PC <-> Internet <-> Portátil

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Domingo Nov 20, 2005 14:16

Tens aí 2 bons routers, embora a diferença entre eles seja apenas uma melhora no protocolo 802.11b no DI-634+. Se houve diferença no preço, não sei se compensa...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor G@rlink » Terça Nov 22, 2005 0:37

Boas,

Azarael Escreveu:

Tens aí 2 bons routers, embora a diferença entre eles seja apenas uma melhora no protocolo 802.11b no DI-634+. Se houve diferença no preço, não sei se compensa...

Então mas o facto de o DI-624 ser 108Mbps é uma mais valia do que os 54Mbps do DI-624+, pelo menos para transferencia de ficheiros não tanto para a net, certo??

Tou mais inclinado para o DI-624, pelo que tenho lido é das melhores opções de momento... :roll:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor Azarael » Terça Nov 22, 2005 17:31

Então mas o facto de o DI-624 ser 108Mbps é uma mais valia do que os 54Mbps do DI-624+, pelo menos para transferencia de ficheiros não tanto para a net, certo??

Certo, é uma mais valia. Agora como disse é uma questão se justifica a provavel diferença de preço.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor G@rlink » Sexta Dez 16, 2005 19:46

Boas,

desculpem desenterrar esta thread mas só agora é que tenho o Router, comprei um D-Link DI-624 (Rev.C) AirPlus Xtreme G High-Speed 2.4GHz (802.11g) Wireless 108Mbps.

Bem mas agora que passei à pratica, depois de ter lido bastante sobre o assunto, surgiram alguns problemas... :? :(

Primeiro, segui as dicas do [PT]CableGuy desta thread:

Redes Domésticas Wireless e Partilha de Net -> Case Study

onde ele aconselha a utilizar IP's fixos... Os problemas começaram logo aí...

Se atribuir IP's fixos a ambas as makinas, PC e Portatil, deixo de poder aceder à net tanto no PC como no Portatil... :?

Para o PC atribui algo como isto:

IP Address -> 192.168.0.100
Subnet Mask -> 255.255.255.0
Getaway -> 192.168.0.1 (do Router)

Primary DNS -> 213.228.128.6 (netvisao)
Secondary DNS -> 213.228.128.5

Para o Portatil os mesmos valores excepto para o IP Address (192.168.0.101).

Fiz alguma coisa de errado?? :roll:

Se atribuir IP's dinamicos e com o DHCP ligado, já consigo aceder à net tanto no PC como no portatil...

Já agora o Portatil tem uma placa wireless: Intel PRO / Wireless 2200BG.

[possivel pergunta estupida]

A Netvisão aceita IP's fixos, ou seja posso configurar a minha rede com IP's fixos?? :?

[/possivel pergunta estupida]

Segundo, não consigo fazer uma rede para partilha de ficheiros e impressora entre o PC e o Portatil. Faço os mesmos passos para ambos, preocupando-me de não terem os mesmos nomes e por pertencerem ao mesmo Workgroup.

Contudo no PC detecto o PC e no Portatil não detecto o Portatil nem o PC... O que será que estou a fazer de errado?? :?

Terceiro, o Router supostamente suporta 108Mbps mas na ligação ao portatil diz "só" 54Mbps, oscilando por vezes... Agora pergunto: Porquê?? :?

O router vinha com a Firmware 2.28 e actualizei-a para a versão 2.50. Não actualizei para a mais recente (versão 2.70) porque pelo que li esta ainda não está estável... :roll:

Outro pormenor no minimo estranho é que desde que configurei o router que agora o icon do Microsoft Anti-Spyware, na barra de tarefas, desapareceu... 8O
O programa continua a funcionar sem problemas, conseguindo fazer actualizaçoes e scans sem problemas mas o icon no system tray simplesmente desapareceu... Já desinstalei e voltei a instalar mas o problema pressiste... :?

Penso que não me esqueci de nada... :roll:

Agradeço desde já a quem me poder ajudar. :wink: Como podem ver o que não me falta são duvidas.

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor G@rlink » Domingo Dez 18, 2005 2:52

Boas,

a minha situação melhorou... :D

Agora já tenho IP's fixos em ambos os PC's com a mula e os torrents a bombar a 100%, já com portforwarding nas portas necessárias...

O problema com o icone do M$ Anti-Spyware já está resolvido.

Agora o problema é com a rede interna entre as duas máquinas... Não consigo por isto a bombar como deve de ser...

Configurei assim, embora sem sucesso...

PC:

:arrow: Activei o NetBIOS.

:arrow: "This computer connects through a residencial getaway"
:arrow: "Computer Descrition:" Desktop
:arrow: "Computer Name:" DESKTOP
:arrow: "Workgroup:" CASA
:arrow: Liguei a partilha de ficheiros e impressora.
:arrow: De seguida finalizei a configuração...

Portatil:

:arrow: Activei o NetBIOS.

:arrow: "This computer connects through a residencial getaway"
:arrow: "Computer Descrition:" Laptop
:arrow: "Computer Name:" LAPTOP
:arrow: "Workgroup:" CASA
:arrow: Liguei a partilha de ficheiros e impressora.
:arrow: De seguida finalizei a configuração...

O que se passa é o seguinte, o PC detecta a ele proprio e não detecta o portatil... Já o portatil não detecta nada, nem a ele nem ao PC...

Já tentei pingar ambas as maquinas mas sem sucesso, "request time out".

O que será que estou a fazer de errado?? :?

Toda a ajuda é bem vinda...

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor G@rlink » Domingo Dez 18, 2005 17:18

Boas,

bem já não sei o que fazer com esta mer**!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Agora inverteram-se os papeis, já tenho a rede interna com partilha de ficheiros e impressora a funcionar na boa mas agora o problema é com os IP's fixos. :evil:

Embora tenha as maquinas configuradas, através do windows (Network Connections...) para terem IP's fixos, na interface do router tenho de escolher um Dynamic IP Address porque se escolho para um Static IP Address ele pede-me o IP que é dado pelo meu ISP, logo como o meu contrato com a Netvisão é um contrato particular e não empresarial não tenho hipotese de ter um IP fixo (isto dito pela senhora do apoio tecnico da Netvisão :roll: ) só posso dar o meu IP temporario, que foi o caso de ontem quando meti isto a funcionar dei o IP que tinha ontem e configurei o router com esse IP como se fosse fixo mas durante a noite a ligação foi abaixo e quando acordei nem net tinha, fiz reboot e como me foi atribuido um novo IP as configurações deixaram de ter efeito logo tive de configurar o router para um IP dinamico... :evil: :evil: :evil:

As maquinas já são detectadas pelos IP's que criei para a minha rede, faço ping atraves desses IP's e funca tudo na boa mas nas configurações do router esta como IP dinamico e isto deixa-me um pouco confuso... :?

Se configuro o router para um IP, dado pelo ISP, estático deixo de ter net...
Através da linha de comandos, se verificar o meu IP, aparece o criado por mim e nas configurações da FW e Virtual Server do router estão para esse mesmo IP criado por mim mas na "WAN Settings" tenho de configurar para IP Dinamico... É suposto ser assim?? :? :? :?

Não dá para configurar de maneira a ficar com um IP fixo nas configurações do router ("WAN Settings")??

Toda a ajuda é bem vinda!! :wink:

Ahh, já me esquecia o problema com o icone do M$ Anti-Spyware voltou, ou seja continuo a nao ter o icone no system tray embora o programa esteja a funcionar... (Isto só acontece no PC, no portatil não há problemas... o icone aparece sem problemas) :?

[PT]CableGuy Escreveu:Devido a alguns problema relaccionados com o SP2 e o MS-Antispyware , o ICS poderá deixar de funcionar.
Para resolver esse problema , deverão de fazer os seguintes passos:

1º Passo: Start(Iniciar) ---> Run(Executar)
2º Passo: Escrever o seguinte ---> Netsh winsock reset

Se mesmo assim não funcionar tentem usar a seguinte aplicação:

WinSock XP Fix 1.2 (Apesar de ter este nome , funciona também no windows 2000)

Já segui as indicaçoes do [PT]CableGuy mas sem sucesso, embora ontem quando tinha tudo configurado para IP's fixos o icone aparecia...

PS: Sinceramente não fazia a menor ideia no que me ía meter... :evil: Isto de redes tem muito que se lhe diga...

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 19, 2005 10:42

Boas,
bom ja vi que tas a comecar a desesperar com tudo isto mas resolve-se de uma maneira muito simples.
1º desliga o ip fixo configurado manualmente nos pcs, nao tens necessidade de fazer isso visto teres um router excelente que te permite configurar static ip por mac address;
2º anota as configuracoes que tens feitas no router a nivel de port forwarding e faz um reset ao mesmo;
3º vais à parte do DHCP e configuras o static ip address e tudo o resto para os macs das tuas maquinas (nota que ao fazer isto as maquinas vao receber sempre o mm ip fornecido pelo router e assim nao precisas de configurar nada à mao nos pcs);
4º ve se tudo funciona, em principio ira funcionar tudo lindamente.
agora visto estares atras de um router, toma atencao às firewalls que possas ter nas maquinas, a firewall do xp muitas vezes fica esquecida e provoca esse tipo de problemas. estas atras de um router, um router bom a nivel de segurança, ate podes desligar tudo o que é firewalls que tenhas pois nao existe essa grande necessidade em usa-las.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor G@rlink » Segunda Dez 19, 2005 14:25

Boas,

Tretabyte, antes de mais, muito obrigado por te disponibilizares a me ajudar. :wink:

Agora antes de passar à pratica, tenho umas duvidas...

No teu 3º passo referes para configurar pelo "Static DHCP", ou seja neste menu:

Imagem

Certo?

Na parte do IP dou-lhe um ao meu gosto, tipo 192.168.0.69 ?

Então não terei de activar o "DHCP Server", certo?

Já agora desta maneira na parte da "WAN Settings":

Imagem

Configuro para um Dynamic IP ou Static IP? É para um Dynamic IP, certo?

Em relação às FW's tenho a do win desactivada "desde sempre", sinceramente acho que nem deveria se chamar de FW...

Quanto "verdadeira" FW que uso é a Look n Stop mas também me tinha dado ao cuidado de a desactivar... :wink:

PS: Hoje quando acordei fui ao computador e deparei-me com uns 10 avisos destes: "Network attack Land from address 192.168.XXX.XXX (o meu IP fixo que criei)" tinham sido repelidos pelo meu amigo Kaspersky PRO... Agora pergunto, estando eu por trás de um router é suposto isto acontecer ou foi causado pela "fraca/falivel" configuração que tenho?? É que sinceramente, nunca me tinha aparecido tal aviso...

PS2: Já agora em relação ao problema com o icone do M$ Anti-Spyware, como é que posso resolver esta questão?

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor G@rlink » Terça Dez 20, 2005 3:11

Boas,

passei à pratica. :wink:

Já testei tudo e funciona tudo na boa, excepto o tal problema com o icone do M$ Anti-Spyware... Insiste em não aparecer apesar de o programa estar a correr sem problemas... :?

Bem, configurei assim: Na WAN Settings está com Dynamic IP Address, tenho o Static DHCP configurado com IP's fixos (criados por mim) para os MAC Address de ambas as maquinas, contudo tenho de ter o DHCP Server ligado senão "ná pá" de net...

Agora pergunto: Não seria mais seguro ter o DHCP Server desligado?

Digo isto por ter lido o teu post sobre como proteger a nossa rede wireless...

Muito obrigado pela ajuda que já me deste. :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sLiNk » Terça Dez 20, 2005 4:02

Nunca tinha reparado que é assim tão dificil de configurar uma rede.

Tenho dois pcs ligados a um modem/router, ambos por ethernet. O router atribui automaticamente os ips aos pcs, estão os dois no mesmo grupo de trabalho, os dois acedem á net sem problemas, se quiser partilhar pastas basta clicar com o botão direito sobre a pasta e seleccionar partilha.
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 21, 2005 1:37

Boas,
jovem, mandas-me os PM's mas tb tens de me dar tempo para os responder, ou entao vir aqui ver os topicos, nao moro no forum por isso nem sempre posso responder prontamente.
vamos la entao as duvidas.
como tens o static ip address e o mac filter ligado podes (alias, tens de ter para o static ip address funcionar) ligar o DHCP Server sem problemas que mantes a segurança da rede wireless, mais, se tiveres o mac filter é WPA ou WPA2 entao ai podes ter a certeza que tens a rede bem protegida pois ate agora ainda nao foi possivel quebrar uma key WPA e muito menos uma WPA2.
quanto aos warnings do KAS, podes estar a ter um conflito de ips na tua rede ou entao pior, uma das maquinas dentro da rede apresenta algum programa que desata a fazer port scans (algumas versoes do msn, quando estao ligados desatam a fazer port scans e coisas semelhantes).

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor G@rlink » Quarta Dez 21, 2005 13:59

Boas,

Tretabyte Escreveu:jovem, mandas-me os PM's mas tb tens de me dar tempo para os responder, ou entao vir aqui ver os topicos, nao moro no forum por isso nem sempre posso responder prontamente.

Só te mandei a PM porque julguei que este tópico podesse ter passado para o esquecimento. Enganei-me redondamente, por isso peço desculpa. :oops:

Ok, então pelo que percebi já tenho uma boa configuração...

Tenho o Static DHCP e o Mac Filter ligados, a minha rede está protegida por WPA-PSK, mudei o SSID, o SSID broadcast está disabled...

Agora quero-te agadecer por toda a ajuda que me deste, foste 5*... Obrigado. :wink:

PS: A unica coisa que me chateia de momento é mesmo o problema com o icone do M$ Anti-Spyware... Já procurei soluçoes mas sem sucesso... :evil:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes