Ajuda em ligação de 3ventoinhas a 1controlador

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda em ligação de 3ventoinhas a 1controlador

Mensagempor AH.photo » Terça Nov 29, 2005 21:00

Viva

pretendia ligar 3ventoinhas de 80mm aerocool (de 3pinos) a um único canal do controlador (neste caso um super flower fan master SF-609)
3 perguntas:

1º - Qual a melhor forma de o fazer?
2º - Como é que ele vai reagir em relação à indicação de RPM?
3º - Li algures que não era aconselhavel ultrapassar os 6watts em cada canal. Penso que cada ventoinha destas equivale a 2watts. Logo as 3 ligadas num único canal perfaz os 6w?

obrigado
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 14, 2005 20:44

Mensagempor AH.photo » Sábado Dez 03, 2005 19:57

das anteriores perguntas já só uma me preocupa, que é a 2ª, ou seja, se ligar as ventoinhas umas às outras como é que o controlador vai reagir à leitura das RPM? faz média das 3 ou simplesmente nao funciona?
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sábado Dez 03, 2005 21:27

O controlador só vai fazer a leitura das rpm's da fan que tiver o fio (normalmente) amarelo, ou seja:

Imagem

O controlador só vai ler as RPM da fan ligada ao header com conector amarelo, mas vai controlar de igual modo as duas (no conector acima) fans lá ligadas.

Com 3 fans, não sei, mas deve dar exactamente ao mesmo desde que não excedas o consumo por canal do controlador (e estou a tentar imaginar na minha mente para que carga de água é que precisas de ligar 3 fans a só 1 canal de um controlador com 4 canais... Consigo imaginar, mas enfim... :roll:)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor AH.photo » Domingo Dez 04, 2005 7:00

esses adaptadores só ligam 2 ventoinhas, tenho de ir para a bricolagem para ligar as 3. a minha duvida era, se eu colocasse tambem o 3º cabo ligado em todas, como reagiria o controlador.

quanto ao porque eu preciso de 3 ventoinhas ligadas num so canal é a seguinte: tenho a baydream q traz 3 ventoinhas de lado e gostava de as controlar todas ao mesmo tempo. alem do mais ainda ligo a da frente a 1canal, a de tras a outro, portanto sobra-me um canal para outro elemento. p ex fonte ou ventoinha extra.

quanto à potencia, tenho de a medir, mas quase de certeza q n passam dos 2w cada, como 6w é o indicado por canal, está-se bem
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Segunda Dez 05, 2005 13:25

AH.photo Escreveu:esses adaptadores só ligam 2 ventoinhas, tenho de ir para a bricolagem para ligar as 3. a minha duvida era, se eu colocasse tambem o 3º cabo ligado em todas, como reagiria o controlador.

Em vez de estares com "bricolagem" (lol... gostei do termo), basta comprares dois adaptadores dos que indiquei, vai dar ao mesmo, e como cada adaptador desses custa qq coisa como 1€, acho que nao faz diferença comprar 2 :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor ghost_matrix » Segunda Dez 05, 2005 13:30

se o canal nao aguentar as 3 ventoinhas, vai lhes retirar potencia, elas nao vao funcionar a full speed, atençao a isso
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor AH.photo » Terça Dez 06, 2005 15:12

HidEaL Escreveu:Imagem
O controlador só vai ler as RPM da fan ligada ao header com conector amarelo, mas vai controlar de igual modo as duas (no conector acima) fans lá ligadas.

o controlador já cá canta, agora está-se a revelar dificil é encontrar esse maldito cabinho! as lojas ou não têm ou está esgotado!

é da forma que me sobra mais tempo para organizar bem os restantes cabos da caixa (que eu sou picuinhas como o raio) colocar sleeving e spiroband em tudo, manga termoretractil, molexs novos, etc...

depois vou passar a um projecto de modding mais extenso na caixa antiga

tencionava colocar umas pegas na baydream. facilmente encontro umas numa loja de ferragens, certo?
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Terça Dez 06, 2005 16:08

AH.photo Escreveu:tencionava colocar umas pegas na baydream. facilmente encontro umas numa loja de ferragens, certo?

Certo. :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor ricardoa80 » Quarta Dez 07, 2005 16:53

Ainda à 2 dias fui comprar um adaptador de 3 fios femea para molex e penso que vi por lá desses cabos também. Se quiseres saber onde foi envia PM uma vez que aqui não é permitido o uso de PUB.

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor AH.photo » Quarta Dez 07, 2005 17:46

obrigado... depois de uma "grandaaaa voltaaaa" consegui comprar o dito adaptador... mas foi uma epopeia e tanto.

lá fui a uma loja de manha que disseram que talvez tivessem, mas estavam com o sistema em baixo e nao podiam aceder a stocks nem a facturação.
voltei ao fim da tarde e disseram que tinham, mas nao mo podiam vender porque o artigo nao estava lançado nos stocks. como ja era hora de fecho não o iam poder fazer no momento, portanto para voltar no dia seguinte.

Por fim lá consegui: fiz um choradinho e nao desamparei a loja enquanto nao falei com o sócio gerente e o convenci a vender-me 2 cabos que deitaria abaixo no stock quando o tivesse actualizado.

ricardoa80: a info do meu login nao ajuda muito, mas sou do porto (v.n. de gaia mais propriamente)
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ricardoa80 » Quarta Dez 07, 2005 22:39

opssss sorry then....mas em qualquer dos casos e se não conseguisses encontrar em mais lado nenhum podias sempre pedir à cobrança....o prob é k pagavas mais de portes do que de cabos. Mas sem material não ias ficar...lololo

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods