Problemas de Variação Corrente (EDP) - Cheiro queimado

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas de Variação Corrente (EDP) - Cheiro queimado

Mensagempor pedrom30 » Segunda Nov 21, 2005 18:45

Olá a todos, ontem por duas vezes a electrecidade desligou-se na minha zona, sendo que da 3ª vez, não se desligou mas existiu uma grande variação de corrente (p.ex. o relogio da aparelhagem e o relogio despertador ficaram a, e foi notorio na pp luz que diminui), mas o pc não desligou, sendo que eu ao notar pressionei logo o botao de reset e desliguei o pc para (pensava eu) evitar qq avaria.

Informo também, que tenho uma tomada protectora de picos da marca "Bandbridge" que tem uma protecção que em caso de necessidade dispara, fazendo desligar a tomada, sendo que até hoje, ou seja inclusivamente contando com o dia de ontem, nunca disparou. Sendo que fui eu quem desligou a corrente na propria tomada para evitar qq problema durante a noite.

No dia seguinte liguei a tomada e o pc (so me apercebi mais tarde) ficou logo ligado, mas sem aparecer nada, sendo que ao carregar no botao de ligar o PC, a máquina parece que estava num "wake up", e iniciou, so que ao tentar desligar o computador ele não fechava, ficando antes num modo de "stand by", tendo numa das vezes em que tentava desligar acontecido um barulho estranho e um desligar e ligar da energira (visivel no botão do power), sendo que ao abrir a caixa tinha um cheiro a queimado.

Pensei que tinha estragado o pc, mas quando o liguei novamente, não tive qq problema, sendo que ainda agora estou a falar dele (apenas o liguei de manhã antes de sair de casa e até conseguir fazer uma operação de ligar e desligar correctamente, navegando por breves minutos na net, só o tornando a ligar à cerca de 20 m) sem qq problema.

A minha pergunta é a seguinte, o cheiro a queimado será da fonte? pois o pc ligou-se de desligou-se hoje de manha sem razao aparente. Será perigoso ter o pc ligado agora ou arrisco-me a estragar mais alguma coisa (não estou a falar da corrente que parece estar estável)? O protector de picos é ou não eficaz, e terá conseguido proteger o pc, de modo a que apesar de cheirar a queimado ainda funcionar?

Digam-me coisas, pq estou um pouco assustado...se isto tiver algum problema tenho de agir rápido contra a EDP, mas como o PC se liga......não sei do que me queixar...apenas do cheiro????

Muito Obrigado
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor xmidt » Segunda Nov 21, 2005 19:28

as fontes e certos componentes eletronicos deitam sempre 1 certo xeiro a "keimado" (eh 1 xeiro ja caracteristico)... poderas tar a confundir?

n sei k possas fazer nesse caso mas caso keiras abre a fonte e procura algum dano!!
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor seco » Terça Nov 22, 2005 0:14

Boas:

Pelo que descreveste não me parece que tenha havido qualquer problema com o PC, pois os picos foram para baixo (inferiores aos 220Volts normais), claro que não convém ter o PC ligado nestas condições. Se acontecer o contrário e aparecer algo bastante superior aos 220V/250V, ai sim existe perigo da fonte queimar e outros componentes do PC, assim como os electrodomésticos que tiveres a funcionar naquele momento.
Na tua situação o que pode ter acontecido é por exemplo o frigorifico/arca congeladora querer "arrancar" e tal não ser possivel o que provoca uma grande barulheira.
Quanto ao cheiro a explicação do "wmidt", está na minha opinião correcta.

Cumps
seco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 05, 2005 13:18

Mensagempor xmidt » Terça Nov 22, 2005 1:54

kessa cena o wmidt?
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor seco » Terça Nov 22, 2005 9:57

Boas:

Foi uma quebra de energia o "x" quebrou e deu "w", sorry...

Cumps
seco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 05, 2005 13:18

Mensagempor Vtech » Terça Nov 22, 2005 11:21

Compra uma UPS online que isso já não aconteçe, são um bocado caras mas vale apena.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor d@vidream » Terça Nov 22, 2005 12:41

Testa bem o harwdare,e analisas a fiabilidade do teu sistema
Tipo faz uns testes pesados em windows,com por ex. o Speedfan a analisar as voltagens em paralelo.
Vê as variações e certifica-te dos valores apresentados
Fica bem
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor pedrom30 » Terça Nov 22, 2005 14:52

Obrigado pela vossa ajuda, já deu para ficar mais descansado.

Vou fazer uns testes.

Mais uma vez obrigado
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor xmidt » Sexta Nov 25, 2005 11:34

seco Escreveu:Boas:

Foi uma quebra de energia o "x" quebrou e deu "w", sorry...

Cumps

ha ha ha.... :roll: e tb meteu aspas sozinho? :?
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Stockinger » Quinta Dez 01, 2005 20:24

seco Escreveu:Boas:

Pelo que descreveste não me parece que tenha havido qualquer problema com o PC, pois os picos foram para baixo (inferiores aos 220Volts normais), claro que não convém ter o PC ligado nestas condições. Se acontecer o contrário e aparecer algo bastante superior aos 220V/250V, ai sim existe perigo da fonte queimar e outros componentes do PC, assim como os electrodomésticos que tiveres a funcionar naquele momento.
Na tua situação o que pode ter acontecido é por exemplo o frigorifico/arca congeladora querer "arrancar" e tal não ser possivel o que provoca uma grande barulheira.
Quanto ao cheiro a explicação do "wmidt", está na minha opinião correcta.

Cumps

De notar que não é bem assim...

De facto quando existe um abaixamento de tensão tudo o que é material electronico (PCs, TV's, Hi-Fi, etc) permanece em funcionamento devido ás fontes de alimentação serem constituidas por fontes comutadas.

Como disseste e bem no caso de frigorificos / arcas o problema pode ser não conseguirem "arrancar"...

Contudo a questão é que a tensão desce mas a potência pedida é a mesma. Dado que a potência é a tensão a multiplicar pela corrente, vais ter um aumento de corrente. Esse aumento pode levar a que os equipamentos queimem.

No caso aqui falado, o cheiro a queimado provavelmente foi só devido ao esforço termico causado pelo aumento da corrente, mas dado tudo parecer funcionar bem aparentemente, não causou estragos, provavelmente só sobreaquecimento.
Stockinger
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Set 18, 2004 14:09

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante