Moderadores muito formais..

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Stu3s » Domingo Nov 06, 2005 3:23

Na aplicação do cumprimento das regras convem tratar as pessoas da forma mais formal e impessoal possível.
Não é por acaso que a polícia/juizes falam da forma que falam (se bem q isto acaba por ser um exemplo extremo).

Isto acontece porque qd se aplica o cumprimento de uma regra que foi desrespeitada esse cumprimento tem de ser feito com autoridade e de uma forma impessoal de modo a provocar o menor tipo de reações/sentimentos nas pessoas.

É também a forma de tratar todos por igual. As mensagens que falas são mensagens pré-feitas de aplicação automática e foi algo feito para nos facilitar a vida a nós moderadores e também para nos proteger ... e passo a explicar, tentem vocês moderar um fórum com 7000 e muitos membros! Chegam ao fim do dia e é natural q dps de moderar dezenas de mensagens de pessoal q sistemáticamente n quer cumprir as regras, é natural q o moderador dê uma resposta mais azeda, tb somos humanos.

Ora a pior coisa q um moderador pode fazer (e eu sei que já cai nesse erro algumas vezes) é entrar em discussões pessoais com outros membros à cerca dos seus critérios de moderação.
É que os moderadores n sao deuses tens razão, mas as regras são os mandamentos deste fórum.

Logo a moderação, tal como qualquer aplicação de regras, tem de ser feita da forma mais impessoal directa e formal possivel, de modo a n levantar quaisqueres tipo de reacções nas pessoas q infringiram as regras de modo a causar uma discussão.

É mau porque os moderadores são pessoas como vocês, e têm um limite de paciência como vocês. Se um membro se pegar com um moderador sabe que só tem a perder, falo essencialmente de privilégios (técnicos atenção) para poder editar/apagar e fazer o que quiser dos post do outro utilizador.
N tou a dizer que eu o faça e concorde com isso ... no entanto este sistema de moderação evita que isso tipo de situações possa eventualmente acontecer.

Agora respondendo ao paperless em particular, nunca viste um unico post meu em que tratasse alguem por você, a n ser em mensagens de moderação e em ironias para com membros que pouco respeito merecem.
Sempre me considerei uma pessoa prestável e n imaginas a quantidade de gente q tenho no msn e a quantidade de emails e MP q recebo de malta a pedir ajuda .... e tento sempre responder a todos, mesmo que demore alguem tempo.
Eu penso q respondo as pessoas da forma mais simples possivel. Se coisa que eu sou é humilde. Alias, apesar de já ser eng.º ainda n consegui aceitar o facto de certas pessoas qd falam cmg a primeira vez se dirigirem a mim como Sr. Engenheiro ... detesto!

Sinceramente n acho nada que eu, o alfatek o kai e o badboi sejamos minimamente arrogantes ao ponto de nos considerar-mos superiores ao resto do pessoal. Tenho o previlégio de os conhecer a todos pessoalmente e são todos pessoas excelentes e simples.
Eu trato da mesma forma um individuo tipo cableguy, q apesar de nem sequer falar com ele no msn, tenho respeito pelo membro q é como o ZÉ que se registou hoje, desde q cumpra as regras e seja uma pessoa de bom senso. E aplico as regras a ambos da mesma forma, se for necessário.

Agora tens de comprender que qd moderas um fórum com tantos membros tens de por vezes ser duro e aplicar as regras com rigor e isenção.

Tem de ser, se n o fóruns que temos n era o que é ... é por isso a nossa politica de rigor qt as regras neste site, n é por ditadura é mesmo para que o mal de poucos estrague o bem de muitos.

N percebi mt bem esta tua "crítica" ou comentário, talvez n te tenhas explicado mt bem ... mas se realmente é isso que queres dizer n me parece que tenhas razão ... mas tens o teu direito de opinar e comentar.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor paperless » Domingo Nov 06, 2005 3:31

Bem.. ja posso ir dormir descansado..lol

OK entao.. desde que me deem razoes suficientes e fundamentadas nunca fico desapontado.

N estava a falar no sentido de ma educaçao por parte dos moderadores exclusivamente pela parte do voce mas nao imaginam o quanto a minha opiniao mudou desde que começei o topico, eu é que tenho visto pouco posts dos moderadores e na maioria passava-me essa sensaçao.

Cumps Sr En... Stu3s.
paperless
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 07, 2005 22:04

Mensagempor gimbras » Domingo Nov 06, 2005 12:33

Eu tmb respondo assim a infractores. Serve esse "você" para as pessoas a quem chamamos atenção não terem quaisquer argumentos como "ah ele respondeu-me torto, ou tratou-me por tu, que falta de respeito".

É um modo de moderar mas elevação sem entrar em picardias e flames.

Compreendo o paperless mas concordo com os "você".
Vejo que os srs admins e mods pensam mmo em tudo :)

PS: Tmb n é preciso virem com 7 pedras na mão contra o paperless. Não estou a defendê-lo, mas lá está mais uma vez parece que quem "comenta/sugere" é logo hostilizado. Pq? Ao menos tentam sugerir melhorias.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor alfatek » Domingo Nov 06, 2005 16:16

1. Epah, tenham calma.... lá pq alguns andam a atirar pedras aos moderadores, outros estão apenas a discutir "na boa" os assuntos. Não interpretei a msg do paperless com qlq intuito de "ataque", é simplesmente um comentário/sugestão que acho válido...

Eu acho que na internet as pessoas se devem tratar por tu sempre. É um meio de comunicação informal e só msm com algumas pessoas é que sou + formal.

Quanto ao forum, as msgs estão assim porque.... bem, não foi nada pensado "vamos usar TU ou VOCÊ?", mas penso que para mensagens "automáticas" devemos "subir" o formalismo. O Stu3s já explicou bem o porquê. Nestas coisas se tratares uma pessoa por TU ela pode responder-te: "mas eu andei ctg na tropa ou k?", com o formalismo tentamos evitar ao máximo respostas "tortas" e como o tom formal destoa do resto das msgs passamos uma msg mais forte a quem lê.

E obviamente que em certas situações os mods têm de subir o formalismo, faz parte do trabalho.

Mas nas msgs normais, todos os mods tratam as pessoas por tu, usam abreviaturas, etc... afinal, estamos na net e mesmo falando com pessoas com 50 ou 15 anos, tratamos todos por tu :)

Mesmo com a dimensão do forum todos os admins e mods estão visiveis e acessiveis. Enfim, n acho que abusemos do você para sermos maiôres (pq já somos, n precisamos disso :P :P just kidding)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Domingo Nov 06, 2005 16:20

E já agora, o facto de moderarmos msgs n quer dizer que estejamos a fazê-lo para chatear ou punir alg... mtas vezes moderamos mais por "conselho" para que as pessoas melhorem a qualidade da sua escrita.

Não nos sentimos "magoados" ou chateados ao moderar msgs, excepto aquelas + graves (insultos, publicidade chapada, etc). Quando fizerem uma msg realmente grave irão notar a diferença na punição :)

Muitas vezes as pessoas pensam que por um moderador apagar a msg vão ficar marcados ou que somos uns fascistas do camandro e somos mau. Eu compreendo isso mas é complicado explicar que há moderações "ligeiras" (que simplesmente apagamos msgs sem interesse, etc) e moderações realmente graves.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Nukke » Domingo Nov 06, 2005 16:47

True. O paperless apenas tirou uma dúvida/pôs uma questão, e teve uma atitude correcta e não repreensivel. Na minha óptica, sugestões dessas, estejam certas ou erradas, são sempre acolhidas. E foram. :D

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Re: Moderadores muito formais..

Mensagempor jsilas » Terça Nov 22, 2005 17:32

paperless Escreveu:Eu tenho uma sugestao.. se nao concordarem tudo bem..

Eu acho os moderadores deste forum demasiado formais..
Tratam as pessoas por voce o que os torna mais "intocaveis", é dificil de explciar o que quero dizer mas é mais ou menos no sentido de que os utilizadores desta forma olham para os moderadores como se fossem uma especie de deuses do forum e que por sua vez os faz pensar que não é possivel falar com eles como se fala para outro utilizador.

Cumps.

subscrevo!!

assim ninguem se atreve a falar com os nossos superiores(moderadores)

epa tal como diss o paperless axo k nao ha mal nenhum tratarem o ppl por tu!!

cumps
jsilas
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Domingo Out 23, 2005 14:09

Mensagempor Subversiveagent » Terça Nov 22, 2005 17:53

É mais dificil mandar alguém p'o *aralho quando se está a ser tratado por voçê. Mas é mais fácil se te estiverem a tratar por tu.

Simples.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Anterior

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante