagem de ter um athlon 64 num portátil é a possibilidade de ter uma autonomia muito boa para um cpu desktop de topo- mas é apenas uma hipótese pois a autonomia depende muito também dos componentes utilizados portanto isto pode no final não ultrapassar a autonomia de um p4.

- A m10, anda tudo à caça de m10 mas muitos parecem esquecer-se que nem todas as m10 são iguais, aliás até diria que a m10 é dos modelos de placas gráficas que mais diferenças têm consoante a marca , podem haver casos em que uma m10 tem o dobro de performance de uma outra, isto porque parece que não há clocks mínimos para a m10 normalmente é quem assembla o portátil que escolhe os clocks da placa gráfica e se já o facto de um portátil ser de marca faz logo com que os clocks não possam ser nada de por aí alem (as marcas dão prioridade à estabilidade sobre o desempenho) então no caso deste portátil quente duvido que vá ter clocks dignos de uma m10(e portanto não vejo o interesse de ter pixel shaders 2.0 se andam a 5 fps) A razão pela qual se quer uma m10 é porque supostamente tem um bom desempenho que chega perto do equivalente desktop, agora excepto a m10 pro turbo da dell e a m10gl da ibm ainda não vi nenhuma m10 de marca com uma performance digna disso.

Já agora tal como o lamer já notou parece-me que há quem esteja a pôr o carro à frente dos bois, acho precipitado declarar que se trata de um grande portátil enquanto isto não passa de uma lista de especificações técnicas pouco detalhadas(e o ecrã? quanto é o pixel response time etc?) com um preço acoplado. Parece-me que estás muito entusiasmado com este portátil ,mas queres mesmo ser tu o primeiro a gastar umas quantas centenas de contos num portátil sobre o qual há mais opinião do que informação? Não seria mais sensato considerar que provavelmente o portátil estará à venda primeiro noutros países e que reviews hão de aparecer rapidamente se realmente o portátil for popular? Que enquanto não se faz ideia do desempenho real da m10 no acer sabe-se o desempenho do hpzx5051, do asus m6000n e do amilo 1840d? Que a ati parece estar a preparar-se para voltar a fazer com a m11 o que fez com a m9?

As outras pessoas que estão interessadas neste portátil realmente beneficiariam da tua precipitação porque já teriam feedback sobre o portátil, pelo menos em teoria, claro que muita gente tem dificuldade em ser objectiva em relação ao seu brinquedo novo e casos de fanboyismo aceroso não são desconhecidos deste fórum.

Enfim, apenas algumas coisas que me vêm à cabeça ao ler esta thread . . .
Odd letters appear mysteriously on Gandalf's robes, reading in elvish "Will Thee Kiss Me in the Dark, Baby?" . . .
Body&Brains
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 27, 2003 18:09

Mensagempor Tenaglia » Quarta Fev 04, 2004 2:32

q s pode dizer mais...
Asus W2
Tenaglia
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 12, 2004 20:53

Mensagempor alfatek » Quarta Fev 04, 2004 2:56

HEI!!! Eu é que sou pago para fazer d advogado do diabo! :twisted: :twisted:

anyway, concordo com as tuas dúvidas. Já tinha falado na questão dos clocks da M10 e se a caixa for a mesma a questão inda é mais pertinente.

Quanto a ter um bom cpu aí discordo um pouco, dá sp jeito ter um cpu decente, em alguns jogos o bottleneck pode ser a gráfica mas noutras coisas é o cpu o bottleneck (ag s m disseres k na vida real n notas diferença entre um amd64 3000 e um p4 3.0GHz isso já é outra conversa ;) )

De resto, só reafirmo: concordo com as tuas dúvidas :)

P.S. - e mandar um mail à acer a pelo menos perguntar os clocks da MR9600 ?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Fev 04, 2004 4:07

Body&Brains...tavas a falar bem acerca da caixa do Acer...mas depois não concordo nada contigo...acho que começaste aconfundir alhos com bugalhos...

acho que é de notar o benchmark em que ele compara o splinter cell a correr em xga com o cpu a 100%(1,6GHz) e a mesma coisa mas com o cpu a metade da velocidade(800MHz) = o desempenho é o mesmo, todos os GHz e 64 bits do processador não interessam para nada porque a placa gráfica faz de “bottleneck”.

A parte que sublinhei é para mim muito estranha.
No desktop o AMD64 é mais rapido...mas como no portatil o botleneck é a grafica não interessa nada ter um AMD64 num portatil...boa :? :?

Só pq num dado jogo o cpu não tem peso...o cpu ja nao tem influencia nenhuma em outros jogos??? E já pensaste que ha outros usos para um portatil sem ser jogos e aí os Hz e os 64bits já interessam??

o único desempenho superior dado por processadores de topo em portáteis com m10 é em benchmarks sintéticos(terão uns quantos 3dmarks a mais que não se traduzem em desempenho real)

Ja sei porque é que metem CPU de topo nos portateis...é para a malta correr o 3Dmark 8O ...já que é a unica situação em que eles são superiores... :? :?

Mas pronto, mesmo que uma m10 faça de bottleneck para um pentium-m 1,5, um p4 2,2 ou um athlon 64 suponho não faz mal ter um athlon 64 visto que não se parece pagar mais por isso e pelo menos sempre serve para fazer inveja a quem só sabe comparar cpus

Então se eu quiser o portatil para trabalhar em aplicações muito pesadas para o CPU (CAD e outros...) e comprar um AMD64 ou outro topo de gama...só vou tar a querer exibir o meu portatil novo... :twisted:

:roll: :roll:

Falaste bem, acerca da caixa do acer, dos clocks, da m10, da "hype" que se criou em redor do portatil sem sabermos bem o que lá vêm dentro afinal...etc.

Mas houve partes em que não concordo...

Este portatil faz-me lembrar os do Lidl...grandes bombas nas specs...mas e depois? A qualidade? A "confiaça" no que se vai comprar...? Onde estão? Será que é como vem no papel?

Eu ainda tou à espera da thread com os benchmarks do pessoal...(alô alfatek...) e da chegada deste Acer e do Asus M6N para me decidir...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor brazas » Quarta Fev 04, 2004 9:00

BodyBrains como é que podes afirmar que este portátil usa a caixa do acer 240? e que eles aproveitaram caixas de portáteis que iam ser jogados fora?

Achei meio inconsistente está afirmação tua, a não ser q tenhas um contacto dentro da acer..sem falar em outras coisas que o DarkAngel já comentou..
Acer ASPIRE 2003WLMi Owner
brazas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 30, 2003 11:49

Mensagempor henrivs » Quarta Fev 04, 2004 13:58

sorry, erro de impressão.
O erro está corregido
henrivs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jan 30, 2004 1:22

Mensagempor Tenaglia » Quarta Fev 04, 2004 14:48

disse q usa a caixa do acer 240 pq a caixa é 90% igual!!senao mais!lol! e s tivessem mandado desenhar uma nova de certeza q n iam criar esta caixa já ultrapassada pa este portátil! axo q até tem argumentos pa dizer akilo
Asus W2
Tenaglia
Membro de Prata
Membro de Prata

clevo d500p

Mensagempor coldblue » Quarta Fev 04, 2004 17:24

Paisana Escreveu:Já agora Coldblue o teu Clevo D500P, vem de alguma loja nacional?

Ainda n é meu! :wink: To à espera do final da semana... e ansioso pela review do body&brains! lol

Vem da http://www.ruadanet.com

Já lá fui 1x. fica na amadora. Eles montam lá e chamam-lhes Devil Notebooks.
Link: http://www.ruadanet.com/prod_descricao.php?ident=66
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor henrivs » Quarta Fev 04, 2004 18:56

Body&Brains, concordo ctg, mas ah acerca da caixa tenho a dizer algumas coisas:

-esta caixa foi reaproveitada mas nao 100%
-a caixa 1500 tem por base as series 240 e 250.
-as diferenças da 240 e 250 nao existem, mas para o 1500 existem, sao( pelo o que eu encontrei, tem duas partes): duas partes de plastico com tunalidades diferentes (está no manual ingles, nas imagens consegue-se localizar isso) que esta uma delas na parte de cima do portatil e a outra está perto dos botoes de acesso rapido.
-recentemente está a sair novas configuraçoes para o 250

E outra coisa como é que sabes que este portatil nao tem qualidade? Este portalil É UM ACER, e nao um desses de marca branca que nunca se sabe a qualidade. Meus amigos nos estamos perante o novo acer 290, que tem qualidade, boas componentes(na altura em que saiu) e a um bom preço, quase deserteza este portatil vai estar no top de vendas e nessa altura voçês vão ver que a acer fez um boa estratégia em relação qualidade/preço. Nao se esqueçam que este é o preço de entrada no mercado, ainda vai baixar mt...
henrivs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jan 30, 2004 1:22

Mensagempor Body&Brains » Quinta Fev 05, 2004 0:28

Bem, estou com demasiado sono para estar a discutir isto ponto por ponto, portanto vou apenas por as coisas que me parecem óbvias:

Dark_Angel Escreveu:Body&Brains...tavas a falar bem acerca da caixa do Acer...mas depois não concordo nada contigo...acho que começaste aconfundir alhos com bugalhos...

acho que é de notar o benchmark em que ele compara o splinter cell a correr em xga com o cpu a 100%(1,6GHz) e a mesma coisa mas com o cpu a metade da velocidade(800MHz) = o desempenho é o mesmo, todos os GHz e 64 bits do processador não interessam para nada porque a placa gráfica faz de “bottleneck”.

A parte que sublinhei é para mim muito estranha.
No desktop o AMD64 é mais rapido...mas como no portatil o botleneck é a grafica não interessa nada ter um AMD64 num portatil...boa :? :?

Só pq num dado jogo o cpu não tem peso...o cpu ja nao tem influencia nenhuma em outros jogos??? E já pensaste que ha outros usos para um portatil sem ser jogos e aí os Hz e os 64bits já interessam??

o único desempenho superior dado por processadores de topo em portáteis com m10 é em benchmarks sintéticos(terão uns quantos 3dmarks a mais que não se traduzem em desempenho real)

Ja sei porque é que metem CPU de topo nos portateis...é para a malta correr o 3Dmark 8O ...já que é a unica situação em que eles são superiores... :? :?

Mas pronto, mesmo que uma m10 faça de bottleneck para um pentium-m 1,5, um p4 2,2 ou um athlon 64 suponho não faz mal ter um athlon 64 visto que não se parece pagar mais por isso e pelo menos sempre serve para fazer inveja a quem só sabe comparar cpus

Então se eu quiser o portatil para trabalhar em aplicações muito pesadas para o CPU (CAD e outros...) e comprar um AMD64 ou outro topo de gama...só vou tar a querer exibir o meu portatil novo... :twisted:

:roll: :roll:

Falaste bem, acerca da caixa do acer, dos clocks, da m10, da "hype" que se criou em redor do portatil sem sabermos bem o que lá vêm dentro afinal...etc.

Mas houve partes em que não concordo...

Este portatil faz-me lembrar os do Lidl...grandes bombas nas specs...mas e depois? A qualidade? A "confiaça" no que se vai comprar...? Onde estão? Será que é como vem no papel?

Eu ainda tou à espera da thread com os benchmarks do pessoal...(alô alfatek...) e da chegada deste Acer e do Asus M6N para me decidir...

- Ninguém tem dúvidas de que o athlon 64 é o mais poderoso cpu disponível para portáteis do momento(enfim, do tipo de portáteis que se podem comprar em lojas) parece-me ser um facto tal como um p4-3,4 é mais rápido do que um p4-3,2GHz.

- Dizer que um jogo vai correr mais rapidamente no pc 3,4GHz do que no pc 3,2GHz é verdade. . . se se considerar os 0,00001 fps de diferença entre o desempenho dos dois.

- Qualquer pessoa que perceba minimamente de hardware para jogos sabe que a placa gráfica e a memória é que customam ser os factores que limitam a performance em jogos- muito raramente são os cpus.

- Não é um athlon xp 2500+ que vai limitar o desempenho em jogos de um pc que tem uma radeon 9600 XT.

- Quem pouco conhece de computadores mas quer comprar um computador poderoso costuma avaliar a potência de um computador pelos MHz do cpu e pela quantidade de RAM.(acho que toda a gente conhece uma ou outra pessoa que gastou muitos $$ num computador que achava ser óptimo para jogos e vai a ver trata-se de um athlon xp 3200+ acompanhado por uma gf4mx)

- Não é coincidência que os Toshiba A30(p4-3GHz+ecrã ranhoso xga+ gráfica intel integrada) são destinados especialmente a Portugal. (informação que me foi orgulhosamente dada por um empregado de vendas da Fnac ao mostar-me o A30 depois de eu lhe perguntar o que é que tinha como portáteis bons para jogos)

- Os empregados de vendas de computadores são incompetentes.

- Pessoas que pouco percebem de computadores acharão que um athlon 64 num portátil é garantia de que será muito bom para jogos.

- Quando a placa é uma m10 64MB simples os jogos não correrão mais rápido com um athlon 64 do que com um athlon xp 2500+

- Um athlon xp 2500+ aquece bastante menos que um athlon 64 3000+

- Os clocks da m10 são escolhidos em função da sua estabilidade , quanto mais quente for o portátil mais terão que baixar os clocks.

- Os empregados de vendas de computadores gostam de molestar esquilos

- Se o portátil viesse mas é com um athlon xp 2500+ possivelmente a m10 poderia ter clocks superiores(ou pelos menos daria para os overclockar muito mais)

- Para quem quer um bom desempenho em jogos este athlon 64 acaba por ser mais simbólico do que outra coisa

- Muita gente simplesmente prefere ter uns MHz a mais de cpu de que não precisa apenas para ter um pc melhor do que o vizinho do lado(é mais barato do que comprar um carro desportivo)

- Nesses casos de "penis envy" a régua utilizada para medir o.."desempenho" é o 3dmark.

- Confundir alhos e bugalhos é meter o desempenho em aplicações profissionais no mesmo cesto que o desempenho em jogos.

- Sempre que falei de desempenho referi-me a jogos.

- A m10 é uma placa gráfica de jogos

- Aplicações profissionais tem direito às suas próprias placas gráficas e portáteis com elas equipados.

- Os empregados de vendas de computadores têm reservado no inferno um lugar ao lado dos hippies ,mímicos e gente da microsoft.

- Ninguém tem dúvidas de que numa aplicação intensiva cujo desempenho depende apenas do cpu um athlon 64 3000+ hà de ter melhor desempenho que um athlon xp 2500+(e CAD não será o melhor exemplo...)

- Os p4 ainda têm a coroa na criação de cenas multimedia

- Se eu dissesse "E já pensaste que há outro usos para um portátil sem ser CAD e aí o processamento multimédia e Hyperthreading já interessam?" estaria apenas a refilar por refilar.

- A comparação que fiz entre vendedores de computadores e hippies/mímicos é injusta, pelo menos os vendedores ainda são seres humanos.

- Quem acha que pelo facto de o portátil ter um athlon 64 3000+ vai ter melhor desempenho em jogos, está enganado.

- Quem acha que pelo facto de o portátil ter um athlon 64 3000+ vai ter um melhor desempenho em aplicações extremamente intensivas que dependem sobretudo do cpu provávelmente está certo.

- Quem ainda estiver a ler isto já se terá apercebido que estou com demasiado sono para poder ser coerente.
Odd letters appear mysteriously on Gandalf's robes, reading in elvish "Will Thee Kiss Me in the Dark, Baby?" . . .
Body&Brains
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 27, 2003 18:09

Mensagempor Tenaglia » Quinta Fev 05, 2004 0:46

lolollolololol!!
mais directo é impossível!!
tá xelente!! e abaixo os empregados molestadores de esquilos!!! :lol: :lol: :lol:
Tenaglia
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Fev 05, 2004 2:05

Body&Brains Escreveu:
[...0

Se à 00.30 a coisa já tava assim imagino se fosse às 2ou 3h da manha... :lol: :lol:
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor rodrigobrito » Quinta Fev 05, 2004 3:47

Body&Brains gostei! Já agora..- Um processador xp 2500+ já aquece mais do que devia... (falo pq trabalho frequentemente com um). Será que um processador desses ao lado de uma gráfica dessas não dá para fritar umas batatas por cima enquanto se jogo um bocadito? Acho mto esquesito o tempo de bateria anunciado... Já alguém comprou algum? A Mbit já tem para entrega?
rodrigobrito
Novato
Novato

Registado: Sexta Jan 23, 2004 15:40

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes