PC <-> Internet <-> Portátil

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

PC <-> Internet <-> Portátil

Mensagempor G@rlink » Sexta Nov 18, 2005 1:43

Boas,

primeiro de tudo sou um newbie em redes mas, antes de criar este tópico, pesquisei sobre o assunto. Contudo surgiram imensas dúvidas... :oops:

Passo a explicar a minha situação:

Tenho netvisão 8Mbps com um modem Motorola SB5100 e queria partilhar a net no meu PC, via Ethernet, e no portátil, via Ethernet ou se possivel por wireless.

Não tenciono dar muito uso à net do portátil, simplesmente quero aceder à net enquanto o PC está ocupado... Não quero usar P2P no portátil nem nada do género simplesmente navegar e fazer pequenos downloads directos, actualizações, etc... (ou seja, só muito ocasionalmente é que irá estar a internet a bombar nas duas máquinas...) E, claro, também ter partilha de ficheiros entre ambas as maquinas...

O PC tem placa de rede e Gigabit ethernet ("não sei se é para aqui chamada"), o protátil tem placa de rede bem como wireless "Integra Intel® PRO/Wireless 2200BG network connection 802.11b/g dual band". Basicamente só quero net no meu quarto mas via wireless para o portátil sempre tenho mais mobilidade...

Agora não sei qual a situação mais adequada para o meu caso...?? Tenho mesmo de comprar um router?? É a melhor opção??

Agredeço a quem me puder dar umas "luzes" sobre o assunto... É que, sinceramente, tou com mais dúvidas do que certezas... :roll:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor lordanubis » Sexta Nov 18, 2005 10:37

Se queres partilhar a net entre 2 pcs tens k comprar um router (wireless se quiseres aceder com o portátil por wireless) Se o teu modem não tiver porta ethernet, tem que ser um router com modem.
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor jbz » Sexta Nov 18, 2005 12:47

Não é necessário o Router, basta um Wireless Access Point.

-Um Router Liga Redes distintas e permite comunicação entre elas.
-Um Access Point é um "Media Converter" ou seja, converte o "Ethernet Media" em "Wi-Fi" (comunicação sem fios)

Podes considerar um Access Point como sendo uma ponte (Bridge) entre as duas tecnologias, com e sem fios.

O facto de teres um Router Wireless neste caso acho que não te ia ajudar.

P.S.- Se comprares um placa PCI Wireless para o teu PC podes activar a partilha de Internet entre a PCI Ethernet existente e a PCI Wireless de forma a poderes comunicar e receber internet no teu portátil.
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Mensagempor G@rlink » Sexta Nov 18, 2005 14:08

Boas,

antes de mais, obrigado aos dois por responderem. :wink:

jbz Escreveu:Não é necessário o Router, basta um Wireless Access Point.

tive a ver por alto os preços de um WAP e andam por volta dos preços de um router, tipo uns 50/60€... Será que tou a ver mal!?!? Sendo mesmo a esse preço, achas mesmo melhor opção que um router??
Se poderes dar umas sugestões para WAP's, agradeço...

jbz Escreveu:P.S.- Se comprares um placa PCI Wireless para o teu PC podes activar a partilha de Internet entre a PCI Ethernet existente e a PCI Wireless de forma a poderes comunicar e receber internet no teu portátil.

mas com uma placa PCI Wireless, dá para ter partilha de ficheiros?? Ou só partilha de net??

Tive a ver uma "Conceptronic - Placa PCI de redes Wireless 54I - C04-028" que anda na casa dos 30€. Wireless 54Mbps PCI card
Esta placa serve para as minhas necessidades?? Existem melhores opções?? :roll:

Também vi uma "SMC Placa Rede EZ Connect PCI Wireless 11Mbps - SMC2602W", também na casa dos 30€...

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor hucruz » Sexta Nov 18, 2005 14:14

Boas...

Se o que tu queres é aceder ocasionalmente à net e isso... pq não optas por criar uma rede ad-hoc? Compras uma placa wireless para o teu desktop... e crias a rede...

Sai mais barato, e para o k é serve perfeitamente.

Cumps
hucruz
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mai 14, 2004 21:15

Mensagempor LuisFilipe » Sexta Nov 18, 2005 15:04

hucruz Escreveu:Se o que tu queres é aceder ocasionalmente à net e isso... pq não optas por criar uma rede ad-hoc? Compras uma placa wireless para o teu desktop... e crias a rede...

Sai mais barato, e para o k é serve perfeitamente.
Por outro lado assim para acederes através do teu portátil o desktop tem que estar ligado.

Dependendo da disponibilidade financeira um router com modem (60 € pelo que dizes) pode ser mais funcional...

Tens um belo modem

• Integrated DOCSIS 2.0 A-TDMA and S-CDMA technology
10/100 Base-T Ethernet and USB connectivity
• Supports up to 32 users (1 via USB and up to 31 via Ethernet or 32 users on Ethernet)
• Ethernet and USB connections are bridged allowing LAN traffic between USB device and Ethernet LAN – CB scheme (EN60950/IEC950)
• Remote management via SNMP
• Software upgradeable over the network
• Top-mounted stand-by button enhances network security to end-user
• Front panel LEDs and built-in HTML-based diagnostic user interface for easy troubleshooting
• Multi-language user guide
• Global safety approval and certificates:
– CE-Evaluation test report (EN55022/EN55024)
– FCC Part 15
– UL 1950

Assim sendo talvez o WAP (Wireless Access Point) seja o mais eficaz não sei é se os WAP que normalmente têm duas portas fazem switch entre as portas ?
Caso contrário ou compras mais um switch ou vais mesmo para o router.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor jbz » Sexta Nov 18, 2005 16:02

A PCI wireless no PC é o mais barato mas ...
Se estás indeciso entre Access Point ou Router, visto a diferença de preços ser irrisória (não aferi preços) opta pelo Router que tenha porta(s) LAN Ethernet e obviamente suporte para Wi-Fi.

Com um pau matas vários coelhos:
- Ficas com ethernet e Wi-Fi
- Não necessitas de ter sempre um PC ligado só para partilhar a ligação à Internet.
- Ficas com uma rede interna isolada do exterior e mais "segura".
- Com um pouco de "sorte" compras um Router com uma boa firewall.

Verifica a porta WAN do Router - ADSL não serve para Cabo e vice/versa.

P.S. - Com a PCI Wireless partilhas Internet e ficheiros entre PCs não tens é outras vantagens como as que enumero em cima.
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor G@rlink » Sábado Nov 19, 2005 14:13

Boas,

depois de ler as vossas opiniões e de pesquisar mais um bocado, tou mais virado para um router wireless mas agora surgiram novas dúvidas... :oops:
Quais são as marcas de routers mais conceitualizadas, fiáveis?? D-Link e Linksys?? Qual o router wireless que me aconselham??

Tive a ver estes modelos:

D-Link DI-624 AirPlus Xtreme G High-Speed 2.4GHz (802.11g) Wireless 108Mbps Router

D-Link DI-624+ AirPlus Xtreme G+ High-Speed 2.4GHz (802.11g) Wireless 54Mbps Router

...são aconselhaveis para a minha situação?? Existem melhores opções??

Se poderem dar sugestões até 120€, agradeço.

Agora quanto à configuração... Será algo assim:

Imagem

...certo??

Quanto à configuração por software, baseio-me nos passos deste tópico:

Redes Domésticas Wireless e Partilha de Net -> Case Study

...certo??

Desde já, muito obrigado. :wink:

Cumps
Editado pela última vez por G@rlink em Sábado Nov 19, 2005 20:18, num total de 2 vezes.
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jbz » Sábado Nov 19, 2005 19:27

Entre a Internet e o teu Wireless Router tens um equipamento a mais, é um modem ??.
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor G@rlink » Sábado Nov 19, 2005 20:03

Boas,

jbz Escreveu:Entre a Internet e o teu Wireless Router tens um equipamento a mais, é um modem ??.

Sim, um Motorola SB5100.

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jbz » Sábado Nov 19, 2005 20:15

Mas os Routers que escolhes-te não têm portas DSL ou Cabo ??(não sei o que usas)
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor G@rlink » Sábado Nov 19, 2005 20:27

jbz Escreveu:Mas os Routers que escolhes-te não têm portas DSL ou Cabo ??(não sei o que usas)

Uso por cabo, tenho Netvisão 8Mbps...

O modelo DI-624+ sei que dá para internet por cabo, visto que segundo o site deles:
Código: Seleccionar todos
Este router permite-lhe partilhar rapidamente a ligação Internet por modem DSL ou por cabo, com ou sem os fios da rede.

Agora quanto ao modelo DI-624 já não vem especificado... :roll:

PS: Desculpa estas dúvidas basicas mas sou mesmo um newbie nisto... :oops:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jbz » Sábado Nov 19, 2005 20:53

Parece-me é k não tem modem incorporado, o que eu pessoalmente, acho uma vantagem visto que podes mudar de ISP sem problemas e manter o mesmo router.
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor G@rlink » Sábado Nov 19, 2005 21:00

Boas,

jbz Escreveu:Parece-me é k não tem modem incorporado, o que eu pessoalmente, acho uma vantagem visto que podes mudar de ISP sem problemas e manter o mesmo router.

Exacto.

A minha ideia é mesmo essa, tal como está na foto, a internet liga ao meu modem este liga ao router que por sua vez distribui para o PC e para o portátil...

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jbz » Sábado Nov 19, 2005 21:04

`Boa
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata