Portateis c/ placa gráfica-Suporte OPENGL

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portateis c/ placa gráfica-Suporte OPENGL

Mensagempor karim » Domingo Fev 08, 2004 5:34

Boas.
Como quase todos por aqui, necessito de escolher um portátil.
Depois de muita leitura no fórum, consegui perceber que a Raedeon 9600/m10 é o gpu favorito nomeadamente por ter suporte Directx9 por hardware.
No entanto penso que a mim (e a muita mais gente), faria mais sentido uma placa grafica que tivesse um bom suporte de OPENGL, visto que para usar com aplicações de criação gráfica, nomeadamente rendering de 3D, esta opção faça mais sentido.

Gostaria então de saber a vossa opinião sobre isto, e de ver este tema mais debatido por aki, e claro...o principal.....MODELOS de portáteis cujo GPU tenha estas caracteristicas.

Agradeço desde já a atenção...e espero que este tópico ajude alguém para além de mim.

PS. Já agora só uma duvida:
Os novos cpu's de 64bits são decerto uma mais valia para o futuro, quando aparecerem tanto sistemas operativos como aplicações desenhadas para optimizar o processador.
No entanto será que existem vantagens deste processador em relação aos outros no que toca a correr as aplicações para 32bits, ou mesmo desvantagens como incompatibilidades ou algo assim??
karim
Novato
Novato

Registado: Domingo Jan 25, 2004 22:50

Mensagempor Phoenix » Domingo Fev 08, 2004 12:20

Em relação a placas gráficas dedicadas a computação gráfica (OpenGL), tens as ATI FireGL, que vêm equipadas nos IBM Thinkpad t41p e r50p.

Da Nvidia, tens as Quadro (se não estou em erro), mas não sei que portáteis estarão equipados com esta placa.

Dá uma vista d'olhos nos sites da ATI e da nVidia. Ao escolheres as placas, existe uma opção para veres portáteis equipados com essas placas.

A vantagem dos 64-bits será sem dúvida poderem executar duas instruções de 32-bits ao mesmo tempo (aquilo que os processadores com HT fazem), durante os próximos anos. Ainda não existe software que tire partido dos 64-bits, por enquanto...
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Tenaglia » Domingo Fev 08, 2004 15:01

pois..tb axo q uma placa dessas me dará mais jeito..
e essas placas dao pa jogos,tb? ou sao fracas pa jogos? tive a ver os sites da nvidia e da ati, e n encontrei nenhum portátil com as nvidia quadro (confirma-se o nome phoenix! :lol: )
esses portáteis da ibm, já ouvi dizer q sao dos melhores,mas o preço tb deve ser alto né?
Tenaglia
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 12, 2004 20:53

Mensagempor coldblue » Domingo Fev 08, 2004 20:02

Eu curtia ter uma FireGL T2 sem dúvida (baseada na ati9600).
Tb faço trabalhos pesados em 3D, etc.

O portátil da HP nw8000 trás uma. Mas segundo me vim a deparar...

CUSTA CERCA DE 700 CONTOS!!!!

No way for me... e sinceramente olhando para o resto do portatil, não compensa mesmo nada! a não ser que se ganhe muito $$$ e o trabalho assim o exiga.
Asus A8N-E / AMD64 Venice 3000+ / OCZ 2x512 2-2-2-5 Platinum / Powercolor X800GT 256mb
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor Tenaglia » Domingo Fev 08, 2004 20:07

pois..por esse dinheiro n vale a pena
Asus W2
Tenaglia
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 12, 2004 20:53

Mensagempor Phoenix » Domingo Fev 08, 2004 20:15

A FireGL também dá pra jogos. Difere da MR9600 pelo facto de suportar a norma OpenGL utilizada para computação gráfica. Os drivers específicos também ajudam... mas o preço, claro está, não é pra qualquer um!
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor karim » Domingo Fev 08, 2004 21:33

Pois......realmente estes modelos só compensam se o portátil for bem rentabilizado financeiramente.

No entanto, no site da ati vi o seguinte acerca da RAEDEON 9600 :

" Smartshader™ 2.0
Provides comprehensive hardware accelerated support for Microsoft® DirectX® 9.0 programmable shader model 2.0
Full supported by OpenGL® using custom extensions
Up to 16 textures per pixel
Up to 12 pixel shader operations per clock cycle
Enables advanced Microsoft® DirectX® 9.0 effects such as multiple render targets, user clip planes and high dimension floating point textures..."

Então a 9600 suporta OPENGL através de CUSTOM EXTENSIONS....... o k será isto???.....talvez uma espécie de emulador desse suporte por software......alguém sabe algo sobre isto???
karim
Novato
Novato

Registado: Domingo Jan 25, 2004 22:50

Mensagempor Tretabyte » Domingo Fev 08, 2004 23:39

Boas,
o site da ati ja faz anuncio a mobile 9700 ;_; ker dizer que esta beleza esta para muito breve.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor AlienKarma » Segunda Fev 09, 2004 1:16

Em relação à MR9700 basta seguir o link que já anda por ai faz algum tempo
http://www.hardware.com.pt/noticias.php?id=710
AlienKarma
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 14, 2004 22:19

Mensagempor Dark_Angel » Segunda Fev 09, 2004 4:22

Como a diferença das FireGL para as Radeon em termos de hardware é 0...dá para fazer um softmod e transformá-las em FireGL.

É facil??Nem por isso...mas nada que não se consiga.

A FireGL também dá pra jogos. Difere da MR9600 pelo facto de suportar a norma OpenGL utilizada para computação gráfica. Os drivers específicos também ajudam... mas o preço, claro está, não é pra qualquer um!

Da maneira que falas até parece que só as FireGL é que suportam OpenGL o que não é verdade, as Radeon têm igual suporte, tirando algumas extenções mais especificas.
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor ljbk » Quinta Fev 12, 2004 10:38

Todas as placas graficas suportam OpenGL.
Podem ou nao suportar todas as extensoes da livraria.

Se quiserem saber o que e' que a vossa placa suporta:

http://www.delphi3d.net/hardware/listreports.php
Editado pela última vez por ljbk em Sexta Fev 13, 2004 10:51, num total de 1 vez.
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 09, 2004 17:45

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Fev 12, 2004 19:49

ljbk Escreveu:Todas as placas graficas suportam OpenGL.
Podem ou nao suportar todas as extensoes da livraria.

Se quiserem saber o que e' que a vossa place suporta:

http://www.delphi3d.net/hardware/listreports.php

Ora nem mais :D ..o que é que eu disse :wink: ??
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes