O que é a taxa de contenção ?

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

O que é a taxa de contenção ?

Mensagempor satch » Segunda Nov 14, 2005 11:28

Podem explicar-me o que representa a taxa de contenção ? É bom ter uma taxa de contenção de 1:50 ?
satch
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 16, 2005 15:51

Mensagempor Red_Beret » Segunda Nov 14, 2005 11:34

Não. É pessimo.

a taxa de contenção, é uma especie de divisor.

Imagina que tens uma ligação 2048/256 Kbps. Taxa de contenção 1:50, quer dizer que o teu ISP te garante que a tua lihgação nunca atingira valores inferiores a (2048/256)/50, ou seja, eles garantem que teras sempre, pelo menos 41/5 (+/-) Kbps de larura de banda disponivel (salvo probs tecnicos,claro).
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor satch » Segunda Nov 14, 2005 11:38

Talvez não seja tão mau. Eu trabalho na VF e passou existir oferta ADSL para os colaboradores e dizem que tem essa taxa de contenção. Se essa taxa for apenas para quem acede ao ADSL da VF, talvez não seja assim tão mau.
satch
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor BadBoyB » Segunda Nov 14, 2005 11:50

satch Escreveu:Talvez não seja tão mau. Eu trabalho na VF e passou existir oferta ADSL para os colaboradores e dizem que tem essa taxa de contenção. Se essa taxa for apenas para quem acede ao ADSL da VF, talvez não seja assim tão mau.

A taxa de contecao em aplicada a cada "central" de acesso.

Imagina que moras em carnaxide por exemplo, a central de la serve toda a populacao de carnaxide, logo a taxa de contecao é aplicada em relacao a esse nº de acessos, ou seja, se tiverem 50 pessoas ligadas ao mesmo tempo nessa central a utilizar a largura de banda que lhes corresponde, vais ter as velocidades que o Red_Beret referiu!

Se pensares que por exemplo nessa zona poderao existir 1000 clientes com essa ligacao, a probabilidade de tarem 50 ligados a sacar ao mesmo tempo aumenta!
Por outro lado, se tiveres num local em que tem poucos utilizadores desse ISP, a taxa de contecao n tem practicamente influencia!
"If electricity comes from electrons, does morality come from morons?" 8O
BadBoyB
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 05, 2005 16:12

Mensagempor satch » Segunda Nov 14, 2005 12:02

Vou ver se descubro qual o numero de clientes na central que poderei usar. Passo a 2Mbps/128kbps sem qualquer limite de tráfego, quer seja nacional ou internacional, por 29 €, iva incluído. Presentemente tenho sapo 2 Mbps. E deixo de alimentar os chulos da PT relativamente a ADSL.
satch
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor BadBoyB » Segunda Nov 14, 2005 12:13

satch Escreveu:Vou ver se descubro qual o numero de clientes na central que poderei usar. Passo a 2Mbps/128kbps sem qualquer limite de tráfego, quer seja nacional ou internacional, por 29 €, iva incluído. Presentemente tenho sapo 2 Mbps. E deixo de alimentar os chulos da PT relativamente a ADSL.

ai tou ctg! ainda para + é um pacote de ligacao mto fixe! tenta ver se a central que serve a tua zona n tá mto sobrecarregada e depois força nisso!

Eu por exemplo ja tive adsl (via networks) e que tinha também a mesma taxa de contencao, mas como moro numa zona em que practicamente é tudo por cabo, nunca tive qq problema e foi sempre a largura de banda total disponivel!

Off-topic: neste momento trokei outra x para a cabovisao, mas por outros motivos, não por estar insatisfeito pelo adsl(tirando a parte de pagar a assinatura a PT so pra ter o ADSL! :evil: ).
"If electricity comes from electrons, does morality come from morons?" 8O
BadBoyB
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 05, 2005 16:12

Mensagempor Red_Beret » Segunda Nov 14, 2005 12:43

So uma cena, a maioria dos ISP's (pelo menos a clix e a sapo) so aplica a taxa de contenção em situaçoes extremas. A maioria das centrais tem larguras de banda malucas, que costumam ser suficientes para todos os clientes.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

taxa de contençao..

Mensagempor desynchronized » Sábado Jan 14, 2006 21:43

tantos calculos pah :X digam.me sei estiver errado.. mas plo ke se taxa de contenção 1:50 é 1 node para 50 possiveis ligações (clientes)

lembram-se quando apareceu adsl!? o conceito era uma bela taxa de contenção de 1:1 o prob é ke 1:50 sai mais em conta e ganham mais guita os isps.. logo tass mm a ver né ^^
..:: im4gin3 a wirele$$ futur3 ::..
desynchronized
Novato
Novato

Registado: Sábado Jan 14, 2006 20:21

Re: taxa de contençao..

Mensagempor mavidoor » Segunda Jan 16, 2006 22:14

desynchronized Escreveu:tantos calculos pah :X digam.me sei estiver errado.. mas plo ke se taxa de contenção 1:50 é 1 node para 50 possiveis ligações (clientes)

lembram-se quando apareceu adsl!? o conceito era uma bela taxa de contenção de 1:1 o prob é ke 1:50 sai mais em conta e ganham mais guita os isps.. logo tass mm a ver né ^^

Vês como é facil chegar as contas que eles (ISP) fazem.
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mar 12, 2005 10:55

Mensagempor satch » Quarta Mar 01, 2006 17:34

Resolvi ressuscitar este tópico para colocar nova dúvida.

Uma vez que a taxa de contenção está relacionada com a central onde estou ligado e o adsl da Vodafone utiliza centrais da PT, a taxa de contenção será igual à utilizada para o sapo ?
satch
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante