Solução para problema com Office XP e Norton!

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

Solução para problema com Office XP e Norton!

Mensagempor BliBlaBlu » Quarta Nov 16, 2005 19:28

Este post descreve a forma como ultrapassei a situação por mim postada no Tópico: Ajuda!!! Convidado não consegue usar o Office. no Fórum Sistemas Operativos.

'in: Ajuda!!! Convidado não consegue usar o Office.
... o meu problema é q activei a conta de convidado para permitir q outras pessoas usassem o meu pc, mas acontece q não lhes é permitido o uso do office. Aparece a seguinte mnsg quando tentam abrir qq aplicação do Office (a mnsg refere-se ao Word, mas o mesmo acontece com o Excel, PowerPoint, etc.):

Imagem

O SO q uso é o XP pro SP2, e o Office q uso é XP pro SP3.
Já o desinstalei e voltei a instalá-lo com todas as "funcionalidades a executar a partir do computador", mas o prob persiste, e não sei que "programa de configuração para instalar a aplicação" é esse que refere a mnsg?!
Também já estive no site da microsoft à procura de soluções, mas nada!!
...

Descrevo de forma exaustiva, como resolvi/contornei o problema em causa. Daí que seguramente só interessará a leitura deste post, a curiosos com gostos apurados de leitura, e/ou com certeza àqueles que eventualmente venham a deparar-se com esta situação!! Também acho que desta forma, devido ao pormenor da descrição, e à grande quantidade de expressões usadas, com certeza poderá resultar em melhores resultados de pesquisa para outros utilizadores deste fórum que procurem soluções para problemas idênticos.

Afinal o problema derivava de duas situações distintas.

A primeira é que tinha a pasta «C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Microsoft\Office\Data», e todo o seu conteúdo, não sei como, pois nunca tinha alterado nada dessa pasta, com permissões de segurança definidas para «Controlo total» a «Administradores» e «System» e apenas «Ler e Executar» para «Todos», quando «Todos» também devia ter «Controlo total» como definição nas permissões de segurança, e permissões especificas para «Administradores» nem sequer precisava de estar definido uma vez que estes ficam também abrangidos por «Todos». De salientar que, nas duas desinstalações e reinstalações que fiz ao Office, a referida pasta nunca foi redefinida e/ou alterada nas suas permissões!!
A solução para esta primeira situação encontrei-a em http://support.microsoft.com/default.as ... -us;898512, a qual me foi sugerida noutro fórum, um dos muitos onde tentei ajuda.
Esta não era uma solução de suporte para o Office XP, mas sim para o Office 2003, e para “ajudar” só existia na “English Knowledge Base”, o que nas minhas pesquisas ao suporte da Microsoft, me impediu de encontrar essa solução pois, primeiro o que eu procurava era suporte para Office XP, e segundo, mesmo ao fazer a pesquisa na “English Knowledge Base”, as traduções que fui tentando para a mensagem de erro que recebia em Português, nunca eram exactamente iguais à mensagem de erro Inglesa, daí que o “excelente” motor de busca do suporte da Microsoft nunca me levou, por semelhança, ao referido link. Enfim, Microsoft!!!

Depois disto resolvido, passei a poder abrir todas as aplicações do Office em ambiente de conta limitada, mas surgira outra situação!! Embora conseguisse, por exemplo, abrir o Word, editar texto, e gravar novos ficheiros criados no Word, depois não conseguia abri-los, nem mesmo quaisquer outros que supostamente poderiam ser abertos no Word. O mesmo acontecia para qualquer ficheiro indicado e/ou suportado por aplicativos do Office, como por exemplo ficheiros *.doc / Word, *.xls / Excel, *.pps / PowerPoint, etc.
Descobri entretanto, que se desactivasse o «Office Plug-in» do Norton AntiVirus o problema deixava de existir, e que o Office funcionava em ambiente de conta limitada, da forma como era suposto, sem limitações de maior. Então, “virei-me” para o funcionamento do Norton em contas limitadas, e, lá estava a razão desta outra situação, as aplicações da Norton/Symantec: AntiVirus; InternetSecurity; SystemWorks; e suas sub aplicações, à excepção de uma ou duas, não eram possíveis de executar. Mensagens de erro como por exemplo «Norton AntiVirus has encountered an internal program error. Uninstall and re-install Norton AntiVirus», e outras similares, dependendo da aplicação escolhida, apareciam quando se tentava executar as referidas aplicações.
Definitivamente, o problema agora era com os programas Norton!!
Toca a desinstalar tudo o que era da Symantec, limpar do registo todas as chaves, que se referiam a instalações e/ou ficheiros Symantec, que como é sabido, nunca são totalmente eliminadas com a vulgar desinstalação, procurar e limpar todos os ficheiros inseridos no PC pelas instalações da Symantec, que, também é sabido, também não são totalmente eliminados com as desintalações, e, passo seguinte, instalar tudo de novo!!
Resolveu!? NÃO!! O problema persistia!
Nova odisseia de desinstalações e limpeza, e seguintes novas instalações, e nada!! A situação mantinha-se!!
A dada altura quase me passei e ia partindo tudo, agarrei o portátil e por pouco não o desfiz contra a parede!! Felizmente mantive a calma e voltei a pousá-lo “delicadamente” em cima da secretária. Na realidade dependo do PC para o meu, e o da minha família, “ganha-pão”!!
Voltei então à carga! Novas pesquisas em sites de suporte, mas nada encontrei. Do suporte da Symantec, a avaliação é igual ou pior do que a que referi da Microsoft.
Entretanto, após pesquisa de tópicos referindo problemas idênticos, mas sem resultado positivo, postei pedidos de ajuda em alguns fóruns específicos para programas Symantec, e continuei a não obter nada válido como solução, apenas algumas boas dicas, mas nenhuma funcionava para este problema.

E,... ALELUIA!!, finalmente encontrei a solução para o segundo problema!!
Criei uma nova conta no meu PC, e, inicialmente, defini a mesma com direitos administrativos.
Iniciei então a primeira sessão dessa conta, e executei, um a um, todos os aplicativos da Norton, defini todos os parâmetros de segurança que pretendia para esta nova conta em cada aplicação, e só depois de me certificar que tudo funcionava bem, Office incluído, voltei à minha conta e redefini a nova conta como «Limitada». Voltei a iniciar sessão da nova conta, agora limitada, e,... "VOILÀ", tudo funcionava às mil maravilhas, as únicas limitações que existiam na conta eram as que se esperavam, ou sejam, limitações de integridade ao sistema, e as normais limitações de protecção, como apagar e/ou alterar, às outras pastas no PC que não as que fossem criadas de novo, e algumas já existentes na pasta «Documents and Settings» dessa mesma conta.

Enfim, contornei este problema desta forma, embora ache que mesmo assim, esta última foi uma solução de recurso.
Continuo a achar que algo está errado no meu PC, pois não creio que sempre que alguém tenha o seu PC protegido por produtos Symantec, e queira criar novas contas restritas para uma utilização partilhada do PC, tenha que inicialmente defini-las como contas de “Administrador”, para de seguida iniciar sessão e executar/”despertar” todas as aplicações Norton em ambiente administrativo, e só depois redefinir essas contas para os parâmetros de limitação primariamente pretendidos para as mesmas.
A solução para este suposto mau funcionamento do meu PC, é algo que só conseguirei resolver, penso eu, com uma formatação do disco, e efectuar novas instalações “limpas” do Sistema Operativo e dos outros programas todos. Essa será sempre a possível solução mais simples, embora entediante, para resolver qualquer problema num PC, mas, na minha opinião, acho que dessa forma não se aprende mais nada do que aquilo que já se sabe, e tá claro, soluções simples não dão “pica” nenhuma. Embora de vez em quando desespere um pouco, no fim, depois de resolver a situação, chego à conclusão que até gostei daquele trabalho todo, e que "os fusíveis que queimei" resultaram em novo conhecimento. Por outro lado, sair da rotina de vez em quando, também é agradável.

Findo este “testamento”, espero que o conteúdo do mesmo possa vir a ajudar alguém em situações idênticas!!

Cumprimentos a todos!!
Editado pela última vez por BliBlaBlu em Quarta Nov 16, 2005 19:53, num total de 1 vez.
Imagem
BliBlaBlu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mai 11, 2005 14:27

Mensagempor KiwwaBoyHacker » Quarta Nov 16, 2005 19:39

Que bom BliBlaBlu. Eu ia dizer a mesma coisa para a tua solucao so que n pensei que fosse nessecario aquela parate de nova conta-administrador-instalar tudo-voltar a conta e meter a outra limitada.
Quanto a atirares o portatil contra a parede, é melhor tomares calmentes men, que o pc anda te a fazer mal.......... JK lol

Fika!
KiwwaBoyHacker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 18, 2005 10:16

Mensagempor BliBlaBlu » Quarta Nov 16, 2005 20:25

Boas KiwwaBoyHacker!

... so que n pensei que fosse nessecario aquela parate de nova conta-administrador-instalar tudo-voltar a conta e meter a outra limitada.
...

Não!!

Instalar tudo na conta principal > criar nova conta administrativa > logon à nova conta > executar aplicações do norton previamente instalado na conta principal > voltar à conta principal > limitar a nova conta criada.

...
Quanto a atirares o portatil contra a parede, é melhor tomares calmentes men, que o pc anda te a fazer mal.......... JK lol...

He,He!! Acho que dificilmente algum dia chegarei ao ponto de o atirar mesmo, mas é q às vezes 1 gajo fica mesmo fod****. Desta x já estava com 1 directa em cima a tentar resolver o prob, pois além de precisar mesmo d config nova conta para outro utilizador, tinha o meu trabalho todo a atrasar, e tava a ver q ia ter que recorrer à terrivel solução de formatar tudo. Mas tá-se bem!! os PCs ainda vão ter q me fazer muito mais para me obrigarem a tão radicais medidas!! :lol: :lol:

Obrigado pela felicitação, e também pela dica q deste no outro tópico.

Abraço!! :wink:
Imagem
BliBlaBlu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mai 11, 2005 14:27

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante