Ainda bem que o tutorial serviu! Tinha medo que às vezes pudesse complicar ainda mais o que já de si é complicado (configurar a rede em modo ad-hoc)...
Em relação a não colocar "partilhado", eu não fazia a mínima do que significava... A minha placa não traz nenhum manual, por isso andei às cegas a tentar adivinhar o que significava cada opção... Se conseguires que funcione em "partilhado", se realmente acrescenta segurança à rede, então acho que deves escolher essa opção. Mas segundo percebi, não escolher "partilhado" significa que um PC sem WEP poderá aceder à rede, desde que saiba a password?
Quanto aos IPs, a vantagem deste "tutorial" é que é tudo feito de modo automático, isto é, não é preciso andar a mexer em protocolo TCP/IP, o que simplifica (quando não se está à vontade com certas coisas (como é o meu caso), nada como deixar que o software tome conta disso...).
Mas se quiserem tentar por IPs, segundo me disseram, teriam de configurar o desktop para o 192.168.0.1 (máscara 255.255.255.0), e os restantes pcs: 2º -> 192.168.0.2 , 3º-> 192.168.0.3, e por aí adiante. Isto é tudo o que sei de IPs, infelizmente, portanto n~~ao sei o que é que se coloca em "Gateway" e assim...
Bem, o que interessa é que funciona! Vou é alterar então para "partilhado" no PC e no portátil, mal possa. Obrigado pelo esclarecimento!