Problemas com DMA RESOLVIDO

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas com DMA RESOLVIDO

Mensagempor heldermna » Segunda Nov 21, 2005 0:01

Boa Noite

TInha um post aqui onde me queixava que o meu gravador de dvd demora muiiiiitttttoooo para gravar um dvd, parece que o problema é que o controlador IDE tem o DMA desligado por qualquer razão, a opção DMA de disponível está ligada mas está sempre em modo PIO. no IDE primario tenho um disco (seagate 160 gb) como master e no secundario tenho um gravador de dvd (MSI DRU4A) como master e um gravador de cd (ASUS CRW5224A)como slave, no gravador de cd o windows liga o DMA, mas para o gravador de dvd e para o disco não à maneira de ligar.
Tenho a certeza que está tudo bem ligado, pois já funcionou bem assim, e quando o computador arranca, na BIOS são detectados os três e ultra DMA 5, para o disco e Ultra DMA 2 para os dois gravadores. nâo sei como fazer para ligar o DMA pois no gestor de dispositivos já tentei e nada...

Se me puderem ajudar agradeço, não me apetecia nada formatar a máquina mas se tiver que ser....

Muito Obrigado

Hélder
Editado pela última vez por heldermna em Segunda Nov 21, 2005 19:53, num total de 1 vez.
heldermna
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 03, 2004 19:23

Mensagempor Phantom » Segunda Nov 21, 2005 0:42

Viva heldermna

Experimenta ligar Ide0 (primário) ao disco em Master e do disco ligar o gravador de cd´s em slave. [Não te esqueças de ligar bem o cabo Ide, este cabo tem 3 encaixes, o q normalmente está em azul ligas á mobo, depois a parte maior até ao outro encaixe pro disco, e a parte mais curta para ligares ao gravador de cd´s]

Depois deixas só o Ide1 (secundário) para o gravador!

Confirma na bios, o q lá aparece.

Experimenta e depois diz algo!

Cumpz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 26, 2005 23:42

Mensagempor EmanuelP » Segunda Nov 21, 2005 3:38

No gestor de dispositivos, na parte dos "Controladores IDE ATA/ATAPI", desinstala tudo o k ai tiveres e reinicia o PC.

Qnd ele iniciar o Windows novamente ele deve detectar os dispositivos de novo e instala-los novamente, repondo o modo DMA.

Cumps
Imagem

Inside my Cavalier III:
-AMD64 3200+ @ 3800+ (2.4GHz)
-DFI LanParty UT Ultra-D
-G.Skill 2x1Gb PC4000HZ
-GeForce 9600GT 512Mb
EmanuelP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 02, 2005 18:20

Mensagempor heldermna » Segunda Nov 21, 2005 13:21

obrigadissimo

já funciona bem. ufa

desinstalei tudo, reiniciou e já repos o dma,
muito obrigado pela vossa ajuda. não sei é porque raio o dma desapareceu
heldermna
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 03, 2004 19:23

Mensagempor EmanuelP » Terça Nov 22, 2005 0:55

Acontece pk o Windows tem uma cena que a apos 6 erros de CRC, reduz a performance do disco para o modo PIO (mais compativel), na tentativa de reduzir os erros.

Eu sei que dá para desactivar esta função, tal procedimento vem descrito no site da microsoft, mas não me lembro da pagina. Uma simples procura por "CRC errors" ou "PIO mode" deve devolver o resultado pretendido.

Cumps
Imagem

Inside my Cavalier III:
-AMD64 3200+ @ 3800+ (2.4GHz)
-DFI LanParty UT Ultra-D
-G.Skill 2x1Gb PC4000HZ
-GeForce 9600GT 512Mb
EmanuelP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 02, 2005 18:20

Mensagempor bruno_cunha » Domingo Mar 30, 2008 15:40

Boas

Também estou com problemas a este nível

Tenho um portatil HP Pavilion 6640ep que vinha instalado com o Vista. Formatei o pc e instalei o XP SP2 e fiquei com este problema do DMA.
A drive de DVDs lê o DVD/Cds de um modo lento e até mesmo o sistema fica lento. Nas definiçõe avançadas do IDE primário tenho DMA SE DISPONÍVEL em MODO DE TRANSFERÊNCIA e MODO PIO em MODO DE TRANSFERÊNCIA ACTUAL não podendo seleccionar aqui outro modo.

O meu disco rígido é um Toshiba SATA de 160 Gb

Já desisntalei os drivers IDE e reiniciei o sistema para instalar de novo os drivers IDE mas o sistema não consegue reinstalar os drivers.. Tenho q recorrer a um ponto de restauro para voltar às configurações anteriores.

Já fiz o comando CHKDSK /f para detecta erros no disco. Efectivamente detectou e corrigiu os problemas...

Já actualizei a BIOS e nesta não vejo nehuma configuração que mexa com a opção DMA

Já não sei o que fazer mais para resolver o problema e não me apete formatar isto de novo.................
bruno_cunha
Novato
Novato

Registado: Sábado Mar 29, 2008 22:58

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes